O que fazer depois de separar o lixo?
Eu acabei de voltar da Europa, e fiquei impressionado com a consciência ecológica das pessoas lá. Eles fazem compras com as conhecidas (mas ignoradas) "Ecobags" _sacolas de tecido, separam o lixo orgânico do inorgânico, e com este último fazem a triagem entre papel, vidro, plástico e metal.
Estou realmente interessado em fazer o melhor que eu posso para preservar o nosso planeta. Há um ano já faço a triagem do lixo inorgânico na minha casa, e agora comecei a fazer as minhas compras com as sacolas de tecido. Mas agora ainda tenho dois problemas: separo o lixo orgâncio, mas não tenho como descartá-lo em um lugar apropriado: ou seja, ele acaba indo para o lixo comum. O que fazer?
E a outra pergunta: agora que estou usando sacolas de pano, como farei para descartar o lixo comum? Comprei sacos maiores de lixo, mas é meio burrice, porque é plástico do mesmo jeito!!
Alguém que j';a faz isso tem alguma sugestão de resolução para o problema?
Muito obrigado! Abraços!
Comments
Acho que as sacolas de plástico são problemáticas, não porque poluem por si mesmas, já que podem ser recicladas; são problema porque muita gente as usam para descartar seu lixo e as jogam em qualquer lugar. Outros as colocam no passeio à espera do caminhão coletor de lixo. Aí vem o cão vadio, presente a presença de restos de alimento, rasga a sacola e faz aquela festa. Só que festa de cão não entusiasma os humanos.
É bom que haja um contato com um coletor de recicláveis para que ele passe em sua casa periodicamente, caso você mesmo não queira levá-lo a uma empresa e ficar com os trocados que eles lhe rendem. As sacolas podem servir a este propósito. Se você não as tem, pelo motivo exposto, use as caixas de papelão, que você pode mandar junto ou retê-las para continuar a coleta.
se você tiver uma horta na sua casa, faça uma compostagem com o lixo orgânico.]
nao sei onde você mora, ms se tiver coleta seletiva ou catadores, faça a sua parte
Infelizmente, meu amigo, sua intenção é louvável, porém nosso paÃs ainda não está, vamos dizer "tecnicamente preparado" para a coleta seletiva do lixo doméstico, nem pela educação nem por um sistema público-administrativo governamental voltado para o problema.
Mas devemos continuar a fazer como vc está fazendo; é como a estória do beija-flor no incêndio da floresta: "estamos fazendo a nossa parte"!
Obs.: Garanto que pouquÃssimos cidadãos comuns neste paÃs estão preocupados com esse problema; infelizmente...
Verifique, na Prefeitura, se sua cidade está dotada de um sistema de coleta seletiva de lixo. Se a resposta for positiva, entre em contato com a área. Caso contrário, procure descobrir entidades que congregam catadores de lixol. Há também a possibilidade de tratar diretamente com catadores autonomos, que vendem o lixo selecionado para empresas e entidades.
Boas questões.
Tb. uso sacola de pano e sinto falta das de plástico pra descartar o lixo.
Para descarte do lixo orgânico, o melhor é você fazer uma composteira, eu uso uma praça perto de casa, mas é restrita, se colocar muita coisa enche de mosquito e não é legal, pois é um lugar público. Eu apenas enterro sementes , casca de ovo, pó de café, cascas de fruta já bem trituradinhos. alimentos processados e cascas mto. grossas (como de maracujá) que demoram pra se decompor vão pro aterro sanitário em sacos plásticos. Fico mal com isso.
antigamente era comum colocar o lixo em latões. Gostaria de adotar essas latas, mas precisa lavar sempre, pois fica bem fedido. e dizem que vândalos viravam as latas. Acho que essa seria uma boa opção, mas precisamos de educação coletiva pra respeitarem nossos latões.
Bom! No meu caso, eu faço o seguinte:
Na minha cidade não tem coleta seletiva!
Os reciclaveis dou para os catadores/carrinheiros!
Os organicos faço compostagem e uso na hortinha da minha mãe e no jardim!
e o restante mando pro lixo comum!
Mas antes de tudo isso, procuro praticar os R's: Reduzir, Reutilizar e depois mandar pra Reciclar!
Abração e tenha um bom dia!