função umaa duvidaa AJUDAAA?

Em uma indústria de peças de metal existe uma etapa de tratamento em que as peças sofrem uma variação de temperatura. Determine em que instante t a temperatura atinge seu valor máximo, sabendo que essa variação é dada por f(t) = -t^2 +3t +1, com 0<t<4.

eu n sei se nesse caso eu faço o XV OU O YV...

Comments

• Vamos lá.

Pede-se o instante em que a temperatura é máxima na função abaixo, com 0 < t < 4:

f(t) = -t² + 3t + 1.

A pergunta é: em qual instante "t" a temperatura é máxima. Então você está procurando o "xv", que é o valor de "t" em que a temperatura é máxima. Se você procurar o "yv" você está encontrando a própria temperatura máxima.

Então, tendo por base a função f(t) = -t² + 3t + 1, temos que o "xv" será dado por:

xv = -b/2a -----fazendo as devidas substituições, temos:

xv = -3/2*(-1)

xv = -3/-2

xv = 3/2 = 1,5 <---Pronto. Essa é a resposta. Esse é o instante em que a temperatura é máxima.

Bem, a resposta já está dada. Agora, só por curiosidade, se você quiser saber qual é essa temperatura máxima, você substitui o "x" por 1,5 na função e obtém a temperatura máxima, ou seja:

f(1,5) = -(1,5)² + 3*1,5 + 1

f(1,5) = - 2,25 + 4,5 + 1

f(1,5) = - 2,25 + 5,5

f(1,5) = 3,25 <----Essa é a temperatura máxima.

Observe que essa temperatura máxima encontrada da forma acima é a mesma coisa de encontrar pela fórmula do "yv". Veja:

yv = -[b² - 4*a*c]/4*a -------fazendo as devidas substituições, temos:

yv = -[3² - 4*(-1)*1]/4*(-1)

yv = -[9 + 4]/-4

yv = -[13]/-4

yv = -13/-4

yv = 13/4

yv = 3,25 <----Veja que o valor é o mesmo.

É isso aí.

OK?

Adjemir.

• O máximo de uma parábola é dado pela seguinte equação:

xmax = - b/2a

Portanto, o máximo da função f(t) ocorrerá em:

tmax = - 3/-2 = 1.5

Note que t = 1.5 está dentro do domínio da função f (0<t<4).

Finalmente, a temperatura atingirá o máximo em t = 1.5

Se continuar com dúvidas entre em contato pelo email [email protected]

• Legal gostei desta soma ai desta conta irei fazer ela preciso desta conta também

Sign In or Register to comment.