Economia Vs Matemática?
Olá, este ano vou prestar vestibular, e estou muito interessado em fazer economia; pesquisei bastante sobre o curso... ai que surgi minha questão, na escola eu sempre fui um aluno de desempenho médio em matemática, e andei vendo o tipo de matemática que se faz uso em economia e fiquei bastante apreensivo, pois achei bem difícil .... O QUE EU QUERO SABER É, SE COM A AJUDA DA MINHA HP12C CONSEGUIRIA SUPERAR ESSE OBSTÁCULO, POIS VI ALGUNS CÁLCULOS E CONCERTEZA EU NÃO TERIA CAPACIDADE DE RESOLVE-LOS À "MÃO".
desde já agradeço
Comments
Jocemar, não fique assustado.
O foco do ensino médio é, quase sempre, transformar o aluno em uma calculadora. Aquele que resolve mais contas em menos tempo é tido como o melhor aluno, sendo que, na verdade, é só uma máquina treinada. Isso é de certa forma válido para a realização do vestibular, que exige considerável velocidade.
Por outro lado, os alunos que não conseguem atingir esse nível de eficiência na realização de contas passam a se considerar inaptos à matemática em geral. Que fique claro: isso NÃO é necessariamente verdade!
O tipo de raciocínio exigido na faculdade é consideravelmente diferente. A prova disso é que os cursos de cálculo, até para os alunos mais velozes, geralmente distribuem notas baixíssimas no início. Ou seja: em um curso de, e.g., cálculo, não adianta mais ser uma máquina humana de calcular.
O que eu quero dizer é que seu desempenho mediano não necessariamente indica que você não tenha talento para a matemática. Não indica nada, aliás. O fato de você usar ou não sua HP 12c não vai ser muito relevante para seu desempenho da faculdade.
Fique tranquilo, porque será exigida de você a capacidade de pensar, não a eficácia máxima na realização de contas.
Jocemar,eu curso economia e antes de prestar o vestibular este era uma das minhas maiores preocupações,na verdade em boa parte das universidades a matematica que você irá usar durante o decorrer do curso esta inserida na grade do primeiro ano,no começo uma calculadora cientifica da conta do recado,os conteúdos mais cobrados são limites,derivadas e outras materias usadas para encontrar o ponto de equilibro entre demanda e oferta,no ano em que começei o curso, de 50 alunos pode-se dizer que 90% teve dificuldade com as matérias citadas,alguns recorreram a professores particulares e resolveram a encrenca,mas o problema que a maioria das escolas de ensino médio não ensinam esses conteúdos (limites e derivadas),mas não é o bicho de sete cabeças,nada que algumas horas de estudo e sarnear bastante o professor não resolvam...hrshrshrshrs.
Mas isso é apenas uma das fases do curso,depois de dominar a Matematica aplicada a Economia, o trubisco fica mais fácil.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Curso de Economia é uma excelente opção,caso você fique desempregado depois de formado,ao menos vai saber o porque!hrshrs...
. Os caminhos melhores para você é matemática e química sendo que química o seu progresso será maior
Meu prezado,a HP 12c é apenas um instrumento de trabalho, assim como a caneta é para um escrevente ou um computador é para estudantes ou algumas atividades do trabalhador.O curso de ciências econômicas, se inicia através de um vestibular em que uma das principais exigências é matemática entre outras matérias.Nos dois primeiros anos de faculdade você terá a matéria Análise Matemática I e II onde a partir do treinamento em Funções e Derivadas você irá conviver também com Estatística.Serão matérias básicas para se inteirar de outras cadeiras como Micro e Macro economia.Além das ciências exatas você irá conhecer a História do Pensamento Econômico ou as teorias de grandes economistas do passado e dos tempos modernos, terá noções para formular sua teoria de Desenvolvimento Econômico, aprenderá ou aprimorará os conhecimentos em Contabilidade e conhecerá Contabilidade Social.Enfim, o que quero dizer é que Economia é uma ciência social e não uma ciência exata, mas a matemática é uma ferramenta muito importante para nós e a Matemática Financeira é fundamental em que você tenha completo domínio.As tabelas de matemática financeira e as Tábuas de Logaritmo foram substituídas pela Calculadora HP12C e pelo Excel.Estude,use e abuse de sua HP12C e comece a treinar também planilhas em Excel.Deus te abençoe e acredite nele pois você será um vencedor.
A imensa maioria dos testes em economia pode ser utilizada calculadora. Seria muito difícil e longo os testes se não fossem dessa forma.
Uma calculadora financeira como a sua é suficiente em boa parte das disciplinas, mas uma calculadora científica é igualmente extremamente útil em disciplinas como Estatística e Matemática.
Sugiro ler esta resposta, pois está mais completa e pode lhe ajudar mais: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ao...
Valeu?
Barbosa.
Olá Jocemar!
O curso de economia tem muitas matérias de matemática e esta, acompanha o profissional no dia-a-dia básico no trabalho.
Saiba q lidar com números e gráficos é fundamental na profissão.
Ao mesmo tempo se vc gosta do tema, fique tranquilo. A máquina hp financeira é usada pela quase totalidade dos profissionais da área e serve para calcular quase tudo !
Lembro q existem até cursos específicos para ' domar ' a ********" rsrsrs
abç