Pq o dólar pode subir...como pode? Quais os critérios de aumentar a moeda?
Eu queria saber pq o dólar pode subir e a moeda não.
Se alguém poder me ajudar!
Update:E eu queria saber quais os critérios de aumentar a moeda...
Eu queria saber pq o dólar pode subir e a moeda não.
Se alguém poder me ajudar!
Update:E eu queria saber quais os critérios de aumentar a moeda...
Comments
A alta da moeda americana é alimentada por três fatores. O primeiro é a falta de crédito internacional. Como vimos no artigo sobre a crise financeira, as instituições financeiras internacionais enfrentam problemas, e o dinheiro injetado pelos governos foi muito mais para salvar essas instituições do que para circular na economia. Com isso, está mais difícil para as empresas obter moeda americana para financiar seus projetos, pois os bancos estão mais resistentes a emprestar.
O segundo fator seria a fuga dos investidores em direção aos títulos do Tesouro americano [Treasures], considerados um porto seguro em meio à tempestade. Para comprá-los, é necessário pagar em dólar – o que eleva a demanda pela moeda e, por tabela, seu preço.
O terceiro [e mais diretamente ligado ao mercado brasileiro] fator é muito mais um impulsionador do que causador da alta do dólar, mas afeta fortemente o Brasil: as empresas armaram estratégias para lucrar com a queda do dólar, através de derivativos. Com a disparada do câmbio, precisaram desmontar essas estratégias e isso elevou a pressão para comprar moeda americana, o que só impulsionou o câmbio. Dois exemplos desse equívoco foram a Sadia e a Aracruz, com perdas de R$ 760 mi e R$ 1,95 bi respectivamente. Apesar da Aracruz não ter perdido de fato esse montante, a operação custou à empresa a perda do grau de investimento dado pela agência de classificação Fitch Ratings.
Especula-se que o dólar deva voltar a valores entre R$ 1,80 e R$ 2,00 até o final do ano, mas certamente não voltará ao patamar de R$ 1,60 como em agosto.
olha é assim: com essa crise internacional, os investidores estrangeiros, que são mais de 1/3 do capital da Bolsa de Valores, fogem do Brasil para investimentos considerados mais seguros como os TÃtulos do governo americano.
Como a cotação do dólar é baseada na lei de oferta e procur, com a retirada de dólares, falta dólares e o seu valor sobe.
Atualmente no Brasil, temos o sistema de taxas de câmbio flutuantes.
Entretanto, o sistema de flutuação é monitorado pelo Banco Central, o qual intervém, quando o dólar valoriza muito em relação ao real. à o chamado processo de "flutuação suja". Excesso de demanda de dólar = intervenção do Banco Central que passa a vender dólar
Portanto, a demanda e oferta chamada de livre não existe, pois sofre as intervenções do Bacen.
No atual momento, devido a crise internacional, investidores internacionais que aplicavam em nosso mercado financeiro (seja em renda fixa ou renda variável (ações por ex.), tiveram que liquidar as suas operações no Brasil, para poder cobrir rombos em outras operações em seus paÃses de origem.
Como as aplicações no Brasil são feitas na moeda local (o real), para efetuar as remessas para o exterior, os recursos tem que ser convertidos em dólar. Desse modo aumenta a demanda pelo dólar.
Um outro fator é que em momentos de crise, muitas pessoas preferem deixar o seu dinheiro em moeda estrangeira e em ouro. Mais um motivo para aumento da demanda.
Apenas complementando a resposta da amiga, não existem critérios, nem regras, para aumento da moeda, é a chamada "lei de mercado" (da oferta e da procura), quanto menos oferta, (se o produto está escasso), qualquer que seja ele, fica mais caro, quanto mais oferta do produto, mais o preço cai. Muitas vezes o governo intervem para segurar o preço. Mais ou menos isso.