Quero saber se essa frase é de Chico Xavier?

“Uma mágoa não é motivo pra outra mágoa. Uma lágrima não é motivo pra outra lágrima. Uma dor não é motivo pra outra dor. Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. O resto, mais que perda de tempo… é perda de vida.”

— Chico Xavier.

Essa frase contra o Espiritismo é de Chico Xavier?

Encontrei num facebook essa frase que diz que é de CX. Mas parece que ela é CONTRA o Espiritismo.

Alguém explica?

Update:

= = =

Fernando, os espíritas estabeleceram que o perdão é dado com mão curta, ou seja, SEMPRE TEM QUE PAGAR ALGUMA COISA!

Portanto a frase atual é contra o Espiritismo porque diz que não se deve cobrar nada, perdoou tá quitado! Explicado?

Aos demais: = = =

Agradeço as respostas, acho que o Burrico está mais próximo da verdade, a frase não tem o estilo redacional do CX.

Update 3:

= = = = =

Se o seu exemplo do roubo da carteira fosse válido não haveria reincidência, certo?

Já o exemplo da escola é duvidoso pois hoje em dia já se sabe que aquele aluno que ficou de recuperação numa escola, poderia não ter ficado se estivesse noutra escola, descobriu-se, na última década, no meio educacional, que às vezes um aluno tem rendimento melhor simplesmente por mudar de professor!

Update 5:

= = = = =

Mas veja esse exemplo: um sujeito raspou a lateral do meu carro há uns quinze dias. O que eu deveria ter feito? Seguradora à parte, você acha que eu iria correr até o sinal vermelho em que ele estava e dizer umas boas? Claro que não! Perdoar é a chave!

"Vá em paz!" eu diria a ele.

Update 7:

= = = = =

Claro que é muito bonito falar de goiabas e raspões no carro, mas cada qual perdoa no tamanho das suas possibilidades. JC deu a dica: venda tudo, distribua o dinheiro aos pobres e me siga.

A dica é que assim você não teria carteira a ser cobiçada por outros!

Update 9:

= = = = =

Você talvez conheça a expressão "chorar o leite derramado", percebe o sentido de perdão? Ou você vai se autoflagelar por ter derramado o leite? É melhor se autoperdoar né?

E mais:

O perdão, na visão bíblica, não é só pela queda moral, é também pela matéria, até porque, na esfera espiritual o que menos importa é a matéria, certo?

Agradeço o interesse!

Comments

  • Hoje em dia se dá autoria a qualquer pessoa (pobre Clarice Linspector). Não sei dizer se é do Chico, mas já a vi algumas vezes no face.

  • Eu, pessoalmente não posso afirmar com certeza absoluta, porque das Mãos de Chico Xavier saíram mais de 400 livros, muitos com pensamentos, mensagens e aforismos. Em 407 que pesquisei agora, pela sua pergunta, não consta.

    Porém FCX escreveu milhares de textos que estão espalhados em jornais, revistas, periódicos e alguns nem foram publicados, a não ser em grupos íntimos e particulares e não se sabe tudo o que produziu literiariamente psicografado, ou não.

    Seria preciso, para avaliar sua dúvida, saber o que entendeu do texto, já que sentiu uma contradição.

    O que entendo e que muitos entendem (esse é o motivo de ser tão difundida a mensagem) é que

    <Uma mágoa não justifica que devemos replicar esse desconforto emocional>

    <Não devemos nos vingar fazendo chorar quem nos atinge>

    O foco é aplicar o PERDÃO no lugar da REVANCHE.

    O espiritismo - e os estudos de reencarnações comprovam - ensina que sentimentos de mágoa são desequilíbrios danosos ao espírito e que danificam sua paz íntima. Quem não resolve isso e reencarna com sentimentos ou de remorsos ou de mágoas no inconsciente, sofre as consequências pela emersão de tendências de revanche e vingança contra quem nos magoou. O perdão e a compreensão são os antídotos à mágoa.

    Não me escuso de responder por email, se nada obstar, porque aqui os viciados em twitter e facebook leem pouco, e negativam muito, preconceituam só pela figura do avatar e demonizam tudo o que não bate com suas crenças. Fique à vontade.

    Uma bala para desembrulhar e degustar:

  • Chico Xavier continua bondade e amor como foi em sua última passagem pela terra e evidente que uma profanação dessas é falsidade, nem merece resposta.

    Atualmente Chico Xavier é o dirigente da Colônia Espiritual Miosótis que temporariamente fora de Luís Sérgio que já deve estar reencarnado. Quem quiser encontrar uma informação espiritual disso procure por exemplo aos 14 minutos de vídeo em youtube O PADRE MÉDIUM - Segunda entrevista - YouTube

    pois já temos duas sugestões de vídeos a seguir

    Quando reencarnamos nosso espírito passa por um impacto de esquecimento do que foi e de redução para caber no correspondente utero perispiritual materno e acompanhar o desenvolvimento a partir da célula ovo do futuro corpo neste mundo de expiações e de provas.

    Uma ideia da estrutura da Colônia Espiritual Nosso Lar está no livro - e que serviu também foi roteiro de filme - " Nosso Lar " do espírito André Luís , psicografado por Chico Xavier

    Nosso Lar - O Filme

    https://www.youtube.com/watch?v=sZuAKBbTD8w

    E a Vida Continua - Filme Completo

    https://www.youtube.com/watch?v=Qliesl40ZLQ

    Aproveite. Economiza o preço da entrada no cinema.

  • Eu não sei onde está o "contra o espiritismo" nessa frase.

    Uma mágoa não é motivo pra outra mágoa...

    "Desenhando", isso quer dizer que não devemos "passar recibo" de tudo de ruim que recebemos, ou seja, não devemos propagar o mal recebido, sob pena de criar mais débitos pra sí mesmo.

    Há uma lei justa de Deus à qual todos nós estamos sujeitos e é ela que vai se encarregar de "reeducar o ofensor".

    O amor, a paz, a alegria...isso sim, podemos e devemos propagar sempre, mesmo diante de uma ofensa que nos façam.

    RESPOSTA:

    Não devemos confundir PERDÃO com ISENÇÃO.

    Quando uma pessoa rouba a carteira de alguém ela está ferindo a "lei de propriedade" e esse "dano" à lei deve ser reparado pela própria pessoa que o causou para que aconteça nela a devida reeducação.

    Não fosse assim, seria como eu ficar em recuperação na escola e outra pessoa fizesse a prova por mim ou eu ficasse isento dessa prova pra passar para outro nível.

    O perdão é pela queda moral que deu origem ao roubo da carteira, já as consequências desse ato devem ser reparadas e não esquecidas.

  • Não pode ser de Chico Xavier, um homem que odiava até os parentes!

  • Doutrina de demônios é confusa mesmo.

  • Bom mesmo quando você pratica o bem porque Chico Xavier falava estas coisas da boca para fora porque se isto não fosse verdade ele não teria tentando contra a vida da sua irmã mais velha e do seu sobrinho.

Sign In or Register to comment.