quem pode me ajudar urgente?

Ajuda Urgente!!!

Vou fazer uma palestra no meu colégio a respeito de brincadeiras, enigmas matemáticos, do tipo pense em um numero multiplique por 2, etc...

Gostaria de saber se alguém conhece alguns desses tipos de brincadeiras mais difíceis, melhores elaboradas, algumas que a maioria das pessoas ñ consiga perceber a lógica rapidamente, quem puder postar algo eu agradeço.

Comments

• Surpresa no restaurante

Três amigos foram comer num restaurante e no final a conta deu R$30,00. Fizeram o seguinte: cada um deu dez reais. O garçom levou o dinheiro até o caixa e o dono do restaurante disse o seguinte:

- "Esses três são clientes antigos do restaurante, então vou devolver R$ 5,00 para eles"...

E entregou ao garçom cinco notas de R$ 1,00. O garçom, muito esperto, fez o seguinte: pegou R$ 2,00 para ele e deu R$1,00 para cada um dos amigos. No final cada um de nós pagou o seguinte:

R$ 10,00 - R$ 1,00 que foi devolvido = R$ 9,00.

Logo, se cada um de nós gastou R$ 9,00, o que nós três gastamos juntos, foi R$ 27,00. E se o garçom pegou R$ 2,00 para ele, temos:

Nós: R$ 27,00

Garçom: R$ 2,00

TOTAL: R$ 29,00

Pergunta-se: onde foi parar o outro R$ 1,00 ???

Resposta do Enigma:

Se o dono do restaurante deu R$ 5,00 de desconto, a conta final foi de R$ 25,00.

R$ 25,00 dividido por 3 = R$ 8,3333 para cada amigo. Como cada um deles recebeu R$ 1,00 de volta:

R$ 8, 3333 + R$ 1,00 = R$ 9, 3333.

R$ 9,3333 x 3 = R$ 28,00

R$ 28,00 + R$ 2,00 ( do garçom) = R$ 30,00.

Elucubração teórica:

Este enigma é considerado segundo Sternberg como um problema bem estruturado, pois para se chegar a resposta final só existe um caminho a ser percorrido. Além disso, devemos considerar a inteligência lógico – matemática que determina um raciocínio em solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos segundo Gardner.

Sign In or Register to comment.