Qual é o maior número atômico que um átomo pode ter?

Não sei quase nada de química e talvez esteja falando bobagens mas...

Andei pesquisando pelo Google e vi que cada elemento químico tem um número atômico diferente.

O maior número na tabela é o 118 (ununoctium)... Mas só por enquanto né... Eles sempre descobrem um novo elemento químico e aumentam a tabela.

É aí que vem minha pergunta: qual seria o limite desse número atômico? Procurei no Google e não achei nada!

Se não tiver limite significa que podemos criar artificialmente infinitos tipos de elementos químicos e, é claro, eles terão infinitas finalidades! Seremos deuses!

Hehe, brincadeira, mas alguém sabe a resposta? Valeu!

Comments

• hehehehe, "Seremos deuses", kkkk.

Bem, não há um limite de número atômico (número de prótons) que um elemento possa chegar!

Pode ter um elemento (só se criado artificialmente - pois quanto mais pesado, maiores são as chances do elemento ser radioativo e se desintegrar e mais energia seria necessário para "fabricá-los", assim, maiores seriam as estrelas para "fabricá-los") de número atômico 500, 1000, 5000, ...

Agora, basta sintetizá-los!

Obs.: Eu já encontrei um artigo de elemento químico de Z = 120. E esse nome, ununoctium, é um nome provisório (é feito assim, pega-se o numeral grego: 118 = "1 + 1 + 8" => 1 = uno, 1 = uno, 8 = octium, então, 118 = ununoctium (esses numerais gregos estão aportuguesados).

Fonte: eu

Atenciosamente,

Nailson, o "тєυтσ ρυя'єη ∂єяš!"

Hu kir tur hu movety fur nudem!

Sábado, 18 de julho de 2009 - 13:07

• Os elementos naturais - que poderiam ser 'descobertos' - só vão até o Urânio (Z = 92). Daí em diante, são todos sintéticos (fabricados pelo homem, através de aceleradores de partículas - a famosa "transmutação da matéria" que os alquimistas tanto procuraram).

O grande problema de se "fabricar" átomos muito "grandes" é que, na maioria das vezes, a sua meia vida é tão curta que não dá tempo nem de estudá-lo direito. E, portanto, nada de utilidades para eles.

Aliás, mesmo antes do 92 há um outro que foi "fabricado" pelo homem - e daí seu nome: é o tecnécio, de Z = 43. Este também não existe na natureza.

• na verdade nao existe um maior n° atomico possivel, só que até agora só foi encontrado até o 118.

• rs

é, o maior numero que achei também foi 118 que é do segunte elemento:

simbolo- Uuo

nome- Ununoctio

origem Do latim uni e oct

numero atomico--118

massa atonica--[294][1]

grupo-- 18

periodo-- 7

você pode consulpar + nesse site

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_elementos_po...

Sign In or Register to comment.