oque fazer para ser juíz?

eu queria que me falassem tudo oque é preciso pra ser um juíz federal,

se precisa de pós graduação,doutorado,etcc...se demora muito pra poder começar a exercer a profissão...se me responderem certo mto obrigado.

10 pontos

Comments

  • O CAMINHO DAS PEDRAS - O juiz Vianna esclarece que tanto a Magistratura como a Promotoria exigem muita dedicação: "Os concursos estão cada vez mais difíceis e concorridos. Antes de tentar o concurso para Promotor, tive que reduzir minha carga horária como advogado. Passei a estudar 10 horas por dia. Fiquei um ano nessa rotina sem final de semana ou feriado. Foram 2.137 candidatos e somente 33 aprovados. Além disso, não fiz a Escola do Ministério Público. Resolvi estudar por conta".

    Vianna não descarta a importância da Escola de Magistratura ou Ministério Público: "Estes cursos, além de auxiliarem o candidato, são instrumentos de desempate para apurar a classificação do candidato. Mas, se o candidato não for aprovado, isso nem será considerado. Além disso, tem que ser perseverante. É muito raro, atualmente, quem passe no primeiro concurso. Tentei duas vezes e só no terceiro é que conseguir entrar", comenta o juiz.

    Para quem está disposto a escolher uma destas carreiras, juiz ou promotor, Viana faz um alerta: "Optar por estas profissões em razão da estabilidade financeira ou do status é um grande equívoco. Não há nada de bonito, nem romântico. Há muitas privações e pressões para um juiz ou promotor, até mesmo como se portar socialmente. Além disso, o volume de trabalho é absurdo! Estou numa vara que possui 8 mil processos. São mais de 100 despachos por dia, além de audiências e sentenças. Não bastasse isso, o Juiz, por exemplo, sequer pode se candidatar a cargo eletivo, tampouco exercer outra atividade profissional, exceto a de professor. Deve, ainda, obrigatoriamente, morar na cidade em que atua".

    O ambiente formal, a pressão e a responsabilidade de decidir a vida de uma pessoa são outros fatores que pesam sobre o dia-a-dia de um juiz: "Numa pesquisa recente feita entre os juízes, concluiu-se que o motivo maior do estresse não está no volume de trabalho, embora seja imenso, mas na responsabilidade de decidir num curto espaço de tempo. A decisão de um juiz interfere diretamente na vida das pessoas, como decidir sobre a guarda de filhos, sobre a prisão ou liberdade de uma pessoa, etc.", esclarece Vianna.

    Há sete anos como juiz, Vianna adverte: "Quem está disposto a seguir a Magistratura não pode ter medo de decidir. O juiz tem de chamar a responsabilidade para si. Não pode ter insegurança. Depois de tomada a decisão é seguir adiante, consciente de que fez o melhor possível".

    QUEM É QUEM? - Vianna, que também foi promotor, ressalta a diferença entre as duas carreiras: "Juiz e promotor são atividades bem distintas. Uma não tem nada a ver com a outra. A missão do juiz é julgar. O promotor, por sua vez, é o defensor da sociedade, dos interesses coletivos. Ele atuará no processo criminal em defesa da sociedade. É, em resumo, um advogado da sociedade. Se me perguntassem qual a melhor carreira, eu diria que não tem melhor nem pior. Depende da personalidade de cada um e do que ele tem mais aptidão".

    O ex-promotor lembra que desde a faculdade optou pela Magistratura por perceber, em sua personalidade, o desejo da decisão: "Digo, com tranqüilidade, que fui promotor circunstancialmente. Sempre quis ser juiz. O que mais gosto na minha profissão é poder realizar o meu trabalho e acreditar estar sendo justo. Mesmo com nossas limitações, temos de buscar a construção de uma sociedade mais justa, solidária e lutar por isso. Essa é a parte boa da profissão".

    Vianna, que começou a carreira de juiz em Rolândia, já atuou em várias cidades: "Depois de Rolândia segui para Manoel Ribas, Medianeira, Foz do Iguaçu e, finalmente, Londrina. Demorei quatro anos para chegar a Londrina. Além disso, no dia-a-dia é necessário muito controle para não deixar a profissão absorver a vida particular. Se eu quiser, tenho trabalho 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Mas sou casado, tenho dois filhos e tento manter o equilíbrio entre a profissão e a vida pessoal".

    PROMOTORIA - Para alguns a profissão de juiz é mais fácil de ser entendida, já que a missão principal está em decidir e julgar, com base no processo e nas provas apresentadas. Por sua vez, o promotor também tem atribuições bem claras. Confira:

    cabe ao promotor de justiça exercer a fiscalização dos estabelecimentos que abrigam idosos, inválidos, menores, incapazes e pessoas portadoras de deficiências;

    exercer o controle externo das atividades desenvolvidas nos estabelecimentos prisionais; assistir as famílias atingidas pelo crime e defender-lhes os interesses;

    exercer o controle externo da atividade policial; receber petições, reclamações e representações de qualquer pessoa por desrespeito aos direitos assegurados na Constituição Federal.

    No exercício de suas funções, o órgão do Ministério Público poderá instaurar procedimentos administrativos e, a fim de instruí-los, expedir notificações para colher depoimentos ou esclarecimentos, requisitar informações, exames, perícias e documentos de autoridades municipais, estaduais e federais, da admini

  • graduação em Direito

    +

    3 anos de exercício da advocacia (ou atividade jurídica similar reconhecida como tal)

    +

    passar no concurso

  • Para ser juiz, é preciso outro concurso além da faculdade

    Ninguém sai da faculdade de direito advogado. Muito menos juiz ou promotor. A pessoa forma-se bacharel em direito e, para ingressar na magistratura (ser juiz) e no Ministério Público (promotor), é preciso prestar concursos específicos. A habilitação para advogar requer necessariamente ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB.

    Cada uma das vertentes tem uma função. "O advogado postula os direitos do cidadão perante ao Poder Judiciário. O juiz é a pessoa que, por intermédio do advogado, recebe a questão para que se faça a justiça. O promotor é o responsável por promover a acusação, nos casos de crimes, e de patrocinar os interesses da sociedade, difusos e coletivos, tais como em questões ambientais, de improbidade administrativa, do direito do consumidor, dos idosos, da infância, entre outros. Finalmente, o delegado é o encarregado de recolher os elementos de prova para que o autor de um crime seja levado a julgamento", explica Rodrigo César Rebello Pìnho, 46, procurador de Justiça e chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça.

    O direito abrange várias áreas de atuação: o público, basicamente dividido em constitucional e administrativo (o ambiental, por exemplo), o penal, o comercial (civil), o empresarial (societário e econômico), o tributário, o trabalhista e o internacional.

  • querido, vc tm q fazer faculdade de direito e depois dos 5 anos prestar concurso público pra magistrado ( juiz). O juiz não anda armado, mas tem seguranças particulares contratados pelo tribunal. Espero ter ajudado. bjin

  • Olá "henriques W",

    A resposta mais prática é a da "Demonia". Mas, além disso, é preciso muito estudo e coragem.

    B-jos para todos.

  • Acho que primeiro você tem que se formar em direito. Mas, entra nesse link que você vai encontrar mais algumas informações.

    http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/noticia...

  • precisa estudar dereito!

  • estuda direito.

  • Voce pode procurar um time de futebol federal, ai voce vai la e apita o jogo como juiz federal.

  • Para ser juiz federal não é preciso muito: basta comprar o diploma, ler três capítulos da constituição brasileira e sempre defender quem tem mais dinheiro...

Sign In or Register to comment.