Você acredita mesmo que pode viver no pecado e depois se purificar fazendo caridade?

O deus da sua vida é assim tão tolerante diante do pecado?

Update:

Pessoal,

Muito obrigado pelas respostas, mas a Márcia está muito confusa no seu entendimento. Precisa descer do muro.

Comments

  • É lamentável Carlos, como muitos pensam que podem BARGANHAR com Deus o resgate da sua alma, através de “méritos próprios” – como as indulgências, a confissão, as rezas, acender velas, subir escadas de joelhos, intercessão de santos, obras de caridade, etc – procurando justiça-própria! Isso fazem por não reconhecerem a justiça de Deus, por isso procuram estabelecer a sua própria justiça (Rm 10.3). A nossa justiça "vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus" (Fl 3.9). Cristo fez justiça por nós, quando na Cruz expirou dizendo: "Está consumado" (Jo 19.30), quitando a nossa dívida de uma vez por todas (Hb 10.12,14).

    As boas obras não têm poder de apagar pecados, embora fazem parte das nossas vidas como consequência da fé. O que pode apagar pecados é o sangue de Jesus (1 Jo 1.7,9; 2.1,2; Ef 1.7; Hb 9.11,12,22; 1 Pe 1.18,19). "Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?" (Mc 8.37). O homem não têm nada! Somente EM CRISTO se encontram os MÉRITOS necessários para que o homem seja justificado diante de Deus.

    Cristo se fez como um de nós (Jo 1.14; Hb 2.9,14,17; Fl 2.6-8), exceto pelo pecado (2 Co 5.21; Hb 7.26-28). Ele "em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Hb 4.15), "nem na sua boca se achou engano" (1 Pe 2.22). Ele ainda pôde desafiar: “Quem dentre vós me convence de pecado?” (Jo 8.46).

    Quanto à humanidade, "Todos estão debaixo do pecado" (Rm 3.9), "Não há um justo, nenhum sequer” (v. 10; 5.12; 11.32), todos se encontram "destituídos da glória de Deus" (Rm 3.23), “mortos em ofensas e pecados” (Ef 2.1), sob o domínio de Satanás (v. 2) e debaixo da condenação divina (v. 3). As Escrituras ainda diz que “todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia” (Is 64.6). Sendo que "o salário do pecado é a morte" (Rm 6.23), logo todos CARECEM (não merecem) serem justificados gratuitamente pela graça de Deus (Rm 3.24; 6.23). E, por se encontrarem mortos espiritualmente, carecem serem vivificados (Ef 2.5; Cl 1.13), feitos novas criaturas (Ef 2.10; 2 Co 5.17) e receber o Espírito Santo (Jo 7.37-39; 20.22). Nenhum esforço de nossa parte poderá realizar estas coisas.

    Aqueles que se tornam novas criaturas em Cristo recebem graça contínua para viver a vida cristã, resistir o pecado e servir a Deus (Rm 8.13,14; 2 Co 9.8). O crente se esforça em viver para Deus, mediante a graça que nele opera (1 Co 15.10). A graça divina opera no crente, “tanto o querer como o efetuar” a boa vontade de Deus (Fl 2.12,13). Logo, do começo ao fim, a salvação é pela graça de Deus (Tt 3.3-8).

    A Bíblia é clara em dizer: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós: é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2.8,9). Mas é claro que, como consequência da Fé salvadora, virá as boas obras: "Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (v.10). Primeiro vem à Fé salvadora, depois às boas obras.

    As boas obras é a DEMONSTRAÇÃO da Fé salvadora, como disse Tiago: “eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tg 2.18). Elas não salvam, mas “acompanham a salvação” (Hb 6.9,10).

    Semelhantemente disse João Batista enquanto batizava no Rio Jordão: "Produzi, pois frutos dignos de arrependimento" (Mt 3.8). Aqui, o que João Batista esperava era que o povo demonstrasse MUDANÇA DE VIDA em suas ações (Rm 6.4). Aqueles que dizem crer em Cristo e ser filhos de Deus – como presumia os fariseus e saduceus, por terem por pai a Abraão (v. 9) –, mas cuja vida não produz bons frutos, serão como árvores cortadas e lançadas ao fogo (vv. 10,12).

    A “obediência da fé” (Rm 1.5; 16.26) não é uma mera obrigação imposta, não é mesquinha, interesseira – que procura através de méritos próprios, sacrifícios e boas ações, MANIPULAR a boa vontade de Deus –, mas é uma “fé que opera pelo amor” (Gl 5.6).

    Como base do que escrevi acima, veja Tito 3.3-8:

    "3 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.

    4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,

    5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

    6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;

    7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

    8 Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens."

    Soli Deo Glória, pois Ele nos amou primeiro: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, sendo justificado pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira" (Rm 5.8-9).

    “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro” (1 Jo 4.19).

    * * * *

    Você ainda disse: “O deus da sua vida é assim tão tolerante diante do pecado?”

    Quanto a isso eles costumam dizer que “Deus é amor” (1 Jo 4:8), mas pervertem essa importante sentença num chavão piegas, no qual Deus parece ser retratado como algum tipo de nuvem espalhando amor, aceitando tudo e não julgando nada. Isso está errado por duas razões: (1) O amor de Deus não é um mero sentimento, mas ação, como o conhecido João 3:16 ensina: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (2) Deus não é somente amor, Ele também é justiça, derramando ira sobre aqueles que rejeitam a Sua misericórdia (Rm 1:18-2:16; 3:19-20).

    Deus é justo e castiga os maus. Mas também é misericordioso e revoga o castigo eterno para aqueles que se arrependem da sua maldade. Deus não compromete nem Sua justiça nem Sua misericórdia. As duas estão combinadas no Calvário. Jesus obteve a justiça, e nós obtemos a misericórdia.

    Deus é espantoso e temível. Mas também é compassível e consolador. Deus é temível, mas também é amoroso. E o que há de mais espantoso do que o amor? O temor, sinônimo de respeito e zelo, é inerente ao amor maduro; enquanto o medo é a resposta que o amor evoca nos imaturos. Além disso, o mesmo Deus do amor pode ser consolador para um santo e ameaçador para um pecador.

    Como o amor de Deus não anula a Sua justiça, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, sendo ele mesmo inocente, pôde cumprir cabalmente a justiça e a misericórdia de Deus na cruz; sendo por isso o único caminho que Deus proveu para nos salvar da condenação eterna (Jo 1.12,18; 14.6,9; At 4.12; 1 Tm 2.5; 1 Jo 2.22,23). Portanto, “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?” (Hb 2:3).

    A Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que excede todo entendimento!

  • ólá tudo bem

    obs; boa pergunta ,vamos colocar um ponto final neste assunto, muitas pessoas misturam Tiago 2: 26

    Tiago diz da fé superficial que todos tem ,até o diabo tem V19 diz sobre isto, mas da fé salvadora é só em Cristo esta é a fé que Paulo pregou Romanos 10:17 De sorte que a fé (salvadora) vem de ouvir a palavra de Deus.

    Quando tiago 2:21 fala da obra de Abraão ao oferecer seu filho em sacrificio , o que fez ele praticar foi a fé Hebreus 11:17 pela fé ofereceu Abraão a Isaque quando foiu provado V18 a fé de Abraão acreditava que Deus podia o ressuscitar dos mortos.

    Mas o que salva o pecador é a fé salvadora Efésios 2:8,9 não vem das obras.

    Vamos ler Efésios 2:10 Porque somos feitura sua criados(gerados) em Cristo Jesus para boas obras ,as quais Deus preparou que andassemos nelas.

    obs: então para que as nossas obras tenha valor é necessario nascer de novo(ou sermos salvos) pela fé em Cristo e após é Deus que nos prepara para andar nas boas obras.

    as boas dos que ainda não são salvos não tem valor nem para se salvar ,só Cristo salva Atos 4:12 só o nome de Jesus Cristo é dado entre os homens para sermos salvos.

    Atos 10:1-22 Apesar de ser um homem piedoso dava esmola ,precisou ser salvo por Jesus Cristo.

    um abraço: o biblico

  • caridade desse tipo é apenas uma troca vil.

    sou bonzinho e dou meus restos para o pobre sujo e remelento, só que nen olho pra ele.

    aí Deus me achará digno de estar ao seu lado?

    meio hipócrita do jeito que coloquei, não achas????

    só que é assimque a grande maioria faz CARIDADE!!!!

    beijocas e sempre trocas.

  • o perdão não está na caridade mais sim no arrependimento.

    bjim!!

  • Se você se arrepender de coração de tudo que é ruim que você fez, certamente que sim. Mas aí, alguém mais desavisado diria:

    - Então eu vou passar a minha vida toda fazendo o mau e quando eu ficar velho, vou me arrepender e ser perdoado para alcançar a salvação.

    Na verdade, não é bem assim. Arrepender ou não de alguma coisa não é fruto de nossa vontade. Não adianta alguém dizer da boca para fora que se arrependeu de algo mas dentro dele ainda está vivo aquele pecado que ele cometeu. É igual ao perdão. Tem muita gente que diz que perdoou ao outro que lhe fez algum mau mas não se sente bem perto dele e prefere não conviver com ele, ou ainda guarda alguma mágoa pelo mau sofrido. Então ele não perdoou. O perdão também é inerente a nossa vontade. Não basta eu dizer que perdoei. Eu tenho de perdoar a pessoa e passar a amá-la, a novamente sentir prazer em estar perdo dela, como se nada tivesse acontecido que me ofendesse. E Deus sabem muito bem ver quem de fato perdoou ou se arrependeu de coração ou apenas está dizendo isso.

    Portanto, se alguém se arrepender de fato, será purificado sim. Mas isso é muito difícil.

    Abraços,

  • Concordo, que depende da religião de cada um.

    Mas moralmente acho que não. Como cristã, ou eu vivo em pecado ou escolho viver em Deus.

    Até porque as caridades que pratico não são com o intuito de agradar a Deus ou mesmo de obter salvação. Tenho certeza de que a caridade não é barganha com o Senhor!

    Ou se faz por amor ao próximo ou então não se faz.

  • Olá, amigo.

    Defina viver no pecado. Ao meu ver, pecado é não amar o próximo como a si mesmo, pecado é não fazer caridade quando podia, pecado é gritar "Senhor, Senhor" dentro de uma Igreja e, ao sair dela, ver um mendigo e passar por ele sem nem prestar atenção.

    "Nem todos os que me dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus; apenas entrará aquele que faz a vontade de meu Pai"

    Qual a vontade do Pai? Que os seus filhos amem a ele sobre todas as coisas e uns aos outros como a si mesmos. E a caridade não é isso?

    Abraços luminescentes.

  • Deus perdoa mas fará justiça

  • Cada ato tem suas consequencias, então não adianta fazer um ato de caridade só para "apagar" o pecado.

    bjusss

  • nao eu nao m,e urifico fazendo caridades e sim pedindo perdao a Deus

Sign In or Register to comment.