O que são ácidos e bases, detalhadamente?
Eu preciso fazer um trabalho de química, mas eu não consigo achar de nenhum jeito detalhadamente essas perguntas, se puderem me ajudar agradeço:
*O que são ácidos?
*Quais as principais características dos ácidos?
*Cite 4 ácidos e sua utilização no dia-a-dia
*O que são bases?
*Quais são as principais cacterísticas das bases?
*Cite 3 bases e sua utilização no dia-a-dia
Comments
para a definição de acido e base vamos levar em consideração a definição mais atual de Lewis, acido- é uma especie que tem capacidade de RECEBER um par de eletrons, a base é o contrario em vez de receber ela DOA.
Exemplos: acido: HCl, H2SO4, HNO3, H2CO3
base: NaOH, KOH, **(OH)2, Mg(OH)2, Al(OH)3
Caracteristicas: acido:têm sabor azedo, conduzem eletricidade,se ionizam entre outros
base: tem sabor adstrigente, se dissociam, conduz tambem corrente eletrica.
é bom vc pesquisar mais tem muito assunto na net é so saber e ter paciencia em pesquisa.
Vamos lá, por tópicos...
*Ácidos são todas substâncias que sofre ionização gerando o íon Hidroxônio [H3O+]
*São desidratantes, essa é uma das poucas características referentes a qualquer ácido, além é claro de que todos liberam Hidroxônio quando ionizados
*Ácido Acético (vinagre), Ácido Fosfórico (Refrigerantes), Ácido Clorídrico (Suco gástico, ácido muriático), Ácido Fólico (Vitamina B9).
*Bases são todas substâncias capazes de liberar o íon OH- ou Hidroxila.
*Possuem sabor Adstringente, reagem com ácidos gerando sais e água
*Hidróxido de alumínio e Hidróxido de Magnésio (Leite de magnésia), Hidróxido de sódio (soda cáustica), Amônia.
Abração.