Ateus, o que vocês pensam da experiência da fenda dupla e do gato de Schrödinger?
http://gilghamesh.blogspot.com.br/2013/01/o-experi...
Update:Ronaldo: Se o que a física quântica expõe for de fato assim, não são mais os meus ou os teus caminhos.
Update 3:Mickey: Eu cautelosamente hesitei em citar a pessoa de Deus, mas já que você “levantou a bola”, vamos lá. O grande problema dos ateus não é negar a Deus como ENTIDADE, mas lutar contra Ele enquanto HIPÓTESE. Agora eu tenho diante de mim um bicho emplumado, que gosta de água, tem o pescoço muito longo e fino, voa com elegância e mergulha e pesca de modo desajeitado. Embora eu não tenha mostrado a foto, tudo dá a entender que é um cisne.
Update 5:Meme: Já vi evasivas melhores.
Update 7:Jeff: Você diz que "estes vídeos não são bons". Então, quando e sob quais critérios eles seriam bons? Será que é quando defendem explicitamente o ateísmo? Ou implicitamente, como o blogueiro, ateu e evolucionista Roberto Neves, que é o responsável pelo que se lê no último link? Você viu as palavras dele que eu destaquei na primeira atualização? Ele luta ferrenhamente contra a mera hipótese de existir um Deus interagindo com o mundo observável e sensoreável ao ponto de fazer sua vontade
Update 9:Ao menos morrem de medo do "fantasma quântico", filho da sua idolatrada ciência.
Update 11:Quanto à tua afirmação: "morreu o cerebro morreu a consciência", estou totalmente de acordo, bem como a própria Bíblia que diz: "Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem absolutamente nada, nem têm mais recompensa, porque toda lembrança deles caiu no esquecimento. Também seu amor, seu ódio e seu ciúme já não existem, e eles não têm mais parte em nada do que se faz debaixo do sol." _ Eclesiastes 9:5,6
Update 13:Depois de mim virão outros ainda mais aptos. Afinal, a verdade emana de Deus, sendo eu apenas um humilde e pálido coletor das migalhas que ela deixa pelo caminho, inclusive por meio da ciência. Daí meu grande interesse por mecânica quântica. Posteriormente vou novamente postar esta pergunta e é claro que não vou abster-me de responder a ti. Você é um neoateu deveras interessante. Mas, por hora, nossa conversa migrou em uma direção complicada.
Update 15:Eu não tenho como provar-te que Deus existe e que no futuro será o único governante da Terra. Não posso provar que durante este tempo muitos (não todos) serão ressuscitados dentre os mortos. Mas, posso provar-te que, segundo a Bíblia, a morte é um maldição que nos priva de toda atividade consciente. Alegre-se, Jeff! Melhor que muitos religiosos e ávidos leitores da Bíblia você agora sabe o que ela REALMENTE ensina! Até a próxima.
Comments
"Você está no R&E e quer respostas somente de ateus? É algo tão absurdo quanto um crente fanático tentando pregar dentro de um prostíbulo."
Já ouviu esta resposta?
Para entender é preciso estudar o comportamento das micro partículas que formam a matéria composta por barions, higgs, quarks, elétrons, fótons ou seja o mundo quântico ...
Os físicos querem compreender o comportamento da matéria na natureza, as descobertas da mecânica quântica mudaram o panorama, a relatividade pode explica boa parte das leis na macroescala, exemplo: você pode medir a órbita de uma planeta, calcular quanto tempo a luz viaja do Sol a Terra, porém quando vai analisar os elétrons de um átomo, você não pode dizer exatamente onde ele se encontra na eletrosfera, ele dá saltos quânticos de uma camada para outra, liberando ou perdendo energia, some de uma camada e aparece em outra, instantaneamente, a questão é: onde ele está entre um salto e outro, ele pode estar em todas as camadas ao mesmo tempo dependendo do observador?
A luz se comporta como partícula e onda, dependendo de como você observa, isso deu um nó na cabeça de muitos físicos, que inspirados nisso, resolveram criar a Teoria das cordas, que diz que cada partícula vibra sintonizada na frequência de uma determinada dimensão, e essa frequência poderia variar de dimensão para dimensão, assim como o elétron que pode estar em mais de um lugar dependendo do observador.
Dizendo assim parece algo infundado, mais analisando mais de perto o nosso universo é composto pelas estimativas de mais de 90% de energia escura e matéria escura, a chamada "matéria fantasma" que ocupa lugar no espaço, mais parece não estar nessa dimensão, pois ninguém consegue analisa-la, ela só é percebida pela sua força gravitacional.
Anjo do abismo
Esses videos nao sao bons no assunto, quando Vc observa a particula quantica Vc emite luz e essa luz altera o estado da particula de onda para particula.
E o gato de Schrodinger de fato eh um paradoxo, mas eh so uma hipotese que nao pode ser testada, e isso nao implica em coisa alguma.
Mas isso e irrelevante, todos os processos quanticos dualidade, incerteza, entrelacamento etc ocorrem independemente de nosso sistema neurologico ou seja esta separado de nossa consciencia, entao quando nosso cerebro morre nossa consciencia morre.
Alem de que nada disso aponta para uma interferencia inteligente, ou seja isso descredita e nao credita a existencia de um deus.
Deus continua sendo apenas uma hipotese na mente daqueles que preferem acreditar e essa hipotese nao tem respaldo de nenhum tipo na area cientifica.
Entre todas as especulacoes um deus eh a menos plausivel, teoria de cordas, multiverso etc ao menos tem um modelo fisico/matematico, quando houver tecnologia podera ser testado, Ja deus nao tem absolutamente nada alem de crenca.
Se Vcs crentes querem provar deus atraves da ciencia, primeiro devem construir um modelo que a ciencia possa testar, e se fosse possivel os fisicos crentes ja teriam feito isso nao concorda?
Entao nao confunda crenca com ciencia
Esse video do fisico Sean Carrol (Membro da academia de ciencias americana) fala sobre "proposito do universo" e fisica quantica e consciencia.
-----------------------------------------------------------------
Sim os videos nao sao bons nao importa que a fonte seja de ateus, os melhores videos sao dos fisicos americanos, mas como disse esses eventos e principios quanticos sao irrelevantes na tentativa de validar um deus, se alguma afirmacao pode ser feita eh de que o descredita. Veja o video que Eu indiquei que eh de um profissional aclamado na area de fisica quantica.
clique na engrenagem e tecla cc para legendas em portugues ( a traducao nao eh das melhores por ser automatizada mas eh melhor que nada)
-----------------------------------------------------------------------------------------
Quanto a existir uma forca inteligente por tras dos eventos quanticos, nao ha o minimo indicio e mesmo que houvesse isso seria indiferente para nos humanos, como ja disse os eventos quanticos nao interferem com nosso sistema neurologico e cosciencia, mais uma vez repito morreu o cerebro morreu a consciencia, Mesmo que a sua hipotese fosse verdadeira e deus agisse por traz das particulas quanticas isso seria totalmente irrelevante para nos apos a morte.
---------------------------------------------------------------------------------------
Pra falar a verdade nao consegui ler tudo que o cara escreveu, ele fala muita ***** e so um leigo fazendo suposicoes que Eu discordo, por isso so confio em quem tenha no minimo no minimo um PHD em fisica quantica.
Se Vc concorda que morreu o cerebro morreu a consciencia entao a (in) existencia de um deus eh irrelevante.
O que torna Eu ou Vc unicos eh a consciencia, se ela morre nosso individuo morre, mesmo que algo sobrevivesse e voltasse a fazer parte da consciencia cosmica que eh o que os deistas acreditam Vc DEIXOU DE EXISTIR,
O que nos torna individuos sao nossa consciencia eh memoria se elas deixam de existir Vc deixa de existir ponto final, nao importa o que supostamente sobreviva alem disso.
De um leve beliscao no seu braco e imagine que esse ser que sentiu o beliscao, nunca mais existira apos a morte do seu cerebro.
Pra tentar por isso em perspectiva vou supor que almas existam, se sua alma sobreviveu mas nao se lembra da existencia do "Edir o Anjo do abismo", simplesmente Vc deixou de existir, me compreende?
--------------------------------------------------------------------
Cade Vc? De boa, a ficha caiu?
Desculpe nao te respondi ontem pq minha esposa me chamou arrgh pra ir no mercado rs.
Para Eu acreditar em um deus eh bem simples, basta que ele se manifeste seja ele Yahweh, Allah, Thor, Vishnu....
complementando no lance de consciencia
Por que danos ao cerebro podem mudar nossa personalidade se nossa essencia esta na alma?
Se Vc nao era cristao, faz sentido que sua alma va para o inferno? Se ela sequer lembra do individuo que causou a sua condenacao?
vc ja deve ter ouvido falar em pessoas com dupla ou multipla personalidade.
Eh um subterfugio de nosso subconciente personificar uma pessoa diferente geralmente em casos de abuso emocional severo.
Pois bem, mesmo uma pessoa com dupla personalidade nao se lembra da existencia de seu "personagem" ou seja deixa de existir conscientemente durante o periodo que seu personagem assume.
Vc quando esta em sono profundo, mesmo tendo suas funcoes biologicas atendidas por seu subconsciente, nao sabe que esta vivo so sabera quando acordar.
A morte pra mim eh isso um sono profundo e eterno.
-------------------------------------------------------------------------------
2 dias sem me responder mas anda por ai postando respostas.
Ja eh a segunda vez que Vc inicia um debate comigo e quando Eu te aperto Vc sai fora.
Ate quando Vc vai seguir mentindo pra si mesmo?
-----------------------------------------------------------------------------------
A questao em pauta nem era a existencia de um deus, mas a irrelevancia da existencia de um se VC DEIXA DE EXISTIR, e isso Vc nao responde, eh algo que Vc nao quer encarar, prefere fazer de conta que nao leu o que Eu escrevi e que tudo ficara bem ao lado de um deus mesmo que o Edir deixe de existir.
-
https://www.youtube.com/watch?v=bcqd3Q7X_1A
O que ateísmo tem a ver com física quântica?
Resposta: NADA.
Esqueça os ateus. Veja se você consegue viver sem pensar neles. Preocupe-se com a sua vida, com o seu futuro e com a sua felicidade. E lembre-se de que todos são livres para seguir seus próprios caminhos. Para isso, Deus deu a todos o livre-arbítrio. Olhe mais para dentro de si, procure aprimorar-se espiritualmente para fazer uma diferença positiva no mundo. Críticas, condenações, provocações, intolerância... são coisas negativas.
Você está no seu próprio caminho. Os outros estão no caminho deles. Não é nem certo nem errado, é apenas onde todos estão neste momento. Respeite todos os caminhos e saiba que eles foram escolhidos por uma razão conhecida somente pela pessoa que o está trilhando.
legal
Em inglês o primeiro é chamado de "pussy, pussy" e o segundo só de "pussy".