O mal deve ser combatido ou apenas deixado de fazer?
*Combater no sentido de lutar contra, tornar ou ver como inimigo.
Essa pergunta visa entender o conceito e a forma de agir de cada um, diante daquilo que chamamos de mal.
Portanto, peço que justifique a resposta para ser melhor compreendido.
Paz e Luz!
Comments
O maniqueísmo é a classificação geral de tudo e de todos em dois grupos distintos e opostos o bem e o mal.
Assim criam-se rótulos em pessoas, países e coisas.
A lista das coisas do Bem. versus A lista das coisas do Mal.
A guerra, a intolerância, a discriminação, a perseguição de um pelo outro. A quebra da harmonia. Enfim devemos combater todas as idéias maniqueístas porque delas só se esperam discórdias e desentendimentos. Conflitos.
Nada é totalmente bom nem totalmente mal.
A toxina botulínica é o veneno mais poderoso do mundo e no entanto se usada na dose certa tem feito milagres no tratamento de rugas faciais. Tudo é uma questão de dose.
Mel é muito bom mas se afogar numa piscina cheia de mel o mel pode se tornar uma coisa má também.
Não acredito no "mal", como entidade. Acredito que há pessoas más, ignorantes, ainda, do bem.
Ajuda aquele que não atrapalha.
à omisso aquele que compactua.
Vamos deixar roubarem, matarem, estuprarem??????
Ou vamos ser omissos?
Abraço do Gatosão.
Querido amigo o que você encara como MAL???
Vejamos um pedófilo convicto "acha" que manter relação com uma criança é a coisa mais natural da fase da Terra.
Isto em meu conceito é muito RUIM, mas MUITO ruim mesmo.
Nas de acordo com a medicina ele é apenas um doente.
Um traficante apesar de saber que é contra as leis vigentes de um pais jura de pé junto que o "trafico" é SUPER NORMAL".
A lei condena, mas e os viciados???
Tem quem jure de pé junto aos pés da cruz que quem bebe tem encosto.
Eu bebo todos os dias, chego em casa e faço uma caipirinha.
Tenho encosto???
O governo jura que TUDO que faz é em beneficio do povo.
Eu acho que é um bando de ladrões, chupins, vagabundos que a única coisa que enxergam é seus umbigos.
Estou errada??
Qual destes pecados você fala???
Qual destes são pecados???
O que fazer para ser o fiel da balança e julgar sem criar empatia ou ser radical???
Portanto o MAL para mim e meus pensamentos é completamente diferente do MAL de "outras pessoas.
O único mal que combato é aquele que fere meus conceitos e pensamentos.
Fora isto seria somente DITADURA.
Tudo depende SEMPRE do seu ponto de vista.
Tem quem ame o Presidente Mula.
Eu não votei, não voto e nunca votarei nele, nem mesmo para porteiro de boate.
Qual eleitor esta errado??
Vejamos um exemplo grotesco:-
Meninas são extirpadas em seus órgãos genitais de acordo com suas religiões.
Eu mataria quem faz isto.
Eu estou certa???
Portanto o MAL é relativo, como quase tudo em nossa vida.
Nossa extrapolei né.
Beijos querido
Angela
Sua boa pergunta, me faz lembrar um livro de mais de 5.000 anos, do General Lin Tzu "A Arte da Guerra".
O famoso general chinês, deu entender, o seguinte:
Ignorar o mal:
à como aquele conhecido refran, sobre o avestruz, que esconde a cabeça num buraco, quando sente o inicio de um vendaval.
Do inimigo:
O inimigo deve ser mantido próximo de nos.
(e do nosso território)
à a melhor forma de controlar seus impulsos e suas façanhas.
================
Minha concepção:
Queira ou não, o mal se manifesta constantemente em nossas vidas.
A cada um depende combate-lo com inteligência e maestria.
Deixar de combater o mal? Que eh isso?
Seria como colocar um band-aid sobre um tumor-maligno!
Observe, que toda a sociedade que usa o "deixa pra la", "nao liga", "nao esquenta", etc... eh uma sociedade viciada de aceitar e se conformar com o mal.
Maus governos, economia mal aplicada, etc....
Perguntaram a Socrates, certa vez: "Quando teremos a justica em Atenas?"
Ao que o famoso filosofo, respondeu: -"Teremos justica em Atenas, o dia em que aqueles que nao sofrem, gritem tao forte como aqueles que sofrem".
[Aquele (ou aquela) que se deleita em praticar o mal, é um ser infeliz.
Tão infeliz, que desperdiça seu tempo jorrando veneno, em lugar de recuperar as fôrças da própria mente-em-conflito].
.
Oi! Prezado Amnyoteph.
Combatido de nada adiantará. pois, outro ocupará o lugar, o mal tem que ser extirpado, mas, para tal mister não comete-lo.
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.
O mal que me faz mal, não é o mal que me fazem,o mal que me faz ,é o mal que eu faço.O mal e o bem estam dentro de cada um de nós.Basta fazermos nossas reformas interiores
,para vermos como estamos agindo,como o Cristo ensinou resumindo o decálogo em duas Leis,Amarás o Senhor Vosso Deus de todo Vosso coração,de toda Vossa Alma e de todo Vosso EspÃrito,é a maior e a segunda não muito diferente desta "Amarás o Vosso próximo como a ti mesmo".Basta seguirmos estes ensinamentos que não haverá espaço para o mal.Deus nos deu duas coisas que nos diferencia dos outros seres;O livre-arbÃtrio e a Razão.
Quando nos afastamos da Razão e fazemos uso do livre-arbÃtrio,nem sempre o resultado mé bom.Na maioria das vezes em que fazemos o uso da Razão,o resultado é positivo.Ainda habita muito fortemente dentro de nós nossos mais profundos instintos animalescos.O uso racional da mnete poda este lado um pouco.Sucesso.Fique na Paz
o conceito do que é bom ou ruim muda constantemente, portanto acho que ele não deve ser visto como "inimigo", apenas não praticado.
Na India existe o festival Vijayadashmi,que é celebrado com pompa e fé todo ano.De acordo com o mito Ravan era o rei de Lanka,e ele era um estudioso que havia alcançado poderes.podia assumir qualquer forma que desejasse .Ele havia raptado Sita,a companheira de Rama.O resgate de Sita por Rama originou esse memorial.Na verdade,Ravan significa literalmente aquele que faz chorar. Ele tem 10 cabeças que simbolizam os 5 vÃciosda lúxuria,raiva,ganância,apêgo e ego ou arrogância.Estes vÃcios estão na raiz de todo o sofrimento humano.Como Ravan,o homem hoje adquiriu uma grande quantidade de conhecimento,Apesar disto,tristeza,frustração e sofrimento estão aumentando no mundo,uma vez que um tanto de gente está sob a influência dos vÃcios.Quando os vicÃos (5 inimigos)são renunciados,a pureza atrai os seres humanos.Os pensamentos se tornam elevados,dão poder ao intelecto e limpam os maus hábitos.
A matéria prima da alma é paz,pureza,poder espiritual,amor,equilibrio.
A mente precisa de paz,o intelecto de poder.Pacificando a mente ,potencializa o intelecto,limpa os sanskaras(tudo que está armazenado -traços de personalidade,hábitos...)
à bem legal ir se livrando dos 5 inimigos,e toda a ramificação deles).Ah! a mãe destes vicios é a preguiça
Creio que os dois devem ser feitos
Amnyotep...
Pelo que aprendi nos filmes: "Quem somos nós" e no clássico de auto ajuda "O segredo", vale a pena deixar o mal de lado, ignorá-lo e dar força e inteligência para o BEM. Nessa filosofia do pensamento positivo, baseado na fÃsica quântica e na lei da atração, tudo aquilo que a gente dá a atenção e força, cresce, aumenta e não saà de perto da gente. Exemplos: pessoas que acreditam que a vida seja uma luta, ficam o tempo todo atraindo batalhas, contendas e energias negativas para si. Eu tenho a crença de que a vida é eterno aprendizado, por essa razão, todos os dias aprendo algo diferente e gostoso. Para mim, a vida é prazer também, por essa razão, já viajei três vezes para fora do Brasil e obtive muito prazer nessas atividades....
Exemplos da polÃtica.
Lula trouxe o slogan: "Fome zero" e errou. O certo seria: "Saúde dez", foco no positivo e não na fome.
Bush errou também quando declarou "Guerra contra o terror", pois isso aumentou o número de atentados e pessoas desejando aumentá-lo. O certo seria: "Ampliação do bem", a nova polÃtica de resgate humano, social e polÃtico da sociedade norte-americana.
Finalmente, para que isso não fique na teoria, faça a experiência: ignore todos os seus pensamentos negativos, do mal ou de fofocas e veja por conta própria o que acontece. Se deixar um pensamento ruim assumir o comando, é sinal de que não está com sucesso na tarefa. Caso tenha essa força, perceberá que subirá uma energia criativa que até então você não sabia que existia em você.
Observação: Posso receber um feedback no meu e-mail dessa minha resposta? isso, claro, independente de ter sido escolhida ou não com a melhor. Será que teria esse privilégio?