Pesquise as caracteristicas dos seguintes protozoarios:?
a) protozoario flagelados
b) protozoarios ciliados
Update:resumidamente e sem brincadeiras , por favor! 10 points
Update 3:eu nao quero saber de indicação de livros nao , eu quero a resposta , se vc nao quer ajudar nao digite nada , ok ?
Vou dar 10 pontos para aquele que me ajudar!
Comments
Os protozoários flagelados tem sua locomoção por meio de um ou mais flagelos relativamente compridos e com forma de chicote e que também ajudam na captura de alimento e na recepção de estímulos ambientais, projectando também, por vezes, pseudópodes por as mesmas funções. São seres unicelulares, heterotróficos, ainda que alguns apresentem cloroplastos com pigmentos, que lhes permite a síntese do seu próprio alimento. As células têm, geralmente, forma oval, alongada ou esférica, apresentando um único tipo de núcleo e encontram-se envoltas por uma película rígida. Reproduzem-se, normalmente, por cissiparidade ou bipartição, ainda que algumas espécies se possam reproduzir sexualmente através de um processo designado como singamia, ou seja, a fusão de dois gâmetas produzidos por meiose. Alguns flagelados, parasitas, são responsáveis por doenças como a doença do sono, a doença de Chagas ou a giardíase, causada pela espécie Giardia lamblia. Por vezes, se as condições fornecidas pelo hospedeiro não são as ideais, formam quistos.
Os protozoários ciliados (filo Ciliophora) são um dos mais importantes grupos de protozoários, com cerca de 12.000 espécies conhecidas e representantes em praticamente todos os ecossistemas aquáticos, marinhos e de água doce e no solo. Várias são parasitas ou comensais de vários invertebrados e outras ainda vivem no tubo digestivo dos mamíferos herbívoros, aos quais ajudam a estabilizar as enormes populações de bactérias simbióticas que digerem a celulose de que eles se alimentam, podendo considerar-se igualmente seus simbiontes. Conhece-se apenas uma espécie que é parasita do homem, o Balantidium coli, o agente da balantidíase ou disenteria balantídica.
Apesar de unicelulares, os ciliados podem ser considerados como protozoários "grandes", com algumas espécies atingindo 2 mm e alguns têm uma estrutura complexa. O seu nome provém da presença de cílios, que ocorrem em todos os membros deste grupo, embora os da subclasse Suctoria os possuam apenas durante uma fase do seu ciclo de vida. Os cílios servem para a locomoção, para se prenderem a um substrato, para a alimentação e como órgãos – aliás, organelos - dos sentidos.
Uma das espécies mais bem estudadas deste grupo é a paramécia, muito comum em charcos de água doce, perto de estábulos ou onde se preparem produtos agrícolas.
Os tintinídeos são ciliados que produzem uma lórica, uma espécie de casca, que se acumula no fundo dos oceanos, permitindo estudar a sua história. Encontraram-se depósitos do período Ordoviciano com mais de 400 milhões de anos.
Espero ter ajudado!
O livro do Barnes, Robert D. - Zoologia dos Invertebrados... ótima fonte de pesquisa.