Qual o significado da frase de Karl Marx?(Darei 5 estrelas para quem me responder hj).?

“Se a aparência e a essência das coisas fossem iguais, a filosofia (ciência) seria desnecessária”- Karl Marx, pensador revolucionário.

Comments

• Eu entendo que... Se alguém tem uma boa aparência (se veste bem, tem um bom vocabulário e bons relacionamentos) não quer dizer que ela tenha uma boa essência. Essência eu entendo como algo que transcede a sua carne, algo que vem do seu íntimo, seus valores/ definição de certo ou errado e caráter. E a filosofia tem o papel de filosofar essa loucura de carne e essência. Logo... se aparência e essência fossem a mesma coisa não haveriam motivos para filosofar.

• É mais ou menos o que dizia o “mito da caverna”, de Platão.

As pessoas estão dentro de uma caverna e só veem sombras. Para elas isso é a realidade. Não sabem que por trás das sombras é que está o real.

Para Marx, o trabalho do filósofo deveria ser o de mostrar o que existe por detrás das sombras... mostrar, por exemplo, que o “lucro do patrão” na verdade é “salário não pago”.

Sign In or Register to comment.