Preto ou negro?qual termo correto?

Há tempos ,os "negros" diziam que chama-los de preto era racismo (com a velha frase "preto é cor,negro é raça").

Porém.percebi que censos realizados pelo governo,por exemplo,onde pede para que vc escolha sua "origem",sempre está escrito preto,e não negro.

O que (qual orgão,por exemplo) define a denominação das raças/etnias?

Update:

Ps:negro e diferente de pardo..

Update 3:

e mais um

http://www.diarioon.com.br/arquivo/4038/cidade/cid...

Update 5:

Alex,como eu havia dito...´censos feitos por orgaos do governo colocam preto ao inves de negro...

Update 7:

Alex gonçalves

concordo com vc...preto é contrario de branco...assim como o indio é vermelho e orientais sao amarelos..

td é cor.

mas nao sei pq dizem que usar o termo preto é racismo,por isso queria saber qual o correto.

Comments

• O termo PRETO pensando pelo lado lógico não é de forma nenhuma uma forma de preconceito ou prejuração, longe disso, pois o contrário de BRANCO É PRETO né?!?

Mas indo além, eu assistia a TV Senado e vi uma discurssão sobre as cotas, então em um momento um dos lideres de movimentos afro disse que a expressão PRETO era comumente utilizada até 1920 se não me engano e que na época a expressão NEGRO era uma forma de expressar algo ruim. Tempos depois a palavra NEGRO foi adotada até os dias de hoje.

Alguns tipos de assuntos devem ser estudados até mesmo pelas pessoas que se sentem prejudicadas de alguma forma, para que as vezes não estejam fazendo mal juízo, mais importante do que falar uma palavra, é A FORMA COM QUE SE DIZEM AS PALAVRAS, isso sim é relevante.

Denominação de Raças realmente não tenho noção de quem seja o órgão responsável pela definição, creio eu que seja uma espécie de carga histórica que vem sendo passada entre as gerações e adotadas pelo governo federal de forma natural.

• Já eu acho que a palavra certa é preto,se vc for aos Estados Unidos nunca deve chamar uma pessoa de pele escura de "Nigger"(Negro) o certo lá é Black que aqui no Brasil é PRETO.

Negro pelos meus estudos significa escravo,os portugueses para não chamarem:"Vem aqui escravo!" deram o nome de negro,"Venha aqui negro!"

Bom,essa é minha resposta relacionada a esse tema!

• Deveria ser "preto já que as outras raças usam cores também.

Se a "negadinha" arrogante querem ser chamados de negros, devem aprender a dizer também caucasianos ou euro descendentes!

• Não é negro gente, é preto! Veja esse video e entenda o que um africano disse sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=VpyTVFnTkB8

• assintam o video da Linda..."Não é negro gente, é preto! Veja esse video e entenda o que um africano disse sobre sso: "

• Sua afirmação está errada. Já trabelhei em dois Censos populacionais e jamais foi utilizada a palavra "preto" para designar os afro descendentes.

Procure se informar melhor sobre isso. A legislação brasileira aceita como definição de uma raça a palavra "negro", a palavra "preto" não é aceita, isso já faz muitos anos.

Devo ser uma pessoa de muita sorte, ou então você é que tem muito azar, pois nunca, jamais encontrei documento algum (que não seja demasiado antigo) que contenha a palavra "preto" para designar uma raça.

• o certo é negro

preto é quando vc vai se referir á algum objeto

• Preto não seria errado, mas o mais correto é NEGRO. Acredite...

• É pq ja foi constatado q todos nós temos descendencia da Africa, temos raizes negras, todas as raças, portanto, hj em dia para se distinguir se utiliza a palavra PRETO para discriminar cor da pele.

• Negro ou pardo!

Sign In or Register to comment.