Você conhece algum projeto de incentivo à leitura?

Olá galera!

Bom, eu gostaria de fazer uma seleção de idéias!

Vocês conhecem, já fizeram ou então participaram de algum projeto de incentivo à leitura? Tem alguma idéia, o que você acha melhor.. como começar, como levar adiante essa iniciativa.

Estou com muitas idéias matutando na cabeça, mas ainda falta uma coisinha! rs

Trabalho numa escola, a biblioteca está precisando de algo mais.

ah, se souberem também algo a respeito de doação de livros, gibis, por favor, informem também!

bjOkas

=D

Comments

  • Bem, a minha escola sempre desenvolveu coisas do estilo plano de leitura escolar, mas confesso que gostava mais de como ele acontecia quando eu cursava o ensino fundamental...

    Acontecia assim: cada aluno, no início do ano, levava 2 livros para a escola. Quem tivesse mais, poderia levá-los, é claro. Aí toda sexta-feira nós fazíamos uma mini biblioteca dentro da sala, e todos os alunos revezavam os livros (cada um podia escolher o que queria ler).

    Todos tinham uma ficha, e o objetivo era que todos lessem todos os livros que tinha. No fim o ano, os livros ficavam na escola, em nossa biblioteca...

    Atualmente nós temos o típico Plano de Leitura, onde não podemos escolher os livros e temos que ler obrigatoriamente, pois faz parte da avaliação bimestral... Confesso que preferia o antigo sistema :P

    Bem, mas voltando aos projetos... Nossa biblioteca tem um grupo de alunos (de 7ª e 8ª série) que dramatiza os livros. Essa é uma maneira que a escola encontrou para cativar os meninos menores, e vem trazendo muitos resultados.

    Acho que uma maneira interessante de incentivar a leitura por parte dos alunos maiores é começando com coisas que eles gostam de ler, falando a linguagem deles... Talvez usar cartazes divertidos (tipo, a importância da leitura para uma boa paquera/cantada... báh, sei lá, algo cômico mas que trabalhe a importância)...

    Quanto às doações, eu não sei lhe informar... MAs como foi dito, a Submarino tá fazendo várias promoções para incentivar a leitura.

    Tem livros a um bom preço, como toda a coleção de Harry Potter a 80 reais, As crônicas de Nárnia por 30 reais, O Senhor dos Anéis, não me lembro bem, mas acho que está 50...

    Vale a pena conferir!

    Espero ter ajudado!

  • Uma vez eu vi na televisão, de um catador de papel que montou uma biblioteca em casa, ele passava nas casas das pessoas e junto com as coisas, ele pedia um livro, e assim de livro em livro ele montou uma biblioteca, que atendia a comunidade, más existem vários projetos sim, de prefeituras em parceria com editoras até até de inicitiva de um grupo de alunos, com na escola ano passado, juntamos milhare de livros, doados pelos próprios alunos...

    Aquele Abraço!

  • Mari

    Eu moro no Rio,e vi numa dessas reportagens que numa comunidade,onde a gente vê tanta coisa,brotou uma idéia iluminada para tirar as crianças da rua e principalmente incentivar a leitura.

    Por elas morarem longe das bibliotecas e por ver tanta criança sem ter o que fazer o dia td e muitas das vezes,correndo até risco,um morador dessa comunidade,mesmo tendo pouco,alugou um galpão e colocou um alto falante em seu carro pedindo doações de livros de tds os tipos e em qualquer estado.Até a mulher dele ajudou pintando o galpão,limpando e reformando tds os livros que estavam precisando!

    Enfim,achei uma atitude que merece o nosso

    reconhecimento,afinal,são poucas as pessoas que tomam essa

    postura e mais...ñ lucrando nada financeiramente,mas como ele mesmo disse,o lucro veio já no primeiro dia de aberto,quando ele viu a alegria de um menino por achar uma matéria que precisava para um trabalho,onde certamente não conseguirira sema ajuda desse senhor e de td uma comunidade...união,essa é a palavra,e faz acontecer!!!

    Bom amiga,espero que lhe sirva em algo!

    Tenha uma ótima noite!

  • comece na própria escola , com os alunos próprios ,depois na comunidade,bole an folha de sul fite e tire xerox e pendure nos pontos comerciais, distribua para os alunos.

  • Projeto Bar de Esquina

    ler rótulos de litros secos.

  • Bem,naum sei se ajuda,mas o submarino ta dando promoçao e diz q eh por causa do projeto e inclusao cultural p a leitura...

    Bjinhus

  • Bom não estou passando aqui para lhe dar esta resposta, mas para lhe mandar um grande bjo no seu coração, e dizer a vc que Jesus te ama.

Sign In or Register to comment.