Depois de formado em física como faço para fazer mestrado em astronomia?
Olá pessoal.
Quero muito ser astrônomo, mas tenho que me informar direito.Então, se eu me formar em uma faculdade de física aqui no PR, tenho que fazer mestrado em SP ou RJ né?Mas tipo, depois que eu me formo como faço para fazer o mestrado?
Por favor, me expliquem, estou com essa dúvida!>.<"
Obrigado:)
Comments
Dando uma resposta um pouco mais completa que o KK.
Os programas de pós-graduação são muito parecidos com os de graduação em alguns aspectos burocráticos:
1- Existe um exame de seleção e certos períodos do ano (no geral no final e no meio).
Abaixo estão os detalhes dos exames da USP e UFRJ:
USP: http://www.iag.usp.br/pos/astronomia/selecao/proce...
UFRJ: http://www.ov.ufrj.br/pos_selecaodenovosalunos.htm
Quando for prestar a prova, dê uma boa lida nessas páginas para conhecer os requerimentos, documentação exigida e também conteúdo cobrado nas provas e se prepare!
2- Se você passar no instituo você deverá se matricular como aluno e cumprir cŕeditos assistindo a aulas.
Acima de um pesquisador, um mestrando é um aluno. Por isso procure descobrir qual instituto oferece a você melhores oportunidades de estudar o que deseja!
Por fim, durante a graduação, você será incentivado a fazer uma iniciação científica, que envolve buscar um professor orientador, escrever um projeto de pesquisa e afins. Não deixe de fazer a iniciação para pegar o jeito! Vocẽ terá que repetir a via crúcis de conhecer o trabalho de possíveis orientadores, convencê-los que você é um aluno do perfil que procuram e conseguir um bom projeto e a experiência em relações pessoais também será valiosa!
Primeiro deve procurar assuntos dentro da astronomia que te interessa.
Depois deve procurar professor orientador que estude o assunto, para te orientar. E então deve procurar o professor, e pedir para que ele faça o favor de te orientar, e de preferencia mostrando do que é capaz e de que vale a pena investir em você (que você não úma perda de tempo com apenas um pedaço de papel escrito diploma).
a pior coisa que eu tenho de entrevistar são alunos que NEM SABEM o que eu estudo, e vem pedir para fazer mestrado comigo. à um pé no saco.
Faça direto AstrofÃsica...