Gabriel o Pensador nas escolas?
Quando estudava literatura e gramática na escola, utilizei livros caros. Nesses livris haviam várias letras de música do Caetano, Djavan, etc, para serem estudadas, por causa também da poesia.
Você acha que Gabriel, o Pensador, deveria constar também nessas gramáticas? Vc acha Gabriel um filósofo e poeta musical ou ele vai precisar morrer também, como o Cazuza e o Renato Russo para notarem isso?
O Brasil é um país sem memória?
Comments
Gabriel, o Pensador foi e é um filósofo, sim. Ele se questionou a respeito da sociedade em geral. Se colocou no lugar do pobre, do desempregado, do índio, do alcóolatra. Algumas músicas são mais hilárias, como 2,3,4,5,6,7,8 ; Loira Burra e aquela do playboy filho de papai, porém não deixam de ser uma crítica àqueles que ligam para a mulherada não por saudades, mas por impulso sexual, à mulherada em geral que, muito antes da Carla Perez, ele já previu que estariam todas iguais - loiras, magras e fúteis (como a quase bruta maioria).
Muito antes de filme Carandirú ser lançado, ele já falava em como era o sistema penitenciário, do tal "sorteio na prisão pra resolver a superlotação" na música Maresia.
Coisas que a maioria dos jovens de sua idade só iriam se dar conta depois de assistir Carandirú, Cidade de Deus e Tropa de Elite. Andava com os mais pobres, não tinha preconceito em ir a favela.
Ele se questionou acerca da sociedade em todos os aspectos : psicológicos, governamentais, etc!
E também nunca foi contra burguês.
Ele será reconhecido, sim e na minha opnião - e já é, mas não tanto quanto deveria.Se isso não é filosofia, então Sócrates deve estar se revirando no túmulo.
Ele não se entupiu de drogas, não adotou postura alcólatra, não deu mal exemplo para a juventude como Cazuza e Renato Russo. Não falou apenas da "pétala", do "liás", do "oceano".
Ele botou a verdade nua e crua na cara de muita gente e isso incomodou alguns. Ninguém entendeu "Loira Burra" e começaram as piadas sobre loira. O que ninguém sabe é a crítica que vem por trás da música. E não um preconceito, pois até a mãe dele é loira.
Aliás, Gabriel é o filho que toda mãe quer ter.
Aquela letra da música Tupiniquim é simplesmente genial, chega a ser bestial de tão genial. A dança do desempregado, cachimbo da Paz, Sem saúde, Bala Perdida...
Esse país é sem memória mesmo, pois os poucos que responderam mal esse pergunta já não tem memória nem sabem do que estão falando.
Carioca gosta DISSO MESMO, pq carioca PENSA. E se ele se auto-intitulou O Pensador, ele fez MUITO BEM FEITO EM SE DAR VALOR!
Acho que tudo que pode atrair crianças para o mundo da leitura é válido, Gabriel o Pensador, é uma figura cativante que apesar de culto, consegue se fazer entender pelas crianças, música é manifesto, é polÃtica é cultura.
O Brasil é um paÃs que se expressa por música muito mais do que por literatura. Sendo assim o trabalho de Gabriel Pensador deve ser estudado na escola, sim. Mas ele não é o mais importante. A lista é grande e ele não está necessariamente entre os primeiros, ao meu ver.
Herbert Vianna, Raul Seixas, Paulinho da Viola... a lista é grande.
Gabriel o Pensador é um gradne poeta e tem estilo próprio. Ele já é reconhecido em vida. à muito homenageado e com merecimento
Não, gabriel pensador não vai morrer tão cedo, ele não se entope de drogas nem possui uma vida sexual desregrada.
Se sua genialidade for util nas escolas, isso acontecerá ainda enquanto ele for vivo. Apesar das melancias e eguas pocotó, que rolam por ai, o povo brasileiuro sabe reconhecer um grande artista, seja vivo ou morto.
Todos da lista são meros artistas pop, e como tal devem ser reconhecidos nas escolas e pelo público em geral. Devem ser analizados no campo da arte, que é o seu meio mas não no da filosofia.
Só poque um fulano qualquer possui o pseudônino de "pensador" e passa a ser conhecido pela mÃdia, não significa que seja filósofo. Este é o caso do Gabriel, o pensador que é meramente um artista de mpb, mas não possui absolutamente nada de filósofo.
Portanto, o melhor é não confundir as coisas: arte popular é uma coisa e filosofia é outra muito diferente, apesar de que em casos muito raros poder haver um entrelaçamente entre arte e filosofia (talvez na obra de alguns poetas e também em poucas obras de literatura), mas definitivamente não vamos encontrar em artistas de MPB.
algumas musicas ate poderiam
Pois é, coisas que eu não sabia e fui descobrir agora, ao pesquisar o que é que Gabriel tem que eu não sei:
Gabriel – O Pensador – é um dos vencedores da 48ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura – o mais importante do Brasil -, categoria melhor livro infantil
"2 3 4 5 6 7 8
tá na hora de molhar o biscoito
eu tô no osso, mas eu não me canso
tá na hora de afogar o ganso"
Refrão de uma das músicas do filósofo
Gabriel é um lixo, só carioca ainda ouve esse cara
Ninguem presisa morrer para ser reconhecido!
Voçê apenas presisa fazer seu papel no caso dele um Filósofo!
Sera sempre assim odiado por muitos adorados por outros!
à presiso saber se através da irreverencia o conhecimento real tem sua penetração e real validade como no tradicional
inté!