Futebol: Vocês já ouviram falar na Copa do Mundo de Seleções Não-FIFA?

Pois é gente, parece ser meio estranho, mas isso existe mesmo. O nome desse torneio é VIVA World Cup, que é organizado pela NF-Board, um órgão que cuida de algumas seleções ainda não filiadas a FIFA.

Essa competição começou em 2006 e até hoje teve cinco edições. A maior campeã é a Seleção da Padania, que é uma região que fica lá no norte da Itália e que tem três títulos ganhos (2008, 2009, 2010). Já o último campeão foi o Curdistão, que derrotou o Chipre do Norte na final por 2 x 1.

O jogo que mais chamou a minha atenção na história dessa competição foi a goleada da Seleção da Lapônia sobre a Seleção de Mônaco pela FINAL de 2006. Foram exatos 21 x 1. Placar grande para uma final, não?

As Seleções filiadas a NF-Board e a outras organizações não-FIFA são muito variadas, que incluem nomes como: Camarões do Sul, Curdistão, Ilha da Páscoa, Saara Ocidental, Tibet, Kiribati, Zanzibar, Tuvalu, Martinica, Guadalupe, Sealand, Gibraltar, Guiana Francesa, Vaticano, etc. É bom salientar que algumas são filiadas a algumas confederações continentais, como é o caso de Gibraltar, Tuvalu, Guadalupe e Martinica, porém nenhuma delas é filiada a FIFA e consequentemente não podem jogar competições como a Copa do Mundo FIFA.

Ah, e é bom lembrar que também existem outras federações, como a CSANF (Conselho Sul-Americano de Novas Federações), que é uma versão Conmebol Não-FIFA, que conta até com a Seleção de Fernando de Noronha o.O

Vídeos:

Update:

Para saber como uma Seleção dessas pode ser admitida pela FIFA:

http://globoesporte.globo.com/platb/futebolnaocean...

Comments

• Muito interessante, Lucas *-*

Vou apelidar essa competição de "A Copa dos renegados" rsrsrs (sem ofensas aos países, claro ^^)

Pois aqueles países que nunca teriam uma chance clara de disputar a "Copa do Mundo-FIFA", os que foram renegados (desprezados) pela grande sociedade buscam uma "indenpendencia" para mostrar que eles também apreciam essa arte que é o futebol.

Nota-se que são países, digamos "desconhecidos" pela maioria das pessoas. Muitos pensam que só porque o país é pequeno, desconhecido e na maioria das vezes pobre, não podem ter uma forma de "lazer".

Joseph Blatter disse: "O futebol une as pessoas".

Deveria unir países também. A NF- Board está de parabéns pela bela iniciativa, que a "dona" FiFa não teve.

Fui mais a fundo na sua pergunta e pesquisei e vi que essa Competição tem uma boa média de publico, assim mostrando que as pessoas desses países apreciam o futebol e apesar de não ter uma repercussão tão grande quando a Copa do mundo, nem patrocio "master" etc, não muda em nada o fator que torna essa competição interessante.

Bom dia, Lucas =)

• Otima sacada fazer esta competição,pois imagine se os paises que não são filiados á FIFA ,iriam fazer oque?e lembrando tbm que o Futebol deles tbm é semi-profissional ou amador,por isso não pode se relevar o nivel deles.

Queria saber uma coisa de vc Lucas,se já teve algum jogador conhecido que jogou em uma dessas seleções não filiadas à FIFA??

• legal.sera q eu tenho vaga numa dessa ? kk

• Se eu não me engano foi eu quem te passou esta informação sobre a NF-Board! rsrsrsrsrs

Eu posso está enganado, mas que eu comentei contigo sobre isso, eu lembro bem!

Até ouvi dizer que o Palmeiras vai pedir adesão a esta entidade caso não saia da segundona! rsrsrsrs

Quem sabe assim teu time conquiste lá uma medalha de cobre rsrsrsrsrs

Zoação hein

• Dessa eu não sabia...Sabia apenas da Copa do Mundo dos Moradores de Rua, oficialmente chamada de Copa do Mundo de Futebol Social...

Sign In or Register to comment.