sobre o uso da crase?

na frase: Ele pegou as placas de latão, às quais estavam muito bem guardadas.

no segundo (as).. vai crase ? e porque?.. se alguém puder ajudar por favor

Comments

• Olá!!!

Acho que não há crase.

- Antes dos pronomes relativos "a qual" ou "as quais", só ocorrerá crase se o termo regente exigir preposição. No caso, não há nenhum verbo que precise de preposição (paschoalin e spadoto).

- Usa-se crase antes dos relativos "que", "qual" e "quais", quando o "a" ou "as" puderem ser substituídos po "ao" ou "aos" (Moura).

Ex: Ele pegou os objetos de latão, os quais estavam muito bem guardados.

- Acho também que se você substituir o pronome pelo seu antecedente e analisar o termo que substituir "as quais", ficaria assim:

Ele pegou as latas de latão. As latas de latão estavam muito bem guardadas.

Na segunda oração, o termo "as latas de latão" funciona como sujeito, e sujeito não vem preposicionado. Assim, não pode haver crase.

Abraços, espero ter ajudado!

• NÃO!!!

só vai crase qdo o "à, às" signficar "para a, para as"

o que não é o caso nesta frase.

• Concordo com o amigo de cima. Não tem, pois quais é um pronome relativo.

E... só uma observação... "as quais" não se refere ao latão, mas sim às placas, como foi mencionado acima... (neste caso tem crase rsrsrs).

• não ocorre a crase porque as quais tem função de que, acho que é pronome relativo.

• Sim, veja pq:

Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à.

Como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao”, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.

Veja alguns exemplos: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase está correto.

Outro exemplo: Assisti à peça que está em cartaz, substituindo o “à” por “ao” ficaria Assisti ao jogo de vôlei da seleção brasileira.

Sign In or Register to comment.