É possível, pelo diálogo, convencer um ateu da existência de Deus?
Se "sim", quais seriam os argumentos mais convincentes?
Se "não", qual seria a melhor maneira?
Se "sim", quais seriam os argumentos mais convincentes?
Se "não", qual seria a melhor maneira?
Comments
1. Como TODA a realidade "natural" (matéria) teria uma Causa Natural, se toda Causa Natural já pertence à realidade "natural" (matéria)?
A única causa plausível seria uma Causa fora da matéria, transcendente a esta e à tudo que chamamos de físico e natural - Deus.
2. Como um Ser ou algo temporal (limitado ao tempo) poderia criar (ou dar início, fazer começar a existir) o tempo?
Tudo o que conhecemos e chamamos de físico e/ou material está limitado ao tempo.
Portanto, somente um ser Atemporal (fora do tempo) poderia trazer o tempo à existência.
Se você tem dúvidas sobre a existência de Deus, tenho a "cura" para você.
Trata-se de uma obra com argumentos poderosos a favor da existência de um Criador Onipotente, exatamente para combater o ateísmo e todas as formas de ceticismo. Gostaria que todos os ateus lessem o "Manual de Apologética e Defesa da Fé", de Peter Kreeft e Ronald K. Taceli, - Editora Central Gospel - uma obra que desafia a todo ateu que busca a verdade "sinceramente", a lê-la, e continuar sendo ateu...
Parte do capítulo 4 do "Manual de Apologética e Defesa da Fé", de Peter Kreeft e Ronald K. Taceli, está disponível para download, no seguinte endereço; "ARGUMENTOS FILOSÓFICOS PELA EXISTÊNCIA DE DEUS": http://www.4shared.com/file/111178826/c0cd0e2c/Arg...
→ Download do livro "Não tenho fé suficiente para ser ateu", de Norman Geisler & Frank Turek: http://www.4shared.com/file/114155372/6c10758b/No_...
1. O naturalismo ateísta não consegue demonstrar empiricamente como o universo surgiu pela simples atuação de leis naturais (cientistas constantemente, por falta de evidências, se apóiam na crença no naturalismo filosófico, a qual requer tanta fé quanto o Cristianismo);
2. O naturalismo ateísta reduz o homem a uma máquina, sujeito ao determinismo biológico de genes egoístas.
3.O naturalismo ateísta conduz ao desespero, porque não fornece base para tornar significativas as decisões pessoais (tudo veio do acaso, logo, não há um propósito para a existência humana, muito menos, recompensa para além da vida);
4.O naturalismo ateísta destrói a moralidade, porque, se todo comportamento é uma herança genética preservado pela seleção natural (inclusive a traição, o estupro, o roubo, etc), segue-se que não há distinção clara entre o bem e o mal;
5. Ao contrário da convicção popular de que só o criacionismo se apóia no sobrenatural, o naturalismo também deve apoiar-se, porque as probabilidades de formação de vida ao acaso são tão pequenas, que "exigem um milagre de Geração Espontânea", equivalente ao Argumento Teológico.
6. Finalmente, o naturalismo ateísta reduz o homem a mera matéria, o que nos faz perder o valor como indivíduos.
http://www.youtube.com/watch?v=YZ7jQoTD3lo&feature...
O ateísmo é "intolerante", assim como toda seita. É atitude típica de fanatismo negar a evidência dos fatos, ou recusar tirar uma conclusão óbvia de um raciocínio certo.
Quando o ateu quando pergunta, ele não quer opiniões, ele quer alguém que concorde com ele. A pergunta dele já se trata de uma resposta.
Não. A existência de Deus não pode ser provada por argumentos lógicos. Ninguém pode fazer isso, assim como não se pode provar que Deus não existe.
Acreditar em Deus é uma questão interior, algo que se sente no seu interior. Isso é pessoal, íntimo, não se transmite. O que vc pode fazer é dizer as razões que a levam a acreditar em Deus. Suas razões interIores, sem citar a Bíblia nem pontos de vista evangélicos, porque isso só complica. Aliás os evangélicos, pelo seu fanatismo e radicalismo, são os memos indicados para convencer alguém de que Deus existe. Se dependesse do que ouvi da maioria deles, eu seria atéia.
Mas não acho importante convencer a um ateu de que Deus existe. Deus não é um poço de orgulho que se vinga de quem não acredita nele. Em um ponto, admiro muito alguns ateus que conheço: são bons sem esperar recompensas eternas, acreditando que tudo se acaba com a morte. São bons desinterassadamente.
Penso que mais que o dialogo, seria pelo amor, mostrando as transformações feitas na vida daqueles que seguem a Deus. O antes e o depois. Que Deus te abençoe que você tenha uma vida longa e prospera.
Só o Espírito de Deus é capaz de convencer o homem. O Cristão é apenas canal de Deus.
A um ateu eu começaria lhe questionando de onde veio.
Ele certamente me diria que saiu do pai dele, entrou na mãe dele e saiu aqui. Então eu lhe diria que isso não é verdade, pois no pai dele ele ainda não era ele e também na mãe dele ele não estava antes de ter unidos o pedaço do pai dele ao pedaço da mãe dele.
Aí ele refletiria, se fosse um ateu dado a conversas, e poderia chegar à conclusão que a vida dele não nasceu no momento da concepção, mas que apenas se modificou naquele momento preciso e que as células duas ao se fundirem apenas o que fazem é ler um manual de instruções e seguir à risca o que ali se diz para construir o corpo inteiro dele.
Claro que ele vai espernear, se for ateu convicto, que essas instruções estão aí em tudo e que é apenas natural que a natureza siga as instruções...
Então eu lhe questionaria se por acaso ele imagina que essas instruções, escritas em todas as células de todos os seres vivos, por acaso simplesmente surgiram do nada ou se houve uma inteligência primordial a escrevê-las em cada célula...
Ele, se for pensar bem, pode até teimar e dizer que é assim mesmo... mas vai ficar com uma pulguinha atrás da orelha.... Afinal todas as células são assim ... Aí eu lhe acrescentaria que um animal, ou uma árvore, não trabalham em favor um do outro e apenas o ser humano faz esse tipo de coisa, de produzir, por exemplo, alimento para outro comer, casa para outro morar... ou seja... há, no humano, um algo que não há nos demais seres vivos...
Essa tendência de solidariedade, que está escrito no DNA do humano e não no DNA dos demais seres vivos, veio de onde?
Aí ele vai dizer que desde que o mundo é mundo que o humano, sem se associar, não vive... aí eu lhe perguntaria se por acaso o humano se associou porque quis ou se se associou porque estava geneticamente programado para tal... a qualquer resposta que ele me der, eu lhe perguntarei se sabe quem foi que programou o programa para que seja assim.
Enfim... é uma questão de fé, sim, mas cabe a cada um de nós aceitarmos que não fomos nós quem criamos o Universo, embora dentro e fora de nós exista um Universo diferente para cada um...
Aí acho que já dá para o ateu pensar que é verdade... pois se cada um tem um Universo inteiro por dentro, e distinto de todo e qualquer outro... se cada um tem um Universo inteiro por fora, e único para todo outro... ele provavelmente irá considerar que na natureza não há um único ser igual ao outro, não há um único átomo ou célula ou fóton igual a outro e acabará cedendo e percebendo que se nada - NADA - se repete na vida, então é lógico que a vida não é um programa de DNA, mas um crescer de um conjunto e esse conjunto é e sempre será mais importante que o indivíduo.
O que quero dizer é que não é fácil convencer alguém da existência do ser que lhe deu vida...
Costumo brincar... uma célula (e muito menor que a cabeça de um alfinete) construiu, sózinha, o meu corpo que é infinitas vezes maior que ela mesma e que essa tarefa é tão hercúlea quanto divina.
Imagine... se você fosse essa célula e fosse capaz de construir com o material à sua volta, terra, minério, plantas, etc um robô do tamanho por exemplo da Austrália e esse robó pudesse ainda andar e falar e pensar... você não acha que você poderia ser considerada divina?
A célula faz isso, e quando cresce e se transforma em nós, por humilde e modesta, não reconhece a sua obra... mas sabe que houve uma obra inicial. E essa... quem a fez senão Deus?
Graça e Paz.
Zacarias 4.6 ( Não por força nem por poder, mais pelo meu Espírito diz o Senhor dos Exércitos ).
Podemos observar que quem convence ao homem, é o Espírito Santo e não o homem.
Devemos sim, fazer a nossa parte em proclamar a palavra de Deus, e cabe a cada um em aceitar ou não em sua vida.
Paz do Senhor.
A biblia diz que "Os céus proclamam as obras de Deus e o firmamento as obras de suas mão." Sl 19.1. Ou seja, a propria natureza declara a existencia de Deus, o seu Criador...
Veja o que prossegue abaixo, e comprove se isso é coincidencia:
A rotação, que é o que a terra dá, uma volta em torno do seu proprio eixo, dura 24 horas. Se o tempo de rotação fosse diminuido em 1 décimo, os dias, seriam 10 vezes mais longos, e a noite, 10 vezes mais longa, com isso durante o dia, o sol queimaria toda a vegetação, e o que sobrou, seria morto pelo gelo da noite.. Isso é obra do acaso, ou é a manifestação do poder do Criador, que é Deus?
O planeta terra esta a uma distancia adequada do sol, para a vida animal e vegetal, se o planeta terra tivesse a distancia de Venus e Mercurio, toda a vida seria torrada. E se o planeta terra tivesse a distancia de Marte e plutão que é pro sol, seria tao congelada, que nao poderia ter vida. É obra do acaso a distancia da terra pro sol?
A atmosfera, ela possui uma espessura ideal para suportar, os milhões de meteoritos, de chuvas de meteoritos, que penetram nela, a uma velocidade de 45 km por segundo. Se voce quiser ter uma idéia do que é isso, multiplica 45 por 3.600 para voce ver o que é isso por hora, porque nós temos idéia de hora, em kilometros por hora, e voce vera que é uma velocidade espantosa.
Se a atmosfera nao tivesse a densidade que ela tem, o planeta terra receberia todo dia um bombardeio de meteorito, e mataria toda vida animal e vegetal. E eu pergunto, voce acha que a densidade da atmosfera é por acaso para suportar isso?
A lua esta a uma distancia da terra de 384 mil kilometros, se a lua estivesse a 80 mil quilometros da terra, as mares, que hoje são inofenssivas, inundarim o planeta terra 2 vezes ao dia. Isso é obra do acaso a distancia da lua pra terra?
Se a terra tivesse o mesmo tamanho da lua, o seu diâmetro fosse igual o da lua, a terra não teria capacidade gravitassional para segurar as aguas, e nem tão pouco a atmosfera. Voce acha que isso é obra do acaso?
Se o diâmetro da terra fosse dobrado, isto é, se a terra tivesse o tamanho dobrado do que tem, a pressão atmosférica seria tão violenta, que dificilmente poderia haver vida aqui. Voce acha que é obra do acaso, o tamanho exato do planeta terra?
Escute essa agora, só o código genetico de uma ameba, tem informações para preencher mais de 1000 vezes a enciclopédia britânica.
A estrutura mais complexa do universo é o cérebro humano, ele possui 100 bilhões de células, que tem, entre 10.000 a 100.000 ramificações interligadas entre elas. O total de ligações no teu cérebro, é de 1 quadrilhão, 10 elevado a 15.
O cérebro pesa em média, 1 kilo e 300 gramas. Não existe tecnologia no mundo, para fazer uma rede de comunicações do tamanho do cérebro. Voce acha que isso é obra do acaso?
O doutor Robert Clark, PHD em bioquimica, da universidade de Cambrid, no seu livro "Universo, plano ou acidente?", ele diz: "É impossivel, que se olha para quimica, pra fisica, pra biologia, pra astronomia, entender o universo como obra do acaso, mais sim entendê-lo como obra de engenhosidade e projeto deliberado.", Glória a Deus por isso.
Um cientista soviético chamado Dimitri, este homem possui 3 doutorados em ciências, ele é um nome mundial, ele diz que a evolução trouxe problemas para ciência, porque imperrol o conhecimento, porque toda a ciência teve que se submeter a teoria da evolução.
Nada disso é obra do acaso.
Isaias 45.12 diz: "Eu é que fiz a terra, e nela criei o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todo o seu exército dei as minhas ordens."
O universo não é obra do acaso, mais o universo é sim, o projeto de um Deus Todo-Poderoso e inigualável...
Ou podemos achar que tudo que foi feito , criado, foi obra do acaso?, nóis seriámos imagem e semelhança do acaso, o acaso se preocuparia com o ser humano nos mínimos detalhes?
As guerras , fomes , pestes , falta de amor ao próximo , não é culpa de Deus , mas nossa, por despresármos os seus ensinamentos , por escolhermos os nossos próprios propósitos. Mesmo assim ninguém é obrigado a crer em Deus, o próprio Deus nos ama tanto que não nos criou como robôs manipulados por Ele, Ele nos deu o livre arbítrio de escolhermos nossos próprios caminhos, mas nos alerta também para as consequências das escolhas. espero ter ajudado sem ofender a ninguém. abraços !!!
Glória a Deus nas maiores alturas!!!
Não,pois as coisas espirituais se discernem espiritualmente.Convencer alguém de existencia de Deus é algo sem muito objetivo pois o importante é crer em Deus,ou seja em sua palavra,a ponto de obedece-la.Crer que Deus existe,até os demônios crêem e tremem.
bom dia
apenas semeie a palavra através do diálogo
Deus fara o restante por que para nos mas nada
podemos fazer.
Acho que não, pq os ateus têm uma visão de mundo ceticista, ou seja, só acreditam no que pode ser comprovado por fatos