eu sou eu aminha circunstância?
tenho de entregar um trabalho com este titulo neve devera conter o que eu devo fazer para usar ao meu favor as circunstancias en que vivo no brasil.
isso inclui cor classe sexo idade
sou negro ,homen, tenho 18 anos tenho vida instável .
Comments
Segundo Marx, "O homem como ser social é um produto do meio (determinado), mas não é um “ser passivo”; ele pode, pela ação consciente, alterar esse meio".
Ou seja, é pela consciência do que somos historicamente que podemos compreender o mundo em que vivemos e agir para provocar mudanças.
Análises sobre as desigualdades raciais demonstram que, no contexto so-cioeconômico e no da pobreza, a injustiça social é responsável pelo enorme contingente de pobres em nossa sociedade. Na série histórica de 1982 a 2003, não se verificou nenhum avanço na redução dos diferenciais entre negros ebrancos pobres. A proporção de negros abaixo da linha de pobreza no total da população negra no Brasil é de 50%, enquanto, no conjunto da população branca brasileira, esse índice é de 25%, desde 1995, (PNUD, 2004).
A intensa desigualdade racial brasileira, associada a formas usualmente sutis de discriminação racial, impede o desenvolvimento das potencialida-des e o progresso socioeconômico da população negra.
Além disso, por razões históricas, a população negra tem dupla desvantagem na mobilidade social: normalmente vem de faixas mais pobres e enfrenta as barreiras que resultam em menor escolaridade e realiza-ção ocupacional (Osório, 2003).
As desvantagens da população negra em relação à população branca tam-bém são observadas no acesso à educação. Segundo Martins (2004), a com-paração dos perfis de escolaridade entre a população negra e branca mostraque “o sistema educacional não tem sido capaz de superar ou, pelo menos, de amenizar significativamente as imensas iniqüidades geradas pelos sé**-los de exclusão escravista, seguidos por mais de um século de negligência e de discriminação”. Em 2003, a taxa de analfabetismo da população negra era mais do que o dobro da observada na população branca – 16,9% e 7,1%, respectivamente.
Mais preocupante é a grandeza e a persistência da exclusão da população negra no ensino superior.
No que diz respeito à esperança de vida, em 2000, ao nascer, uma pessoa es-perava viver quase 69 anos. A população negra tinha uma expectativa 5,4 anos menor do que os brancos – 66,2 e 71,5 anos, respectivamente (PNUD, 2004).
Em dezembro de 2004, foi lançado, em parceria com quatro outros ministérios: Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria Es-pecial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Ministério da Educação (MEC), o programa Brasil AfroAtitude, que tem como objetivo pro-mover a discussão dos mecanismos de combate ao racismo e sua interface com a prevenção e o acesso aos serviços de saúde para a saúde da população negra.
O que fazer? (minha opinião)
Se informar, buscar conhecer as causas históricas da circunstância em que vive hoje.
Estudar, aprender a se comunicar e argumentar.
Procurar oportunidades de trabalho que sejam mais acessíveis de forma igualitária, tais como concursos públicos.
Conhecer as políticas para redução da desigualdade no Brasil.
Buscar parcerias e articulações com movimentos que lutam pelo fim da desigualdade.
Buscar visibilidade e participação, sem ser ostensivo ou agressivo, mas firme em seus propósitos.
Não ter preconceito.
Ser persistente.
Abraços
Essa frase genial é de Ortega Y Gasset. Sociólogo
Significa que :- Para que o ser humano seja o que é, deve
ser considerado as circunstâncias em que vive, seu meio social.
Você deve analisar o seu meio ambiente, familiar, social, cultural, polÃtico etc. Analise cada Ãtem, tire o que de melhor
existe para a sua condição atual e veja essa realidade num cenário maior o Brasil. Pronto é l0 na certa.
Justempo
... e a deles (vÃdeo abaixo) ... ????
... empurraram-no para a miséria e difundem a idéia de que o culpado é a própria pessoa...
... reflita sobre isso... e será zero no trabalho... pois eles não querem pessoas que pensam , querem pessoas que repitam teorias disfarçadas de sabedoria...
http://br.video.yahoo.com/watch/2903294
http://br.video.yahoo.com/watch/2946198/8423947