Porque a imprensa brasileira chama os Jogos Olímpicos de Olimpíadas ?

Aparentemente é o único país em que isto ocorre. A população acaba ficando refém desta informação e se torna multiplicadora deste erro.

Comments

  • Fabrício, apesar de serem, em teoria, um evento para participação mundial, é inegável que as Olimpíadas possuam um caráter ainda centralizado no hemisfério norte, onde surgiram, e onde se localiza a maior parte dos tais “países desenvolvidos”. Não por acaso, as Olimpíadas são jogos de verão, mas o verão do norte, que vai de junho a setembro, quando os atletas têm calor suficiente para treinar e competir. Deixam de fora, assim, os chamados “esportes de primavera”, que necessitam de neve para sua realização, fundamentalmente. Para abrigar essas modalidades, o COI cria, em 1947, os Jogos Olímpicos de Inverno, disputados sempre no hemisfério Norte, anteriormente coincidindo com os quadriênios dos Jogos originais, e mais tarde (a partir de 1994) se alternando, com diferença de dois anos entre cada evento.

    No Aurélio, Olimpíada:

    Espaço de quatro anos decorridos entre duas celebrações consecutivas dos jogos olímpicos, originariamente efetuados na cidade de Olímpia, na Grécia antiga. Os jogos olímpicos gregos.

    No Wikipedia, também é a mesma coisa:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Olimp%C3%ADada

    Um abraço!!!

  • Fabrício, é como fucinho de porco e tomada elétrica, se parecem mas são coisas distintas, como disse o colega que me antecedeu talvez usamos de forma coloquial...

  • Talvez seja uma forma coloquial de se referir aos Jogos Olímpicos.

  • Fabricio,

    Desculpe a minha ignorancia, porem em meu curto vernaculo, olipiadas é sinonimo de jogos olimpicos, e olimpiada é a celebração dos jogos olimpicos.

  • Estes jogos são originario de Olimpus,na Grécia e também uma uma homenagem ao Deus de Olimpus.As duas referencias estão certas.

    Obrigado,obrigado e obrigado!

  • [Pl. de olimpíada.]

    S. f. pl.

    1. Jogos olímpicos modernos, que se realizam de quatro em quatro anos, de 1896 para cá.

    ~ V. olimpíada.

    è a mesma coisa

Sign In or Register to comment.