Qual o significado do nome “Israel”?

Há muitas teorias para explicar o significado de "Israel".

01- Algun afirmam que Israel quer dizer "homem que vê Deus".

02- Outros afirmam que o nome Israel, em hebraico (ישראל), significa aquele que reina junto com Deus.

03- Vários alegam que Israel é uma palavra que teve origem na combinação de Isis, a Mãe-Deusa da Terra; Ra, o Sol Deus egípcio; e EL, o Deus semítico Saturno.

04- Alguns alegam que, Yisrael, seria uma palavra derivada do hebreu e da raiz verbal sarah, que significa “reger”, “governar”, “comandar” ou “lutar para conseguir”.

05- E tem os que afirmam de Israel signigica “Povo escolhido de Deus” -

Update:

Amigos, por favor não me respondam com opiniões e sim, o que você sabe...

Pois estou fazendo uma pesquisa importante.

Obrigado

Comments

  • bom... encontrei esses significados:

    1- "QUE REINA COM DEUS". DENOMINAÇÃO DADA A JACÓ DE FORMA SOBRENATURAL.

    2- O nome Israel (ישראל), que em hebraico significa aquele que luta com Deus (ישר-אל; "Issar-El") tem sua origem na passagem do livro do Gênesis (Gen 32:28), primeiro da Bíblia hebraica (Torá), na qual Jacó luta contra um anjo e recebe deste o nome de Israel[19]. A nação que teria sido fundada por Jacó, é chamada alternativamente de "Os Filhos de Israel", "O Povo de Israel", ou "israelitas". Também é da tradição judaica o ensinamento que é a formação do nome através das iniciais (em hebraico) dos patriarcas do povo hebreu: Isaac e Jacó ("י"), Sara ("ש"), Raquel ("ר"), Abraão ("א"), Léia ("ל").

    O primeiro registro histórico da palavra "Israel" vem de uma estela egípcia documentando campanhas militares em Canaã. Apesar disso, esta estela se refere a um povo (o determinativo para 'país' estava ausente) é datado a aproximadamente 1211 a.C.[20].

  • Olá o Nome Israel quer dizer

    Principe de Deus Ok

  • Em hebraico significa: Que luta com Deus.

    O nome foi dado a Jacó, depois de ter lutado com Deus, (Gn.32)

    "Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.

    Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.

    Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. "

    Um abraço

  • O real significado da palavra "ISRAEL" é "Príncipe de Deus"

    Gênesis 32:28.Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.

    O anjo que lutou com Jacó durante toda aquela NOITE, era Samael, o príncipe regente da Noite, que foi estabelecido à ESQUERDA de Deus.

    O anjo Samael(Diabo, Satanás) é o grande adversário do povo eleito, o povo herdeiro das promessas de Deus, que pertence ao Dia e à Luz, e está à DIREITA de Deus.

    Êxodo 4:22 Dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: ISRAEL é meu FILHO, meu PRIMOGÊNITO.

    Oséias 11:1 Quando ISRAEL era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu FILHO.

    O trecho de Isaías, citado abaixo, está relacionado com o Cristo, Filho do Homem, que é a encarnação de Miguel, o grande Príncipe da Luz, o verdadeiro ISRAEL de Deus.

    Isaías 49:1 Ouvi-me, terras do mar, e vós, povos de longe, escutai! O SENHOR(JESUS) me chamou desde o meu nascimento, desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome;

    2. fez a minha boca como uma ESPADA aguda, na sombra da sua mão me escondeu; fez-me como uma flecha polida, e me guardou na sua aljava,

    3. e me disse: Tu és o meu servo, és "ISRAEL"(Príncipe de Deus), por quem hei de ser glorificado.

    4. Eu mesmo disse: debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o SENHOR, a minha recompensa, perante o meu Deus.

    5. Mas agora diz o SENHOR, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó e para reunir Israel a ele, porque eu sou glorificado perante o SENHOR, e o MEU DEUS É A MINHA FORÇA.

    6. Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como LUZ PARA OS GENTIOS, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

    7. Assim diz o SENHOR, o Redentor e Santo de Israel, ao que é desprezado, ao aborrecido das nações, ao servo dos tiranos: Os reis o verão, e os príncipes se levantarão; e eles te adorarão por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.

    8. Diz ainda o SENHOR: No tempo aceitável, eu te ouvi e te socorri no dia da salvação; guardar-te-ei e te farei MEDIADOR DA ALIANÇA do povo, para restaurares a terra e lhe repartires as herdades assoladas;

    9. para dizeres aos presos: Saí, e aos que estão em trevas: Aparecei. Eles pastarão nos caminhos e em todos os altos desnudos terão o seu pasto.

    10. Não terão fome nem sede, a calma nem o sol os afligirá; porque o que deles se compadece os guiará e os conduzirá aos mananciais das águas.

    11. Transformarei todos os meus montes em caminhos, e as minhas veredas serão alteadas.

    12. Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles, do Norte e do Ocidente, e aqueles outros, da terra de Sinim.

    13. Cantai, ó céus, alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos, porque o SENHOR consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece.

    Não se esqueçam que a IGREJA é o CORPO de Cristo, sendo que, Cristo é a CABEÇA do Corpo.

  • A Terra que DEUS prometeu aos hebreus. Terra Santa.

  • nome dado ao enganador, pois é! enganou o irmão e pai, e depois deu uma taca no Deus dos Judeus, ou seja Jacó, significado (aquele que luta com Deus)

  • A etimologia da palavra Israel é muito complicada, pois deriva de línguas que já estão extintas, como o ugarítico e o hebraico antigo, mas há uma concordância entre os estudiosos, que o nome traz a idéia de uma luta e a resistência aplicada nela, portanto, justificando o que os próprios judeus crêem significar o nome Israel "O que luta com Deus e prevalece", O nome tem relação com episódio da mudança de nome do Patriarca Jacó, quando este, depois de uma noite de clamor a Deus por ser abemçoado, ouviu o anjo de Deus dizer que o deixasse ir, mas este respondeu-lhe que não o deixaria ir até ser abençoado, por isso o anjo tocou-lhe na virilha e lhe disse que seu nome não seria mais Jacó, mas Israel.

    Israel é realmente o povo escolhido de Deus, mas estão atualmente cumprindo um papel secundário no plano de Salvação de Deus, desde que rejeitaram o Messias, mas a Bíblia diz que ainda virá o tempo em que eles crerão no Cristo Ressurrecto. Por hora o povo em evidência é o que creu em Cristo, chamado de Igreja de Deus ou de Povo de Deus, que também é o Israel espiritual, ou seja, pessoas de todas as línguas, raças e nações que crêem na Salvação em Jesus Cristo, Seja um deles. Deus te abençoe!!!

  • A Carlinha pesquisou muito bem, e encontrou entre sua pesquisa o significado realmente ensinado dentro da cultura Judaica.

    O nome Israel é um acróstico de todos os outros patriarcas hebreus juntos.

    Veja:

    I = ISAAC

    S = SARA

    R = RAQUEL

    E = (considerando a letra Alef, e despresando a sua fonética na vogal "e" temos assim a primeira letra de Abraão)

    L = LEIA

    Abraços

  • vencedor

    nao sei se foi josue ou outro que brigou com um anjo e venceu e passou a se chamar vencedor...

    tem que ver na biblia, cara.

  • Signifiacado: (hebraico) O homem que vê a Deus

Sign In or Register to comment.