O que é verbo regular e inregular?

de exemplos de verbos regulares e inregulares

Comments

• neto

verbo regular=Verbo regular é aquele que não sofre alteração em seu radical e cujas desinências são as mesmas do verbo paradigma ou modelo de conjugação.

Ex: Conjugação do verbo regular "mandar" no presente do indicativo

* Eu mando

* Tu mandas

* Ele manda

* Nós mandamos

* Vós mandais

* Eles mandam

verbo inregular=Verbos irregulares são verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, afastando-se do modelo a que pertencem.

1) para verificar se um verbo sofre alterações, basta conjugá-lo no presente e no pretérito perfeito do indicativo.

Ex:

* faço - fiz

* trago - trouxe

* posso - pude

2) Não é considerada irregularidade a alteração gráfica do radical de certos verbos para conservação da regularidade fônica.

Ex:

* embarcar - embarquei

* fingir - finjo

[editar] Exemplo de conjugação do verbo "dar"

Modo Indicativo - Presente

* Eu dou

* Tu das

* Ele dá

* Nós damos

* Vós dais

* Eles dão

Percebe-se que há alteração do radical, afastando-se do original "dar" durante a conjugação, sendo considerado verbo irregular.

• Oieeeeeeee, Essa sua dúvida é muito simples!!! Os verbos são considerados regulares quando possuem durante toda a sua conjugação o mesmo radical, por exemplo, eu aprendo, tu aprendes, ele aprende, nós... e assim por diante. Já os verbos irregulares é quando, ao longo das conjugações o radical NÃO pernancece o mesmo. Exemplo: eu posso, tu podes, ele... e assim segui!!! ;) Espero ter ajudado! Bjuzzzzzzzzzzz :-*

• Verbo regular é aquele que não sofre alteração em seu radical e cujas desinências são as mesmas do verbo paradigma ou modelo de conjugação.

Ex: Conjugação do verbo regular "mandar" no presente do indicativo

Eu mando

Tu mandas

Ele manda

Nós mandamos

Vós mandais

Eles mandam

Percebe-se que o prefixo não se altera nesta e em outras conjugações sendo assim considerado verbo regular.

Verbos irregulares são verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, afastando-se do modelo a que pertencem.

1) para verificar se um verbo sofre alterações, basta conjugá-lo no presente e no pretérito perfeito do indicativo.

Ex:

faço - fiz

trago - trouxe

posso - pude

2) Não é considerada irregularidade a alteração gráfica do radical de certos verbos para conservação da regularidade fônica.

Ex:

embarcar - embarquei

fingir - finjo

[editar] Exemplo de conjugação do verbo "dar"

Modo Indicativo - Presente

Eu dou

Tu das

Ele dá

Nós damos

Vós dais

Eles dão

Percebe-se que há alteração do radical, afastando-se do original "dar" durante a conjugação, sendo considerado verbo irregular.

• esse andou cabulando as aulas de português. Inregular ???? eu tinha certeza que era irregular :\ kkkk

• regular é aquele que nao muda o radical e irregular é aqule q muda.Ex:eu dou,tu és,ele é.

Sign In or Register to comment.