Quais as sugestões de materiais que vocês me dariam para uma maquete?

Sou aluna da 1ª fase do curso de Design Gráfico, e na Disciplina de Projeto artístico temos que desenvolver uma maquete do Templo de Ártemis, umas das 7 Maravilhas do Mundo Antigo.

Essa é uma foto, para dar uma idéia de como ela é: http://www.7wonders.info/artemis.jpg

É complicado escolher porque ela deve ser feita a parte interna e externa.

Então quais os materiais que vocês acham que ficaria uma maquete bonita, e ao mesmo tempo não seria tão difícil manipular?

Comments

• Para um aspecto mais "clean" o melhor será cartolina tipo balsa (não sei o nome que se usa no Brasil, é aquela cartolina com um entre-meio de esponja, que é branca dos 2 lados, é muito utilizada para fazer os projectos de arquitectura, é leve, mas tem consistência suficiente para se manter em pé, aguentar colagens, e furações para encaixe de outras peças), para as colunas provavelmente será melhor usar cartolina duplex, tem uma certa resistência, porque é de uma gramagem superior à cartolina normal, e fazendo rolinhos terá uma boa base para aguentar o tecto, os entablamentos, o pórtico e o frontão.

Não sei até que ponto sua maquete terá que ser pormenorizada, se precisar pode utilizar uma fotocópia cópia dos relevos do frontão triangular e colar directamente na peça triangular de sua maquete.

Se tiver geito para trabalhar com massas moldáveis, género de barro, biscuit, pasta de papel, ... pode fazer suas cariátides, capitéis das colunas, ou qualquer outras estátuas nesse tipo de material, para dar mais realismo ao seu templo.

Espero ter ajudado, boa sorte para o projecto, e dei-te logo mãos à obra, para ter tempo se algo não ficar da sua vontade, dar tempo de alterar.

Bjs

• Assim como a Susana respondeu, você poderia fazer a Base de spumapack (ou você pode procurar como prancha rígida para apresentação de projetos).

Para o Templo você poderia procurar por madeira balsa, que é bem fácil de esculpir e fica com aspecto profissional e bem acabado.

Como alternativa (e como eu faria se fosse meu projeto) você poderia usar papel/papelão paraná, que é um papelão fino e rígido. Assim você poderia ir construindo sólidos geometricos (cilindros para as colunas, alguns paralelepípedo, etc) e colando com cola quente em pistola. No final vc poderia pintá-lo, pois o paraná aceita tinta mto bem...

Boa sorte

• Olá, sou arquiteta e acho que para maquetes os materiais mais simples de se manipular são madeira balsa e PVC.

Eu gosto de maquetes monocromáticas, acho mais bonitas, por isso prefiro a balsa, que também é fácil de trabalhar. Mas caso você precise pintar acho que o PVC é melhor. A única coisa ruim é colar. Se usa uma cola tipo super bonder que vende nos locais que você compra o plástico.

• você pode juntar aqueles rolos de papel higiénico que sobram no final , uní-los de dois em dois para fazer os pilares do templo...

Sign In or Register to comment.