Verifique se f(x) é contínua:?

a) f(x) = { 2x, se x < ou = 1

... ... ... ... { 1, se x > 1

b) f(x) = { (x² - 4) / (x - 2), se x < ou > 2 (diferente de 2)

... ... ... ... { 4, se x = 2

Por favor, se possível, dêem estrelas, me expliquem como resolver e me ajudem com as outras perguntas. Obrigado.

Update:

Nickfish, não quero discutir, mas, sim, saber como se faz a questão.

Comments

• a) DESCONTÍNUA

f(x) = 2x para x=1

Assim:

em x=1 f(1) = 2

repare que para x>1 f(x) = 1 ou seja haverá uma descontinuidade em x=1

b) CONTÍNUA

Nesse caso usaremos limite para saber o comportamento em f(x) próximo de 2.

f(2) = 4 (por definição)

f(x) = (x² - 4) / (x - 2) para x diferente de 2

Quanto vale lim (x²-4)/(x-2) quando x->2 ?

Note que x²-4 = (x+2)*(x-2)

assim o limite ficará

lim (x+2)*(x-2)/(x-2) =

lim (x+2) = 4 para x->2

logo a função é CONTÍNUA.

\o/

• Nos dois casos se trata de função contínua.

Para saber se uma função é contínua, basta observarmos o domínio. Quer ver?

Na letra a) o domínio da reta 2X são todos os números menores ou igual a 1, e para a constante 1, o domínio são todos os números maiores que um. Nesse sentido não há um número sequer (na reta x) que não atenda a função.

Já na letra b) o domínio para a primeira função são todos os reais exceto o 2 (pois não podemos substituir 2 no denominador), porém a constante 4 tem o domínio igual a 2.

Dessa maneira ambos são contínuas. Ok?

• Se você deseja discutir, conversar ou trocar opiniões, utilize outros serviços do Yahoo!, tais como o Yahoo! Grupos ou as salas de bate-papo do Yahoo! Messenger. Read more

• posso te dar um conselho..por favor sem querer te ofender mas esse tipo de pergunta é meio complicado de responder ..me desculpa mas eu não respondo mais por nem querer fazer calculo algum ok

bjs se cuida

• Sou formanda em Licenciatura em matemática, em breve professora, então vou te responder como professora....

O aluno apreende melhor qdo corre atrás.... conseguiu entrar na net, pra perguntar no yahoo?? então tbm consegue para pesquisar como se resolve....

Sorry, mas é importante que aprenda e não apenas saiba a resposta...

Sign In or Register to comment.