Futebol: Vocês já ouviram falar na Copa do Mundo de Seleções Não-FIFA?
Pois é gente, parece ser meio estranho, mas isso existe mesmo. O nome desse torneio é VIVA World Cup, que é organizado pela NF-Board, um órgão que cuida de algumas seleções ainda não filiadas a FIFA.
Essa competição começou em 2006 e até hoje teve cinco edições. A maior campeã é a Seleção da Padania, que é uma região que fica lá no norte da Itália e que tem três títulos ganhos (2008, 2009, 2010). Já o último campeão foi o Curdistão, que derrotou o Chipre do Norte na final por 2 x 1.
O jogo que mais chamou a minha atenção na história dessa competição foi a goleada da Seleção da Lapônia sobre a Seleção de Mônaco pela FINAL de 2006. Foram exatos 21 x 1. Placar grande para uma final, não?
As Seleções filiadas a NF-Board e a outras organizações não-FIFA são muito variadas, que incluem nomes como: Camarões do Sul, Curdistão, Ilha da Páscoa, Saara Ocidental, Tibet, Kiribati, Zanzibar, Tuvalu, Martinica, Guadalupe, Sealand, Gibraltar, Guiana Francesa, Vaticano, etc. É bom salientar que algumas são filiadas a algumas confederações continentais, como é o caso de Gibraltar, Tuvalu, Guadalupe e Martinica, porém nenhuma delas é filiada a FIFA e consequentemente não podem jogar competições como a Copa do Mundo FIFA.
Ah, e é bom lembrar que também existem outras federações, como a CSANF (Conselho Sul-Americano de Novas Federações), que é uma versão Conmebol Não-FIFA, que conta até com a Seleção de Fernando de Noronha o.O
Vídeos:
Update:Para saber como uma Seleção dessas pode ser admitida pela FIFA:
Comments
Muito interessante, Lucas *-*
Vou apelidar essa competição de "A Copa dos renegados" rsrsrs (sem ofensas aos países, claro ^^)
Pois aqueles países que nunca teriam uma chance clara de disputar a "Copa do Mundo-FIFA", os que foram renegados (desprezados) pela grande sociedade buscam uma "indenpendencia" para mostrar que eles também apreciam essa arte que é o futebol.
Nota-se que são países, digamos "desconhecidos" pela maioria das pessoas. Muitos pensam que só porque o país é pequeno, desconhecido e na maioria das vezes pobre, não podem ter uma forma de "lazer".
Joseph Blatter disse: "O futebol une as pessoas".
Deveria unir países também. A NF- Board está de parabéns pela bela iniciativa, que a "dona" FiFa não teve.
Fui mais a fundo na sua pergunta e pesquisei e vi que essa Competição tem uma boa média de publico, assim mostrando que as pessoas desses países apreciam o futebol e apesar de não ter uma repercussão tão grande quando a Copa do mundo, nem patrocio "master" etc, não muda em nada o fator que torna essa competição interessante.
Bom dia, Lucas
Otima sacada fazer esta competição,pois imagine se os paises que não são filiados á FIFA ,iriam fazer oque?e lembrando tbm que o Futebol deles tbm é semi-profissional ou amador,por isso não pode se relevar o nivel deles.
Queria saber uma coisa de vc Lucas,se já teve algum jogador conhecido que jogou em uma dessas seleções não filiadas à FIFA??
legal.sera q eu tenho vaga numa dessa ? kk
Se eu não me engano foi eu quem te passou esta informação sobre a NF-Board! rsrsrsrsrs
Eu posso está enganado, mas que eu comentei contigo sobre isso, eu lembro bem!
Até ouvi dizer que o Palmeiras vai pedir adesão a esta entidade caso não saia da segundona! rsrsrsrs
Quem sabe assim teu time conquiste lá uma medalha de cobre rsrsrsrsrs
Zoação hein
Dessa eu não sabia...Sabia apenas da Copa do Mundo dos Moradores de Rua, oficialmente chamada de Copa do Mundo de Futebol Social...