Católicos vocês gostariam de ler minha carta a Orlando Fedeli? [Peço que leiam tudo, vale a pena]?

Prezado Sr. Orlando Fedeli,

Gostaria de saber por que o senhor, com todo o estudo que possui e considerando a sua igreja como una e detentora da verdade, sempre dispara em suas respostas comentários ácidos contra os evangélicos. Saiba que nem todas as igrejas evangélicas fazem ataques à igreja católica, e tampouco ensinam a odiá-la.

Lamento muitíssimo que na maioria de suas cartas o senhor esteja se referindo aos protestantes tão acidamente, sem necessidade, como nessa resposta do link abaixo, onde diz: "[isso] revela duas coisas: 1) a absoluta ignorância desses protestantes; 2) seu profundo orgulho." e depois ainda acrescenta, chamando-os de "protestantes hereges".

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&...

Saiba o senhor que está criando um exército de fanáticos, assim como muitas igrejas protestantes. Claro que não acho correta nenhuma das duas atitudes.

Pesquisando a respeito do vinho (assunto do link), cheguei à conclusão de que aprendi erradamente, e que o vinho em questão, seja no Novo Testamento ou no Antigo Testamento era o mesmo. A mim, disseram que a palavra vinho era escrita de três formas no grego, cada uma para designar um tipo de vinho. Como no grego realmente as palavras são o que são, ou seja, não existe espaço para ambigüidades, a princípio acreditei, e isso sinceramente não mudou minha vida em nada e nunca condenei quem bebe vinho ou qualquer outra bebida. Nunca achei prejudicial a não ser quando a pessoa comete excessos. Porém cheguei à conclusão de que não me ensinaram corretamente pois há uma única palavra para vinho no Novo Testamento, e essa palavra é [oinos], portanto não corresponde à verdade dizerem que os tradutores da Septuaginta traduziram todos os tipos de vinho do hebraico (que também tem palavras específicas) sem se preocupar em especificar o tipo de vinho. Isso seria leviandade dos tradutores, o que não creio que tenha ocorrido.

Existem duas possibilidades: ou me ensinaram errado propositalmente, ou me ensinaram errado porque aprenderam errado e não buscaram saber a verdade. Saiba o senhor que não são pastores que ministram esses ensinos, geralmente são membros mais antigos, e por isso, designados como professores. Estes homens entretanto, não possuem nenhum curso teológico que os habilite a tal empreitada.

Quanto ao uso de suco de uva (que muitos condenam) na ceia protestante quero esclarecer que tal procedimento é adotado pelo fato de possivelmente haver entre os membros, ex- alcoólatras. Essa decisão foi há muito tempo tomada pelo fato de já ter havido casos de pessoas ex-alcoólatras que ao tomar vinho na ceia voltaram ao vício. Não queremos ser responsáveis pela destruição de uma vida e mesmo de sua família.

Os seus comentários ácidos atingem em cheio a nós [membros] protestantes, que no caso somos vítimas e não réus. Se acaso aprendemos errado somos culpados, ou culpados são aqueles que nos ensinam erradamente? Pense nisso.

Gostaria que o senhor soubesse que a igreja em que congrego não ensina a odiar os católicos, como algumas fazem. Sabe qual o grande problema das igrejas protestantes? Elas são descentralizadas! Não existe um representante central responsável pela doutrina e costumes da igreja, e por isso cada um conduz sua congregação como quer. Aí é que está o perigo, pois muitos dirigentes de congregação são fanáticos e é dessas congregações que nascem os preconceituosos.

Espero que os vossos leitores compreendam o motivo pelo qual nós protestantes usamos suco de uva na ceia, e também que se há entre nós fanáticos não é culpa nossa, somos vítimas de alguns líderes inescrupulosos. Gostaria também que vossos leitores entendessem que não odiamos católicos, embora os fanáticos os odeiem. Gostaria que entendessem também que nem todo protestante é fanático. E finalmente gostaria que houvesse entre nós, pessoas de todas as religiões uma convivência amorosa e pacífica, pois isso é o que Jesus deseja de nós. Não deve haver em nossos corações sentimentos de ódio e rancor. Apesar de ser protestante eu tenho vários amigos católicos, espíritas, budistas, maçons, a gente nunca discutiu ou se desentendeu por causa de religião.

Gostaria que publicasse a minha carta e me respondesse, se possível por e-mail também.

mui respeitosamente,

Luís Duarte.

Comments

  • Quando vejo um evangélico ser gentil, educado, e reconhecer o fanatismo e a soberba de outros evangélicos, fico até espantada, e me pergunto, sinceramente, por que essa pessoa é então evangélica...

    Não consigo dissociar evangélicos de preconceito, soberba e ignorância. Quando vejo um que age diferente, não posso deixar de me questionar por que ele não segue outra religião, onde tenha gente mais parecida com seu jeito normal de ser, então.

    Espero que isso não soe como preconceito, não o é. É apenas constatação de um fato. Você mesmo admitiu que fanáticos agem assim. E a imensa maioria dos evangélicos são fanáticos sim, é tão raro ver um que não seja, que até me espanta, como agora.

    As pessoas não discriminam evangélicos, eles mesmo se separam e se julgam diferentes, quando se dizem superiores e privilegiados. Eles mesmos fazem a separação.

    Depois reclamam.

  • Luiz,

    Sou uma católica apaixonada por minha religião.

    E te digo, respeito muito sua indignação, lendo o que você escreveu, me remeto a mesma indignação que sinto a respeito dos ataques que estes protestantes fanáticos dos quais você cita, resolvem apedrejar a nós católicos.

    Não conheço este cidadão que você fala Orlando Fedeli, então procurei ler alguma coisa e fico muito triste de saber que uma pessoa com tanto estudo, seja capaz de fazer tanta agressões como você diz. Amo o trabalho sacerdotal do Padre Fábio de Melo, se você não conhece deveria conhecer, ele tem um programa toda quita feira à 20 e 30 hs no Canal de TV Canção Nova e repete nos sábados às 20 h, ele tem uma predileção da qual eu também identifico com o ecumenisno .- Penso - Eu não tenho que concordar sempre com você,e com suas opções religiosas, mas devo respeitar você e suas escolhas. Ecumenismo não é sermos todos do mesmo partido e sim conviver em harmonia e se precisar até trabalhar juntos em prol de outros.

    Que o amor de Jesus permanece em você sempre.

    Um abraço!!

  • Os protestantes fanáticos vivem atacando a Igreja Católica e nós não podemos nem nos defender?

  • Eu nem perdi meu tempo lendo TUDO, quero saber se você VAI TER CORAGEM SUFICIENTE de postar a resposta, SEMPRE MUITO BEM EMBASADA do Orlando...

    Acredito que não, vocês não tem coragem de publicar quando são DESMENTIDOS.

    E olha que tenho 3 anos aqui no YR e mais um tanto em outros sites de experiência...

  • Meu amigo, não perca seu tempo. Já tive a infelicidade de ler alguns artigos da pessoa a quem se refere e eles são extremamente grosseiros e ofensivos. Se a sua carta for respondida, será com mais injúrias e ofensas, o que fará vc ficar mais revoltado com a falta de visão desses fanáticos e nada poderá fazer para mudar isso...

  • E so a primazia de Sao Pedro pode resolver, pois foi ordenada por Cristo, e nao tem falhas.

  • Não conheço esse cidadão Orlando Fedeli.

    A julgar por uns textos por ele escritos que

    são frequentemente postados aqui por um

    usuário católico romano, acho ele um recalcado.

    E recalcados não merecem a minha atenção.

    Quanto ao texto de sua carta achei relevante

    e bem escrita. So não concordo quando diz

    que o grande problema das igrejas protestantes

    e a descentralização. Ao contraio, acho isso um

    grande mérito, porque permite a verdadeira pratica

    do Cristianismo centrado em Jesus Cristo, e não

    na figura de homens, como aconteceu com o

    Catolicismo.

    A Igreja já cometeu esse erro uma vez. Recuperou-se

    com a Reforma Protestante. Não podemos errar

    de novo.

  • VOU LER DEPOIS! AGORA VOU ALMOÇAR, KI É MAIS INTERESSANTE PRA MIM NESSE MOMENTO........

  • Achei de mto bom tom sua carta.

    Mas como ele, ñ és detentor da verdade.

    Então por favor

    humildemente espere o julgamento de Deus

    sobre vc e sobre ele.

    A justiça será feita.

    Paz

  • Parabén Luis!

    Essa você pegou no fundo mesmo. Se fosse eu nem perderia tempo com os católicos.

    Eu sou cristão e não tenho igreja, já fui católico e hoje me arrependo do tempo que perdi naquela igreja de folhetinhos decorados e sempre a mesma palavra e aqueles padres velhos sem força de espírito. Só sabem ler o que esta escrito, não são tomados pelo Espírito Santo para falar a verdade.

    Fique com Deus!

Sign In or Register to comment.