É normal 1200rpm em marcha lenta; e morrer logo depois de dar partida?

De manhã, ao dar partida no carro (Celta 1.0 Flexpower), a rotação inicial chega a quase 2000rpm e depois cai para 1200rpm e estabiliza aí, em ponto neutro. E esses dias pra trás, eu dei a partida (à tarde e estava calor) a rotação chegou a uns 800rpm, caiu sem mais nem menos e apagou (morreu). E ele ainda está na garantia. Vocês acham que eu devo procurar a Chevrolet ou isso é normal?

Obs.: já verifiquei o reservatório de partida à frio e está cheio.

Comments

  • Olá Derek. Em relação aos altos regimes de giro ao dar a partida à frio em seu carro, isso é aparentemente normal. A injeção Eletrônica aumenta o regime tanto para aquecer o motor mais rapidamente, quanto para evitar que o motor morra. Esse sistema é o substituto moderno dos afogadores presentes nos automóveis carburados. De qualquer forma, consulte o manual do proprietário e/ou a concessionária para verificar se esses níveis de aumento do regime de rotações está dentro do normal para o modelo.

    Quanto ao episódio relatado da tarde de calor, tanto pode ser falha no sensor da marcha-lenta, quanto pode ser um incidente ocasional muito específico. Pelo fato de o automóvel estar na garantia, entre em contato com a concessionária e reporte o ocorrido, talvez seja o caso de uma simples reprogramação do chip da marcha-lenta, que é um processo rápido e simples.

    Outros problemas que pode ter ocasionado esta situação:

    Combustível de má procedência (adulterado). Se estiver usando álcool, pode haver excesso de umidade no combustível, confundindo a injeção e fazendo com que o motor morra (justamente pelo módulo enviar uma quantidade de combustível teoricamente suficiente, porém por haver excesso de umidade, a queima é irregular e a quantidade de álcool, é insuficiente).

    Sonda Lambda - Ela é responsável por verificar os gases que saem pelo escapamento, e se estiver defeituosa, envia informações erradas ao módulo de injeção, que por sua vez envia combustível de menos (ou a mais, em alguns casos) ao motor e ocasiona o problema.

    De qualquer forma, leve até a concessionária, e dependendo do que for dito por eles, leve a um mecânico de confiança para obter uma segunda opinião. Nem sempre a concessionária será honesta com você, sou prova viva disto.

  • Derek sou tecnico mecanico há mais de 22 anos, mas o seu problema é com 200% de chance de acerto o motor de passo ou atuador da borboleta de ar, e não vou me gabar de ser gênio da mecânica, mas é que tenho uma Montana que comprei zero e que apresentou esse mesmo problema, fui a concessionária e reclamei passaram o scanner e nada.... por experiência e pelos sintomas pedi para revisarem o sistema de alimentação de ar do motor, aí chegou outro mecânico cochichou com o primeiro e trocaram o conjunto inteiro da borboleta, após sanado o problema e o fazer o teste e ao explicar que eu era também da área ele me confidenciou que existia uma circular interna atentando PARA O FATO QUE ESSSE CONJUNTOS DE BORBOLETA E ATUADOR ESTÃO DANDO PROBLEMAS COM MENOS DE 20.000 KM e que caso o problema persista deve ser feito a troca, portanto era para haver um RECALL para esse problema mas a GM se esquiva e só troca de quem bater no balcão, pois o problema é intermitente, as vezes acontece e as vezes não. confundindo a cabeça dos menso experientes que acabam deixando pra lá e normalmente quando apeça pifa de vez a garantia já era...... espero ter ajudado, um abraço e sds.

  • Se o veículo ainda na garantia vá em uma concessinária e relate o que esta acontecendo com o carro. É normal com o motor frio a marcha lenta fcar um pouco alta até o motor entrar em temperatura normal de funcionamento. Agora, apagar sem mais nem menos não é normal.

    Aproveite que o veículo esta na garantia e reclame.

  • O meu veículo (Palio 1.0 Flex) apresentou problema semelhante também ainda na garantia. Levei na concessionária e o problema foi resolvido de um dia para o outro. Disseram que fizeram uma regulagem no sensor de marcha lenta. Já faz dois anos isso e nunca mais deu problema.

    Abs.

  • Aproveita enquanto esta na garantia. Vai logo a uma concessionaria, ele não esta configurado corretamente. Nos motores aspirado diriamos que ele esta desregulado o carburador ou fora de ponto. Hoje se fala em configurações, Eles irão ligar o teu auto a um computador e a partir dai ele irão saber onde esta o problema.

    O normal na lenta é mais ou menos 900 rpm.

  • Se o carro é zero, ou ainda está na garantia, procure a concessionária. Normal não é não. Meu carro não segurava rotação em marcha lenta ou ponto morto, e estancava, até que descobriram tratar-se de carbonização do motor.

Sign In or Register to comment.