Sinto pânico em pensar em dinâmicas de grupo. Algum conselho?

Esta semana eu vou passar por um treinamento na empresa em que haverá dinâmicas de grupo. Eu odeio esse tipo de exercício “com todas as minhas forças”. Eu sou muito tímida e detesto me sentir exposta.

Já me falaram que eu não estou exposta sozinha, que todos estão no mesmo barco, mas eu “não estou nem aí para os outros”. O que eu sei é que quando termino uma dinâmica, eu me sinto humilhada, esgotada, desgastada.

Eu basicamente sofro antes, por saber que vou ter que enfrentar a dinâmica. Sofro durante, porque me sinto exposta e humilhada, porque travo na hora e não consigo pensar direito nem executar o exercício. Sofro depois, porque fico “remoendo” a situação, pensando no que deveria ter feito e não fiz, na humilhação de ter ficado travada e por saber que um monte de gente testemunhou aquilo.

Alguém tem alguma sugestão? Ao menos três terapeutas já me disseram que “todos estão expostos ali”, mas, é como eu disse: não me importo com os outros. Estou ali porque me sinto obrigada já que manda quem pode e obedece quem tem contas para pagar.

Agradecerei as respostas educadas.

Comments

  • Antigamente eu ia bem nas dinâmicas de grupo, mas atualmente vou muito mal. Fico nervosa, gaguejo, tremo, um horror.

    Terapia não me ajuda em nada, quando eu não fazia terapia eu não sabia quem eu era e eu ia bem nas dinâmicas de grupo, agora que faço terapia e sei quem eu sou não consigo mais me posicionar adequadamente pois eu sei que sou, sei das minhas limitações. Nem sempre se conhecer é algo bom.

    É uma situação muito complicada. Desejo-lhe boa sorte.

  • Miss

    Não tem jeito, mas pare para pensar...por que esse pânico?

    Você se justifica dizendo que é muito tímida...será?

    O que é a timidez?

    Pense: o tímido, na verdade não é burro, só tem medo de errar e quem não erra não aprende.

    Deixe essa máscara de tímida e encarre a galera que você sairá muito bem.

    Pense a respeito.....

  • Oi,

    Eu nunca gostei também pois eu não gosto mesmo é daquela interação com intimidade alta, sendo que mal conheço o pessoal.

    Mas depende de quê dinâmica você está falando, se é aquela física, por exemplo, algum tipo de atividade dinâmica que se envolve corporalmente, é normal, sem problemas.

    Agora, se for uma de se abrir e etc, olha, não vou te dizer que todos estão no mesmo barco, quero dizer mesmo é que tem muito maluco pior que você, e quando digo pior é BEM pior mesmo, se você tem uma vida boa, e alguns problemas, relaxa, se abra, até por quê, qual seria a maior humilhação? Humilhação seria uma pessoa ser mais normal que você, mas pelo jeito você tem uma vida boa, trabalho, e tudo mais!

  • A homofobia é penetrante demais para ser banida da nossa consciência com facilidade, sejamos homossexuais ou heterossexuais. Enquanto houver homofobia na nossa sociedade, qualquer homossexual e qualquer pai ou mãe ou irmão ou amigo de um homossexual terá alguns medos e preocupações bastante legítimos e reais.

    A orientação sexual homossexual não é limitada a um tipo particular de pessoa. Homossexuais pertencem a todas as idades, classes sociais, culturais, raças, religiões e nacionalidades. Trabalham em todas as profissões. Moram em todos os lugares do país. São bilhões de pessoas e estão em toda parte.

    Muitos cientistas acreditam que a Orientação Sexual seja moldada, na maioria das pessoas, nos primeiros anos de vida, através de complexas interações de fatores biológicos, psicológicos e sociais, variando de uma cultura para outra.

    Cientistas descartam os fatores hormonais, genéticos ou congênitos, além de experiências vivenciais durante a infância. Estas interpretações e teorias científicas eram baseadas em medos, tabus e preconceitos.

    Para a maioria das pessoas, a orientação sexual emerge no início da adolescência, antes mesmo de qualquer experiência sexual. Algumas pessoas relatam ter tentado, durante muitos anos, mudar a sua orientação sexual de homossexual para heterossexual, sem sucesso.

    A orientação sexual não é uma escolha. Por estas razões, os psicólogos não consideram que, para a maioria das pessoas, a orientação sexual seja uma escolha consciente, que possa ser voluntariamente mudada. Por isso, não se deve falar em “opção” ou “escolha sexual”, mas em “orientação sexual”.

    O preconceito pelo homossexual baseia-se em esteriótipos preconcebidos, na ignorância ou em fundamentações religiosas homofóbicas.

    Os esteriótipos nascem da ignorância e do preconceito.

    As pessoas geralmente temem aquilo que não entendem, e odeiam aquilo que temem. Esta é a base do preconceito e, quando este preconceito é direcionado aos homossexuais, é chamado de “homofobia”.

    Aprender o máximo que for possível sobre homossexualidade e ajudar a trazer esta discursão mais à tona em nossa sociedade é uma forma de apoiar o homossexual (o qual pode ser aquele que está bem próximo a você e você nem perceba: seu pai, sua mãe ou um de seus irmãos ou um amigo seu etc.). É o mascaramento da homossexualidade e o complô do silêncio que permitem que o preconceito e a discriminação sobrevivam.

    Orientação Sexual é diferente de comportamento sexual, porque Orientação Sexual se refere a sentimentos e auto-identificação.

    A Orientação Sexual é um componente da sexualidade humana complexo, indo além do comportamento sexual. A Orientação Sexual engloba sentimentos sexuais, sentimentos românticos, sentimentos emocionais, identidade social e identidade de gênero.

    Nossa sociedade tem uma “pré-suposição heterossexual”. Nós somos educados – pela nossa família, pelas escolas, pelas religiões e pela imprensa – a achar que todo mundo é heterossexual, e nós somos freqüentemente influenciados a discriminar aqueles que não são. Esta “pré-suposição” somente agora começa a mudar.

    Devido a esta “pré-suposição” e preconceito, muitas pessoas não começam a entender sua Orientação Sexual até chegarem à adolescência ou mesmo à idade adulta – e isso pode ser muito confuso.

    Não é fácil uma pessoa descobrir se ela mesma é homossexual. O preconceito que existe na nossa sociedade pode fazer com que a própria pessoa queira esconder o que sente, até mesmo de si própria. E isso pode fazer com que a pessoa se sinta isolada e completamente sozinha.

    Ninguém sabe exatamente de que forma é determinada a Orientação Sexual humana: por que alguns preferem o mesmo sexo, o oposto ou os dois. Muitos cientistas acham que é uma questão genética, biológica ou psicológica: a Orientação Sexual de uma pessoa pode ser estabelecida antes do nascimento ou nos primeiros anos da infância.

    Ser homossexual não é apenas natural: é tão saudável quanto ser heterossexual.

    Não há motivo de se interrogar por que uma pessoa é homossexual. Simplesmente, algumas pessoas são homossexuais e algumas pessoas são heterossexuais, da mesma forma como algumas pessoas têm olhos azuis e outras têm olhos castanhos. Não é algo que uma pessoa pode escolher ser ou não ser. É simplesmente mais uma parte do que a pessoa é.

Sign In or Register to comment.