Gostaria de saber como é a visão de alguns espíritas que não acreditam em Deus?

Bom, baseio-me na resposta do usuário RuyLFreitas. Fiquei curiosa a respeito dessa visão de ser espírita e não acreditar em Deus como um espírito onipotente e onipresente, apenas como um fluido universal, que de tudo dele se cria. Gostaria de entender mais a cerca dessa visão. Aqui se encontra o link da resposta do nosso amigo que despertou minha curiosidade:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aq...

Comments

• Natallie, eu sou espírita e também fiquei muito curioso para saber essa visão de Ruy em relação à Deus, entrei em contato com ele e recebi essa resposta:

"

Oi! Prezado Thyago.

Foram muitos anos que levei para descobri que o Deus que eu imaginava, não existe. Muitos Espíritas ainda continuam acreditando no mesmo Deus que eu via, mas não serei eu por palavras que os convencerei a não existência daquele Deus do VT. O universo todo ele é energia, essa energia é que posso considerar Deus, pois ela é equalizadora, criadora, mantenedora, harmoniosa e vamos por aí, ok? Mas será que essa energia ouve, fala, vê, sente e por aí por diante? Não!

Sabe Thyago! eu acredito no Deus que habita em você, que seria uma centelha que desprendeu-se e veio desde os Reinos: Mineral, Vegetal, Animal depois ocupou outros Orbes como fosse um estágio, para depois vir pata a Terra vivendo entre povos primitivos, deu para entender?

Thyago! Eu só pude ter esta certeza depois que estudei muito, e só quando atingi aos meus 33 anos é que ter a certeza absoluta, antes eu relutava contra mim mesmo. Lamento Thyago, mas garanto doeu por demais, mas daí por diante para esse Deus eu dei adeus.

"

Assim, eu acredito que ele imaginava um Deus antropomórfico, tando que citou VT. Percebo que ele se apegou aos nossos sentidos humanos e ainda não compreendeu o Deus da visão espírita, pois, percebemos em alguns momentos ele tomando o efeito pela causa.

A inteligência pode compreender, mas não alcança o não-dimensional. A nossa concepção está adstrita à apreensão dos seres e das coisas deste universo relativo em que todos vivemos. O infinito, portanto, não pode ser

alcançado pelo finito.

Sendo Deus a origem e princípio absoluto de todas as coisas, a nossa inteligência relativa não tem capacidade para apreender ou alcançar a dimensão absoluta, em que o Ser Supremo é, por conseguinte jamais poderemos alcançá-LO na sua integridade existencial.

Deus não poderia ser dimensional porque teria uma forma, estaria limitado a um dado espaço-tempo. Ele é a imanência, o sustentáculo deste Universo infinito. Deus não é uma inteligência, como nós, mas sua origem e fonte universal absoluta.

Deus não é um Espírito, assim como nós, com atributos, porque poderia modificar-SE, teria limites, e o Absoluto é imutável, não pode perder ou acrescentar valores, não pode ter limites. Não é uma consciência, como nós, porque pensaria de modo relativo, particular, o que implicaria em mudanças, alterações, e o Absoluto é imutável.

Abraço fraterno!

• Vc confundiu, o Ruy não respondeu isto.

O Fluido Cósmico é criação de DEUS e usou para moldar o Universo tanto material quanto espiritual.

Não existe espírita kardecista que não creia em DEUS.

DEUS é a base do Espiritismo

Mas DEUS não é um velho de camisola sentado numa nuvem.

• devagar com o andor, querida! Pietro Ubaldi, o autor de A Grande Síntese nunca foi espírita "au pied de la lettre"...

embora tenha obtido a simpatia de muitos espíritas, nem por isso sua obra não foi alvo de críticas contundentes, da altura de um Herculano Pires, por exemplo...

Kardec, Kardec e mais Kardec.

Nem entro na discussão da essência de Deus ou da crença nEle por parte dos Espíritas, fora de cogitação, discussão do "oceano energético" foi superada ainda no século XIX...

leia uma crítica em:

http://www.ofrancopaladino.pro.br/mat341.htm

• Olhe, espírita que não acredita em DEUS não existe... TODO espírita (que segue a Doutrina Espírita) ACREDITA EM DEUS... Não existe excessão... E, para nós, espíritas kardecistas, DEUS é Onipotente, Oniciente e Onipresente... A Doutrina Espírita define: "DEUS é a Sabedoria Suprema e a Causa Primária de TODAS as coisas e de TODOS os seres"... Pode ser que o Ruy Freitas seja espírita de linha Umbandista e talvez por isso ele acredita só no fluído universal... A Doutrina Espírita no primeiro livro ("O Livro dos Espíritos") espírita publicado por Allan Kardec em 1857 em Lion, na França, nos ensina que o Fluído Universal é uma criação de DEUS e é a partir dele que DEUS cria TODAS as coisas e TODOS os seres existentes no Universo... O Fluído Universal não tem SABEDORIA nem INTELIGÊNCIA... QUEM TEM SABEDORIA E INTELIGÊNCIA É DEUS que criou o Fluído Universal e a partir dele criou TUDO que existe no Universo (inclusive o próprio Universo)...

• Muito superior, já que eles conseguem ver fantasmas flutuando.

• Amada Natalie.

A Doutrina Espirita define Deus como a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas e Kardec comenta que “A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza intima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, á medida que o seu senso moral se desenvolve, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas e ele faz então, a seu respeito, uma idéia mais justa e mais conforme com a boa razão embora sempre incompleta.”

Portanto, podemos entender que Deus é onipotente, onisciente e onipresente

• Natalie - Todo e qualquer Espírita que não seja Evangelizado É UM ESPÍRITA PELA METADE.

Esse cidadão não sabe o que diz e ainda torce a mensagem de Pietro Ubaldi. Um Espírita declarar que NÃO ACREDITA EM DEUS É LAMENTÁVEL.

• Eu sou ateu e não acredito em deus, vc quer saber como é a minha visão? ficou curiosa?

• boa tarde.

o amigo ruy esta um pouco equivocado, mas, devemos respeitar sua opinão, visto que cada pessoa tem seu ponto de vista e cabe a ele mudar ou permanecer na ideia.

Os espiritos superiores vieram explicar o que é Deus, Jesus Cristo atestou sua grandeza e existencia, chico deu exemplo da bondade divina. realmente tem coisas que fogem aos nossos sentidos. na minha opinião, espirita que realmente é espirita, acredita em Deus sim. Ruy eu nao sei se é, ou, foi algum fake, sei la. por favor nao ache que nós espiritas nao acreditamos em Deus. por falar Nele.

Fica com Deus. riso

Sign In or Register to comment.