Guardar o sábado...pq?
Sou adventista do sétimo dia e recebi umas perguntas sobre a guarda do sábado...vou tentar resp. ..e desde já gostaria de deixar bem claro q nós adventista acreditamos na salvação pela fé, e ñ pelas obras...ñ consideramos o mandamento do sábado o mais importante...tds sao de igual importancia...e independente da religião..quem crer será salvo...Agora as perguntas(nao respondi tds por falta de espaço...mas estas justificam as outras)2. Se o sábado não era somente para o judeu, então por que Deus diz que era um sinal entre Deus e Israel somente? (leia Ezequiel 20:12-20).R:Ë verdade q nesse part da biblia fala apenas para o povo de Israel(a primeira aliança,decendentes, depois de Jesus Israel é o povo de Deus independente de sua linhagem)Mas em hebreus 4 fla justamente sobre isso..lê lá.3. Se o sábado tem força de lei para a igreja, então por que nunca vimos a igreja primitiva se reunir no sábado, mas sempre no 1º dia da semana? (leia Atos 20:7 e I Coríntios 16:2).R:leia marco15:42-16:2
Comments
Ingrid.
Parece-me que todos estão esquecendo a Palavra de CRISTO JESUS:
"Não cuideis que vim ab rogar a Lei ou os Profetas, não vim anular, mas cumprir. Em verdade vos digo que até que o Céu e a Terra passem nem um jota ou um til se omitirá da LEI sem que tudo seja cumprido." (releitura)
Logo, por que discutir?
O Sábado é o Dia do Senhor e aquele que transgredir um só dos Mandamentos se torna responsável por todos os demais Mandamentos.
CRISTO JESUS colocou algumas excessões, mas jamais invalidou o Dia de Sábado.
Na contramão do Judaísmo e do Cristianismo estão os que colocaram o Domingo como o DIA DO SENHOR.
Felicidades.
VR.
Vejamos um outro erro de tradução na bíblia sangrada João Ferreira de Almeida sob a palavra “pépetuo”.
O que significa a palavra perpetuo?
Perpetuo é algo que é eterno, para sempre.
Vejamos mais outro erro de tradução,pegue a sua bíblia João Ferreira de Almeida e abra em
“Guardarão pois o sábado os filhos de Israel,celebrando o sábado nas suas gerações por concerto[pacto] perpétuo.Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre ”Êxodo.31:16,17
Assim segundo esta tradução errada,a observância do sábado semanal seria eterna
Mas palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em João Ferreira de Almeida é ‛oh•lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.
Pode significar para sempre, dependendo do contexto, mas não necessariamente.
Pois em Números 25:13, a mesma palavra hebraica(Oh-lam) se aplica ao sacerdócio, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.
Por exemplo,esta mesma palavra ‛oh•lám também aparece em Êxodo.40:15 em Números.25:13 se aplicando ao sacerdócio de Israel mas que mais tarde teve o seu fim segundo Hebreus.7:11,12-24 e Hebreus.10:1
“Todo varão,entre os filhos de Arão comerá dela[manjares]:estatuto perpétuo...”Levitico.6:18,22
Leia também Levitico.7:34,36/Levitico.16:29-34
“Disse mais o Senhor a Arão:E eu,eis que te tenho dado a guarda,com todas as cousas santas dos filhos de Israel;por causa da unção as tenho dado a ti e a teus filhos por estatuto perpétuo.”Números.18:8
“Então o Senhor falou a Moisés,dizendo:Finéias,...e a sua semente depois dele,terá o concerto do sacerdócio perpétuo...”Números.25:10
Qual é o perigo destas versões errôneas?
É por causa destas versões erradas que algumas seitas evangélicas se apóiam na guarda de um sábado semanal.
Assim sendo se fossemos dar créditos a estas versões ao pé da letra ainda estaríamos praticando sacrifícios de animais, praticando a lei da oferta de manjares no fogo[Levítico.6:18,22],oferecendo gordura de animais em sacrifícios[Levítico.7:34-36] Festejando as festas anuais das expiações[Levítico.16:29-34]Oferecendo pães e doze bolos para o senhor como estatuto perpétuo[Levítico.24:5-8] e o sacerdócio de Finéias nem Cristo teria posto fim[Números.25:10-13,compare com Romanos.10:4]...
Assim vemos que esta versão das Escrituras sagradas é totalmente contraditória do inicio ao fim. A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas faz com que a Bíblia se torne viva em linguagem facilmente entendível. Ela tem mais de 1.400 páginas, e vem equipado com concordância, apêndice e mapas. Assim vemos o quanto somos agraciados com uma tradução da bíblia que realmente traz coerência e clareza
Para saber mais consulte o site: jw.org
Guardar o sabado pra descansar da sexta a noite e ir pra farra de novo.
bom gente assunto polemico esse heimm!!bom mas vou dar minha opinião,e antes deixo bem claro q respeito todos aki e que servimos um só e mesmo Deus!! =D
eu queria dizer q eu creio q ninguem e capaz de cumprir toda a lei(so jesus fez isso por isso ele nos justifica e salva),porém so pq não podemos cumpri-lá não significa que devemos tentar cumprir a lei,lá em hebreus fala q não estamos debaizxo da lei pq estamos debaixo do sangue de cristo ,mas A LEI mostra o nosso pecado e tem valor e devemos tenatr segui-lá!!
eu me pergunto se a lei de não matar ,não ter idolos honrara pai e ma~e tb é so para os judeus???? bom acho q não se a do Sábado é ,pq Deus escreveu ela na mesma tabua???
gente a questão aki não é quem cumpre mais a lei ou deixa de cumprir ,a lei esta no nosso coração e a questão do sabado esta no coração daqueles que a guardam.Sabe o sábado é um dia progamado por Deus para um descanço semanal e recarga espiritual ao contrário de que muitos pensam nçao é só no sábado q os adventistas adoram a Deuis ele deve ser adorado em todos os momentos todos os dia,mas no sábado é um adoração especial todas as coisas foram divinamente planejadas no sabado para ele ser completamnete dedicado a Deus sem trabalhos,sem afazeres a não ser aqueles q te liguem ao pão da vida!!é um memorial da criação divina!!
vcs acreditam q o sábado é uma coisa errada?onde diz isso? gostaria de saber onde fala que não é mais pra guardar o sábado??
pq eu penso q se Deus escreveu 2 vezes a mesma coisa (pq uma vez moises quebrou a tabua),e escrevu tudo junto e se acreditamos nos outros mandamentos e tentamos seguir este tb esta incluso e se foc da vontade de Deus tira-lo ele diria isso na bibiblia e jesus num teria guardado o swabado como ele guardou!!!e mais Jesus veio e mostrou qual é a forma correta de se guaradr o sábado deu vida ao mandamento q por causa dos homens trazia a morte!! assim como diz em hebreus!
bom gente eu oro para que o Espirito santo continue iluminando a todos nós e para que possamos ver aquio que ELE quem q vejamos, e não o que o nosso coração quer,porque para os que não guardam o sabado os que guaradam falam"vcs estaum lendo e interpretando da forma q vcs querem e acham melhor" e os que não guardam repetem a mesma cois!!
Deus é um só e tem uma só palavra e ela é sim sim e não não!!
sua lei é perfeita e eterna , nosso espelho q mostra nossos erros e o caminho q devemos seguir que e jesus o caminho a veradade e a vida uninica forma de salvação e exemplo a todos nos!!!
que Deus nos abençoe !!
Oi Ingrid,
Não quero que se ofenda! mas existe um erro muito "grave" em suas defesas apresentadas, e é o seguinte:
vc tenta rebater versículos com outros versículos dando a idéia de que a bíblia é contraditória. Por exemplo: a pessoa diz pra vc ler Ezequiel 20:12-20 e vc, ao invés de explicar rebate mandando ele ler Hb 4:1. Dessa forma então vc escolhe o que melhor lhe aprouver? claro que há um erro!! pois a bíblia não é contraditória!!!
Vamos lá:
Vc citou o texto de Hebreus 4....Conforme o escritor do livro de Hebreus, como alguns têm falhado em entrar no descanso? é simples! é por meio das obras de justificação! É exatamente pela tentativa de “guardar a lei” que o sabatista falha ao tentar repousar no Senhor do sábado!
Outra! será que os adventistas guardam o sábado como a Bíblia ensina?
Lemos em Deuteronômio (5.12-15) que o sábado deve ser guardado pelos israelitas, os seus filhos, os seus servos (empregados) e pelos visitantes.
Contudo, antes de irem para o culto sabatino, os adventistas usam da água e da energia elétrica para o banho. O que estão fazendo? Lançando mão dos serviços de terceiros (servos). Também usam os veículos automotores (queima de combustível) e serviços de terceiros (motoristas e cobradores de ônibus, ou frentistas de postos de gasolina). Ao chegarem na Igreja Adventista do Sétimo Dia, usam da água (no toalete e nos bebedouros) e da energia elétrica distribuídas por alguma companhia (serviço de terceiros).
Ingrid, devemos tomar cuidado pois a Bíblia diz:
“Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2.10).
Ainda que conseguissem guardar toda a lei, a salvação jamais virá pelas obras da lei: “Ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rm 3.20).
"Persisti em examinar se estais na fé, persisti em provar o que vós mesmos sois". 2 Cor. 13:5
A Paz!!
Os Católicos guardamos o domingo pois é o dia da ressurreição do Senhor, simplesment por isso.
Foi revogada a antiga Lei judaica após o cumprimento da missão de Jesus que era judeu, com isso a igreja primitiva passou a guardar o domingo em digamos assim "homenagem" à ressurreição de Jesus.O sábado manteve-se apenas pelos judeus não convertidos que até hoje aguardam o Messias etc... e seguem a antiga Lei.
não tem problema nenhum guardar o sabado, é apenas uma doutrina adotada pela Igreja Adventista do sétimo dia, a questão é, isso não dever se tornar uma premissa para a Graça de Deus, ou seja, estar a frente da obra redentodora do Senhor Jesus Cristo.
Jesus disse: " o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado" podemos adotar todo o tipo de doutrinass como já existem por aí, porém, Jesus é o único caminho, o único mediador entre Deus e os homens, não há outro nome.
Muitas passagens mostram que o mandamento para guardar o sábado foi dado somente aos judeus.
O Novo Testamento mostra que os cristãos não estão mais sob a obrigação de guardar a lei do Velho Testamento. Os adventistas e outros tentam escapar do significado destes textos, inventando a diferença entre a lei moral, que eles chamam a lei de Deus, e a lei cerimonial, que eles chamam a lei de Moisés.
O termo sábado é usado na Bíblia quase exclusivamente para os sábados semanais e é a própria palavra usada pelo Senhor quando ele deu os dez mandamentos.
Jesus guardou o sábado. Certamente que sim. Jesus era um judeu nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e portanto obedeceu a todas as leis do Velho Testamento. Jesus foi circuncidado, ordenou a entrega de oferendas ao sacerdote, pela purificação, guardou a Páscoa, etc. (Lucas 2:21; 5:12-14; Mateus 26:18-19). Mas quando Jesus morreu, ele inaugurou a nova aliança e revogou a velha. Se o fato que Jesus guardou a Páscoa não prova que nós também deveríamos guardá-la, então o fato que Jesus guardou o sábado não prova que nós deveríamos guardá-lo também.
Duas passagens mostram claramente que os primeiros cristãos adoravam nos domingos:
· Atos 20:7 "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo que devia seguir de viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite." Notem que este dia era um domingo. Os adventistas argumentam que esta reunião era na noite de sábado, mas as Escrituras dizem que era no primeiro dia da semana. Notem também que o propósito da reunião deles era partir o pão. Nesse trecho, e referindo a outras passagens (Atos 2:42; 1 Coríntios 10:16; 11:18-34), está claro que isto se refere à Ceia do Senhor. Os adventistas argumentam que eles se reuniram porque Paulo partiria no dia seguinte, mas o trecho diz que eles se reuniram para partir o pão.
· 1 Coríntios 16:1-2 "Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for." Os primeiros cristãos, aqui, contribuíam com seu dinheiro no primeiro dia da semana. Por que seria feita a coleta no domingo, se os cristãos não se reunissem nesse dia?
Da uma olhadinha neste site:
http://www.estudosdabiblia.net/a4.htm
Talvez você abra mais os olhos!
Eu guardo o sabado pra tomar umas cervejinhas com os amigos, falar de futebol, rir , olhar as gatas passando na rua, enfim, coisa de gente normal, faz bem. O problema é que agora tem de escolher um barzinho perto de casa pra voltar a pé porque se não... mas tá certo, tem mais é que impedir motorista bebado de dirigir.
Ingrid, sou estudioso da bíblia, é posso afirmar que em atos 15 houve uma contenda entre os apóstolos, sobre a circuncisão, visto que seguindo a lei, todo cristão varão, deveria ser circuncidado, note que na resposta dada aos apóstolos e anciãos, que conforme orientação do espírito santo, deveremos guardar da antiga lei, somente as coisas necessárias e descritas em Atos 15:28.
Mas guardar o sábado e outras coisas da antiga lei, não quer dizer que desrespeitamos o novo pacto de Jesus, visto que Jesus veio para cumprir a lei, para que hoje, possamos viver pela graça.
Mas outra questão pode ser levantada, PORQUE guardamos então o DOMINGO.
Olhem que o rei Constantino, era um homem que adorava deuses pagãos, e vendo o crescimento do cristianismo, resolveu unir as suas crenças pagãs, com as crenças cristãs, (ao exemplo do foi feito na Bahia, há cem anos). Portanto ele instituiu guardar o domingo, o dia 25 de dezembro como nascimento de Jesus, (que era dia do deus sol) e outros dogmas que são seguidos até hoje.
Bem para finalizar, apesar de não ser adventista, pois creio que religião são coisas de homens, acho mais correto guardar o sábado do que o domingo, visto ser uma data instituída por homem.