Preciso de 3 poemas da poesia romântica brasileira, classificadas :)?

Se Alguém puder ajudar, se tiver so uma ja ajuda muito ;)

Se puder mandar elas classificadas, segundo as caracteristicas da linguagem romantica !

vlww

Comments

• Se eu morresse amanhã

Álvares de Azevedo

Se eu morresse amanhã, viria ao menos

Fechar meus olhos minha triste irmã;

Minha mãe de saudades morreria

Se eu morresse amanhã!

Quanta glória pressinto em meu futuro!

Que aurora de porvir e que manhã!

Eu perdera chorando essas coroas

Se eu morresse amanhã!

Que sol! que céu azul! que doce n’alva

Acorda a natureza mais louçã!

Não me batera tanto amor no peito

Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora

A ânsia de glória, o dolorido afã…

A dor no peito emudecera ao menos

Se eu morresse amanhã!

Vamos às características?

Saudosismo, ou seja, resgate melancólico do passado, uma característica típica da literatura do Romantismo: o escapismo, seja através da fuga temporal, da fuga amorosa, refugiando-se em uma mulher que, de tão perfeitamente idealizada, não existe, escapismo para a morte (nunca esqueça que Álvares é um poeta romântico de 2a. fase, o ultrarromantismo (escreve-se assim pela nova gramática) ou mal-do-´século, onde reinava o spleen, o espírito de ócio e de tédio dos escritores, que desejavam morrer de tuberculose.) como não poderia deixar de ser, ele também faz um metapoema, um poema que fala sobre o próprio poema e de sua vida, tão cheia de agonias existenciais.

Amor

Álvares de Azevedo

Amemos! Quero de amor

Viver no teu coração!

Sofrer e amar essa dor

Que desmaia de paixão!

Na tu’alma, em teus encantos

E na tua palidez

E nos teus ardentes prantos

Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber

Os teus amores do céu,

Quero em teu seio morrer

No enlevo do seio teu!

Quero viver d’esperança,

Quero tremer e sentir!

Na tua cheirosa trança

Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,

Minha’alma, meu coração!

Que noite, que noite bela!

Como é doce a viração!

E entre os suspiros do vento

Da noite ao mole frescor,

Quero viver um momento,

Morrer contigo de amor!

Observamos a presença do amor idealizado, visto somente no plano da imaginação, sendo literalmente confirmado pela presença dos substantivos “palidez” e “languidez”, retratando uma mulher intocável, virginal e etérea. A mulher retratada inatingível é outra característica do romantismo. A morte como evasãoconstitui na fuga da realidade tb é característica dos poetas românticos. Por fim, o poeta se inspira na natureza noturna, uma característica marcante da estética em voga, e não vê outra alternativa senão atravésdo sonho ou mesmo da morte como já foi citado acima, como forma de alívio ao seu sofrimento.

• O que vem a ser um poeta? Poeta é quem fala de emoções, Se escondendo nas palavras, usa metáforas, fala em contrastes, Exprime, explora sentimentos, Tenta dizer o que nem sabe bem como é. Poeta não é o mago das palavras, Nem quem segue métricas rígidas, Muito menos quem encontra réplicas em dicionários. Poeta tenta falar com a alma, Dizer do que sabe ou pensa, Grita com o coração, Faz florescer a imaginação dos que o lêem, E..... nesta procura incensante de se fazer ouvir, Chora.....faz lágrimas acontecerem E muitas vezes se perde. LUZ! No conjunto..................a poesia. Numa fala única.......... o poema. Poetisa quando mulher? Por que não chamá-las assim?

Sign In or Register to comment.