Como apresentar uma aula sobre sinais de pontuação de uma forma bem dinâmica?

Fora dos já cansativos seminários e tal...

Comments

  • Olha,nãosei sevc conhece... é uma forma lúdica de começar a falar do tema:

    Um homem rico agonizava em seu leito de morte. Pressentindo que o fim estava próximo, pediu papel e caneta e escreveu:

    Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.

    Mas morreu antes de fazer a pontuação. Para quem o falecido deixou a sua fortuna? Eram quatro concorrentes:

    1. O sobrinho fez a seguinte pontuação:

    Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

    2. A irmã chegou em seguida e pontuou assim:

    Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

    3. O padeiro pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele:

    Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

    4. Aí chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

    Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

    Moral da história:

    "A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos a pontuação. E isso faz toda a diferença."

  • Tente apresentar o texto:

    "Vírgula pode ser uma pausa… ou não.

    Não, espere. Não espere.

    Ela pode sumir com seu dinheiro.

    23,4. 2,34.

    Pode ser autoritária.

    Aceito, obrigado.Aceito obrigado.

    Pode criar heróis.

    Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve.

    E vilões.

    Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto.

    Ela pode ser a solução.

    Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido.

    A vírgula muda uma opinião.

    Não queremos saber. Não, queremos saber.

    Uma vírgula muda tudo.

    ‘Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura.’

    Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER. Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM."

    Apresente os textos para os alunos sem pontuação e peça para que pontuem (a atividade pode ser em duplas). Logo a seguir devem ler para a classe seu texto já pontuado.

    Que tal?

    Acredito que será divertido. Já fiz com minha turma e rimos muito.

  • Abra um círculo.

    Explique um tópico :

    Ex.Proparoxítonas

    Distribua entre os participantes uma folha com exemplos de palavras sem acentuação.

    Eles acentuam dentro do "seu" prazo e passam o papel para o colega da esquerda corrigir, devolver e justificar a correção.

    Discuta caso a caso.

    Você vai horizontalizar a informação (um aluno ensina o outro) Isso despertará responsabilidade, atenção além de ser uma técnica mnemônica também.

    Passe para outro assunto. Use a mesma técnica.

  • Uma boa alternativa é começar a aula falando sobre o asterisco e o seu triste significado em propagandas a marketing em geral, ode você acredita que a oferta é realmente boa, mas quando le o conteúdo do asterisco acaba o seu sonho na hora e só vem os problemas, essa é uma ótima forma de demonstrar como são importantes os sinais de pontuação...

    outra forma de ser dinamico é falando sobre os vários sentidos que uma frase pode assumir ao se colocar algumas virgulas em lugares indevidos.

Sign In or Register to comment.