Mais um militar gay acusa o exército de homofobia?
Da FOLHA: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff140620...
Veja a reportagem abaixo:
Atualmente soldado da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, o ex-sargento do Exército Jarbas de Sousa Costa, 31, diz que, assim como relatam os sargentos presos em Brasília, sofreu pressão das Forças Armadas por causa de sua orientação sexual. E deixou a corporação por isso, diz.
"Fui obrigado pelo meu comando a pedir para sair do Exército pelo fato de eu ser gay", afirmou.
Costa serviu no Rio de Janeiro até 2002, quando pediu baixa. Hoje, trabalhando no Bope (Batalhão Operacional de Polícias Especiais), em Natal, ele afirma que a perseguição não existe mais. "Na PM, isso é aceito com mais naturalidade", afirma Costa.
Ele diz que os colegas sabem que ele deixou o Exército por causa da homossexualidade, mas que eles não conhecem a complicada história que revelou aos comandantes do Rio de Janeiro a sua orientação sexual.
Update:"O major, na minha cara, falou que eu não tinha capacidade de vergar aquele uniforme verde-oliva. Que pena que eu não gravei nada disso."
Procurado pela reportagem, o Comando Militar do Leste do Exército respondeu, por meio da assessoria, que a demissão de Costa teve "caráter voluntário" e que "não há nenhum registro sobre opção sexual nos arquivos existentes sobre o processo de desligamento do serviço ativo do ex-militar em questão".
Comments
É bom quando um, apesar de todas as díficuldades impostas, tem a coragem de enfrentar tudo e exigir seus direitos.
O mais legal, é porque abre espaço para outros terem a mesma coragem.
Bjos.
Hum, parece que várias vitimas do exército se uniram ao Laci e Fernando, fico indignado com isso, é vergonhoso saber que uma instituição que está a cargo da segurança nacional é tão homofobica, o que será dos gays se um dia num estado de guerra ficarmos a mercê do exercito? Nem quero pensar nisso.
Fico chateado em ver que a homofobia está tão intrínseca na sociedade, vide a resposta do homofobico que disse que exercito não é lugar de gay, porque os gays não pode pertencer as forças armadas, isso é um absurdo, não tem fundamento algum, espero que esse seja o começo para que haja mudanças no exército.
Isso é que valoriza tanto os primeiros a denunciar, abre sempre espaço para que outras injustiças venham a tona, no seriado the l word 5 temporada o tema é esse , uma capitã do exercito acusada de "má conduta", lá ela tambem tinha essas opções ou provava que era hetero ou saia voluntariamente perdendo todos os direitos, no fim ela assumiu sua homossexualidade e foi expulsa do exercito , Como se vê até num pais aonde já existe mais direitos ainda e proibido assumir homossexualidade dentro do exercito, queria saber o que uma coisa tem a ver com a outra tcs tcs, beijão pra ti.
Penso que de agora em diante vamos ter vários depoimentos sobre esse asssunto nas mídias. Será que influenciará nas decisões tomadas pelo alto comando do exército ou serão esquecidos como alguns pensam acontecer de ante mão?
Obrigada por mais essa informação.
Bjos.
É por essas e por outras que a polícia é tão mal vista pelo povo como um todo.
Talvez seja a instituição mais preconceituosa so Brasil.
Homofobia:palavra que não existe.
Ola, ex-militar
Exercito ou qualquer outra força armada, não é lugar para homosexual, nem explicito nem irrustido. La é lugar para homem integro. Lugar de homosexual é em serviços mais leves e que exijam atenção e detalhes minunciosos, mas nunca o exercito. tem muito outro trabalho mais ciompativel
fim