Os dez mandamentos ainda devem ser levados em conta? Como fica o quarto mandamento nos dias de hoje?
Jesus nunca disse nada sobre a obrigação de guardar os sábados. Quando ele fazia curas aos sábados, ele nunca deu satisfação ao povo de que somente as curas eram permitidas aos sábados. Foi somente quando Jesus foi contestado desse ato pelos fariseus, é que ele disse que jamais devemos deixar de salvar vidas nesse dia e que ele era o senhor do sábado.
Jesus que era judeu, sempre respeitou os dogmas do seu povo, pois ele não era um radical revolucionário nem um rebelde como Barrabás. Jesus era uma pessoa que mudava as pessoas fazendo-as pensar e não obriga-las a fazer o que ele queria e foi assim na questão do sábado. Jesus respeitava os dogmas judeus, deixava suas atividades aos sábados para participar das reuniões eclesiásticas dos templos judeus. Mas Jesus já estava preparando a humanidade futura onde o mundo mudaria drasticamente, pois Jesus tinha a visão do futuro.
Voltamos para o século XXI:
Hoje um médico jamais poderia deixar de atender um paciente em risco de vida em um dia de sábado. Para isso o médico tem que dispor de um sala de cirurgia com todas a condições de higiene possível, nesse caso os faxineiros, agentes de limpeza, enfermeiros, devem estar disponíveis nesse dia. Nesse caso o transporte público, deve entrar em ação para conduzir esses funcionários para o trabalho. Se o transporte público tem que funcionar, motoristas, cobradores, mecânicos de emergência, funcionários da rodoviária, restaurantes, farmácias, supermercados, e muito mais devem ser obrigados a entrar em atividades nesse dia.Motoristas de ambulância, funcionários de postos de gasolina para reabastecer os veículos que conduzirão as vitimas, Táxis, rede de luz e estação de tratamento, departamentos de trânsitos, policia rodoviária, policia militar, há não ser que os foras da lei respeitem o dia de sábado. Vou parar por aqui porque eu sei que está lista não tem mais fim.
Jesus era um gênio, e como o bom entendedor meia palavra basta, tudo isso que eu citei acima Jesus Cristo disse em poucas palavras para o povos futuros.
Comments
os mandamentos são leis para homens
DEUS não precisa que homens guardem os mandamentos para ELE
os homens precisam de leis (mandamentos) para se controlarem entre si, e estabelecerem limites de liberdade, para evitar CONFUSÃO nos relacionamentos.
homens precisam de leis.
são livres, mas precisam de leis.
"a liberdade só é boa quando se obedece às leis". Augustus (Imperador Romano)
guardar os mandamentos para se salvar, é impossível, pois ninguém se salva. Quem salva é JESUS.
guardar os mandamentos evita confusão.
evangélicos guardam os mandamentos com a mudança do dia de guarda do sábado para o domingo.
não vejo evangélicos dizerem que deve-se ter imagens de escultura para adoração (há algum tempo atrás, protestantes eram chamados de "quebra santos").
todos são unanimes em dizer que adultério, roubo, mentira, cobiça, desobediência (desonra) aos pais, etc... É PECADO... então aceitam os 10 mandamentos como válidos para se guardar EVITANDO PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO de homens e homens (não entendam esse relacionamento com gayzisse).
evangélicos (protestantes) protestam contra a ICAR nas questões de adoração a "santos", protestam contra adventistas na questão da guarda do sábado e preferem o domingo, em submissão à ICAR, mas aceitam os mandamentos como válidos, de alguma forma.
Provérbios 3 (www.bibliaonline.com.br), verso 8, diz que GUARDAR OS MANDAMENTOS FAZ BEM À SAÚDE.
1- Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
2- Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
3- Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
4- E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
5- Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
6- Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
7- Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
8- Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.
Provérbios 3:1-8
ESTUDO CIENTÍFICO diz que o corpo e a mente precisam de um dia na semana para descanso.
JESUS como Senhor do Sábado, disse que o sábado foi feito por causa do homem (o homem precisa)
serve qualquer dia?
muçulmanos (6ª feira)
católicos, evangélicos, espíritas, ateus, candomblecistas, etc (domingo)
judeus, adventistas, batistas do sétimo dia (sábado)
Atos 5:29 - "... mais importa obedecer a DEUS que aos homens."
CADA UM OBEDECE A DEUS COMO ENTENDE QUE DEVE SER...
parafraseando o texto abaixo:
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Josué 24:15
eu poderia dizer:
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se ao PAPA que impõe o domingo como dia de guarda, ou aos deuses de pau, de pedra, dos mortos, ou a nenhum porque é ateu; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20
(voce se irrita com a interpretação teológica de quem guarda o sábado?)
DEUS ME CONDENARÁ PORQUE GUARDO O SÁBADO?
É PECADO GUARDAR O SÁBADO?
ONDE NA BÍBLIA ESTÁ ESCRITO QUE O DOMINGO É O DIA DE GUARDA?
fui...
Você está certíssimo, infelizmente temos muitos incrédulos infiltrados em igrejas, os quais deturpam todo o evangelho e mensagem de Cristo, arrastando após si milhares e milhões de incautos, os quais por não lerem a bíblia, se tornam presas fáceis.
Em muitos casos eu creio que o quarto mandamento vale até hoje.
"Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés." (Números 15:32-36)
Obs. Segundo Jesus Cristo nenhuma destas leis foi abolida. “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17-18
“E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lucas” 16:17
Os dez mandamentos foram ABOLIDOS.
2 Cor. 3 : 6, 7 , 14
Leia o texto bíblico acima e comprove.
O que é que foi gravado em letras sobre a pedra?
Os 10 mandamentos.
E o que o texto acima diz ?
Que foram por Cristo ABOLIDOS"
PORÉM, OS QUE GOSTAM DA MENTIRA E A PRATICAM , não vão aceitar essa verdade!
Apc. 22 : 15
E no lugar , Deus deixou a lei do Cristo, uma nova constituição, que repete algumas leis da velha constituição,.. Gál. 6 : 2; Colossenses 2 : 16, 17; João 5 : 16, 17 ; João 9 : 16; etc.
Augusto Andrade,
a passagem de Romanos 14:5 não está falando de dia de guarda e sim da questão regime alimentar do povo da época, da qual alguns queriam insistir que determinados dias deveriam para fazer o jejum. Essa passagem só está falando que não devemos julgar uns aos outros por esses motivos, aqui não está dizendo que não se deve guardar dia nenhum. Isso é interpretar o que a bíblia não diz.
Romanos 14:2-3
Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu.
Romanos 14:6
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
Fique com Deus !
"Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus." Romanos 14:5-6