Importação de Produtos Usados?

Estava olhando nas respostas sobre alíquotas de imposto de importação e fiquei surpreso com uma resposta: a de que produtos usados são retidos na alfândega e sobre as mesma é aplicada pena de perdimento. Gostaria de saber se isso é algo real (costumeiro) e o motivo disso.

O objetivo não é isenção de tributação, pois pelo valor, será necessário pagamento do mesmo.

No caso seria um aparelho de laser disc usado para substituir o do meu pai que deu defeito e não consigo peças de reposição. Meu pai não queria perder os albuns de música que ele tem. O aparelho foi adquirido via e-bay e já foi despachado pelo vendedor do Canadá.

Comments

• Prezado,

Para o caso da sua compra, despachada pelo e-Bay, você precisa contar com a sorte.

A fiscalização desses produtos é por amostragem, eles não abrem 100% dos produtos.

Se por acaso o fiscal abrir esse pacote e constatar que o produto é usado, sim, ele ficará retido na alfândega e vai para leilão.

É proibido importar produtos usados. Isso é uma política de vários países e o principal objetivo é não deixar que o país vire uma central de sucatas e perca competividade tecnológica.

Por exemplo, em alguns países da áfrica era permitido a importação de produtos usados. Todos os celulares que as lojas brasileiras recolhiam para troca em aparelhos novos, eram recondicionados e enviados para a África.

E então o país fica com um parque tecnológico defasado e de péssima qualidade. Atraza o país inteiro.

• SERÁ QUE LIVROS USADOS TAMBÉM SÃO PROIBIDOS?????

• O mercado brasileiro oferece outras opções. Por que comprar um usado do Canadá?

• Converse na alfândega para saber que tipo de destino tem esses produtos.

• nao eu ja comprei pelo ebay 6 vezes produtos usados inclusive e chegou normal para mim, e so pagar os impostos incidentes e pronto nao fica retido

Sign In or Register to comment.