Eu posso dirigir em ponto morto?

Meu pai sempre dirigiu seus carros assim: Quando o carro pega velocidade, ele tira de macha (deixa no ponto morto).

Ele diz que economiza combustivel...

E até hoje nunca teve problema.

A legislação de trâsito proibe isso...

Quem sabe o porquê?

O que pode acontecer quando o carro está se deslocando sem marcha?

Obrigado a todos!!!

Comments

  • existe sim proibição.

    Art. 231. Transitar com o veículo:

    IX - desligado ou desengrenado, em declive:

    Infração - média;

    Penalidade - multa;

    Medida administrativa - retenção do veículo;

    além disso é muito perigoso e não economiza nada, veja a resposta na outra pergunta.

  • Existe uma proibição sim, segundo os órgãos competentes a facilidade de o carro apagar e bem maior em ponto morto oque ocasionaria uma enorme dificuldade de frenagem, pois sem o vácuo do motor o freio fica muito mais duro.

    Quanto a economia existe sim mais só se seu carro for carburado, e é muito pequena vc desceria um aclive de +ou-10 kms para economizar 100ml de gasolina, no carro injetado o consumo em ponto morto é maior q o carro engrenado e sem o pé no acelerador.

  • Seu pai comete alguns erros.

    Dirigir em ponto morto é perigoso porque se seu pai precisar de tração, com o carro em ponto morto ele não a terá.

    Seu pai imagina que está economizando gasolina, mas na verdade ele não está, o motor estará consumindo gasolina mesmo com o motor em ponto morto e o carro perderá velocidade, então ele vai precisar acelerar novamente para chegar à velocidade em que estava anteriormente. Pois bem, com essa aceleração, todo o combustível supostamente economizado será gasto só nessa aceleração.

    E sim, é proibido andar com o carro na "banguela". O difícil é para o patrulheiro saber que o carro está trafegando em ponto morto.

    VER ARTIGO 231 (item IX) do código de trânsito Brasileiro.

  • O carro em ponto morto fica sem tração.

    Se vc precisar fazer uma manobra rápida sem tração... provavelmente vai se dar mal.

  • É mito a história de que economiza combustivel. Não há leis quanto dirijir dessa forma. O que pode acontecer é vc precisar de estar com o carro engrenado p fazer uma aceleração pra desviar de algo e ocorrer algum acidente.

  • não é muito bom para o carro

  • Proibiria pq?

    Até onde sei naum.

  • Proibido, não é.Desde que vc mantenha a velocidade da via.

    Cuidado com veículo onde o sistema de freio é hidho-vácuo, pois quando acionado requer uma boa compressão do motor para seu acionamento ter um bom funcionamento.

    Quando o veículo em movimento, estando em marcha engatata, o motor exerce uma força chamada centrípeta, que exerce ação:

    Um veículo de 1000 kg percorre, com velocidade de 90 Km/h, uma curva de raio R = 100 m. A estrada é sobrelevada, isto é, sua margem externa é mais elevada em relação à margem interna. Adote g = 10 m/s². Determine o ângulo de sobrelevação q da pista para que a segurança do veículo na curva não dependa do atrito.

    veja mais:

    http://www.cefetsp.br/edu/okamura/2%20Bimestre/Mov...

    ,que aumenta o atrito por reação da própria física.

    Uma opção é, se quer economizar, tire o pé do acelerador, mas deixe o veículo engrenado.

    boa sorte...

    ...

  • Pode, mas é um engano achar que melhora em algo para sua economia ou seu automóvel. Quem sai ganhando são os vendedores de pastilhas de freio e disco da embreagem que se desgastam muito na mudança de marcha. O freio do motor pode e deve ser utilizado com a marcha engatada sempre. Para provar para você o que digo basta pensar que é altamente desgastante para o disco de embreagem se você apenas descansar o pé no pedal da embreagem. Cada vez que você troca de marcha desgasta um pouco o disco de embreagem. Ok?

  • Eu desconheço isso, de ser proibido, já ouvi dizer sim, que economiza gasolina, e eu acho que não tem problema nenhum em fazer isso.

    É um vicio, pegou velocidade, joga no ponto morto, que o carro vai numa boa. ok ?

    ESPERO TER AJUDADO

Sign In or Register to comment.