Como descobrir se alguém está mentindo em dizer ser engenheiro?
Oi tem um homem mentindo pra minha tia via internet, e ele diz ser engenheiro... gostaria de fazer algumas perguntas pra realmente descobrir a verdade. Me ajudem?
Oi tem um homem mentindo pra minha tia via internet, e ele diz ser engenheiro... gostaria de fazer algumas perguntas pra realmente descobrir a verdade. Me ajudem?
Comments
É muito simples, entre no site do CREA e faça uma pesquisa por nome ou CPF.
www.crea-rj.org.br/ - Clique em consultas e depois em relação de profissionais e empresas. Apenas pelo nome já dá para saber. Vai aparecer o registro dele, se houver.
Se ele está mentindo via internet não tem muito como descobrir. Ele pode estar usando um nome falso, de algum engenheiro com registro no CREA e daí, como descobrir? Depois, dependendo do assunto do qual ele está tratando com tua tia, não envolvendo transferência de dinheiro, alguma situação que envolva confiabilidade, ou qualquer coisa que possa colocar tua tia em alguma situação delicada, deixe como está. Isto é um dos absurdos que a liberdade da internet permite. Mas se vc insiste em querer tirar a limpo o caráter do indivíduo, primeiro teria que descobrir em que área ele trabalha, civil, mecânica, cartografia, eletrotécnica, telecomunicações, de alimentos (!). Com esta informação, teria que conversar com algum engenheiro da mesma área e estabelecer algumas perguntinhas básicas que poderão induzi-lo a erro. Se ele for da área da construção civil pergunte a ele sobre o que ele aconselha para preencher uma laje pré-moldada de forro da tua casa: lata de azeite vazia ou blocos de isopor. Se ele disser que vc está pirado, não é engenheiro. Apesar da pergunta parecer maluca, é coerente.
pergunta o numero do CREA dele e consulta depois
Solicite o nome dele, número do registro dele junto ao CREA e depois é só checar no CREA se o registro é válido e pegar endereço e referências
pergunte qual a are a de engenharia ,de depois pergunte se ele gosta de matematica ,fisica ,todo engenheiro gosta ,fale que tem alguem na familia que esta com dificuldades em matematica proponha ajuda para ele ,depois pegue alguns livros e pessa para ele resolver aquelas questoizinhas de vestibulares que não e para qualguer um se ele concordar e porque ele gosta de matematica e tem possibilidade de ele ser engenheiro o resto e olho no olho
Se não for brasileiro e for Português, peça o numero da OE (Ordem de Engenheiros) ou da ANET (Associação Nacional de Engenheiros Técnicos).
se não tem conhecimentos de engenharia peça a um amigo que lhe exponha uma questão de engenharia que só um eng. possa responder correctamente e não é necessário que seja muito complexa tipo "tenho uma estrutura hiperestática de 5 grau qual o método que devo usar para calcular as reacções?" talvez assim o apanhe.
nota: se for eng. civil
Todas as respostas citando a necessidade de um registro no respectivo CREA são boas. Mesmo sendo aposentado não perde o seu registro.
(Tenho muito receio de certas amizades via Internet. Não sei se é o caso de sua tia, mas todo cuidado é pouco. Principalmente em não se fornecer ao possivel "engenheiro" dados particulares, como salarios, s vive sozinha, etc.) .
A crônica policial está cheia de casos.
Não sei se adianta alguma coisa, mas procure saber se ele é registrado no CREA da sua região (ou qualquer outro CREA), se voce souber o nome completo dele é possível fazer a consulta pela internet.
Procure saber também qual é a modalidade de engenharia que ele afirma ter cursado (civil, elétrica, mecanica, agrimensura, etc.), e questione sobre os locais nos quais ele já trabalhou como engenheiro.
Mas tome cuidado, muitas vezes as pessoas se graduam em engenharia e não trabalham na área, nem tem registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura)
So pergunta a ele,de que,,se ele conhece,fulano,,que firma ele trabalha,,,,e que projetos ele esta desenvolvendo,e se ele usa AUTOCAD ,,,te garanto,se não for ele vai se enrrolar todo pra responder.
Pergunte sobre algum obra que ele fez,ou ate msm a faculdade que ele fez pra procurar o nome dele!