pilula do dia seguinte é segura?
Eu sempre faço coito interrompido com meu namorado , so que ontem ele naum se controlou e gozou dentro , hj quero tomar a pilula do dia seguinte , so tenho medo medo pq me disseram que muito forte......
Alguem ja tomou ???
Quais sao os efeitos colaterais...?
Comments
A contracepção de emergência feita com a pílula do dia seguinte é segura?
De modo geral a maioria das mulheres podem tomar a pílula do dia seguinte como método contraceptivo de emergência.
Qual a eficácia da pílula do dia seguinte?
A pílula do dia seguinte previne uma possível gravidez não planejada na maioria dos casos, mas não é 100% eficaz. Quando usado corretamente após o coito único, a pílula do dia seguinte evita 95% da possível gravidez, quando se toma no primeiro dia; 85% no segundo e 58% no terceiro. Porém, se uma mulher com vida sexual regular usa a pílula do dia seguinte como único anticoncepcional, após cada relação, sua chance de engravidar será bem maior da que teria uma mulher usando anticoncepcionais orais regulares. Por esse motivo, a contracepção de emergência com pílula do dia seguinte não deve substituir os métodos anticoncepcionais de uso regular. É bom insistir no fato de que a eficácia da pílula do dia seguinte é maior quanto mais precocemente for tomada a primeira dose (95% nas primeiras 24 horas, 85% entre 25 e 48 horas e 58% entre 49 e 72 horas).
A pílula do dia seguinte causa algum tipo de efeito colateral?
Apenas 5% das mulheres que tomaram a pílula do dia seguinte apresentaram vômito. A porcentagem de mulheres que apresentaram náuseas foi de somente 25%. Estes efeitos colaterais geralmente não duram mais do que 24 horas.
O que devo fazer após usar apílula do dia seguinte?
Você não sentirá nada que indique se a pílula do dia seguinte funcionou ou não. Se a menstruação atrasar mais de uma semana, ou se você estiver preocupada, consulte um médico de sua confiança. Durante o resto do ciclo deve-se abster de relações ou tê-las com camisinha.
O que acontece com a menstruação após usar pílula do dia seguinte?
A sua menstruação deve vir no período usual (ou um pouco antes ou depois). Geralmente, segundo as mais recentes pesquisas realizadas, o comportamento da menstruação em pacientes tratadas com a pílula do dia seguinte é o seguinte:
- 13% : a menstruação atrasará mais de 7 dias
- 15% : a menstruação atrasará de 3 a 7 dias
- 57% : a menstruação virá no prazo certo, ou até 3 dias antes ou depois
- 15% : a menstruação adiantará mais de 7 dias
Importante :
Se a pílula do dia seguinte não funcionar e eu ficar grávida, minha gravidez será normal?
Avaliações feitas mostraram que, caso a pílula do dia seguinte não seja efetiva e ocorra gravidez, nenhuma disfunção foi relatada com a gestante ou com o feto, durante ou após a gravidez.
Posso usar o método de contracepção de emergência regularmente e em substituição aos métodos anticoncepcionais regulares?
A pílula do dia seguinte não deve ser usada rotineiramente para prevenir a gravidez. Os anticoncepcionais regulares (camisinha, pílulas anticoncepcionais, injetáveis, DIUs, esterilização, etc.) têm maior eficácia e menos efeitos colaterais.
Conheça os principais métodos disponíveis para se evitar uma gravidez :
Método masculino : Preservativo
Não deixa o pênis entrar em contato direto com a vagina, impedindo assim a gravidez. Tem eficácia entre 88% e 97%. Além disso é o método mais seguro para se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS.
Pode falhar¹ em 3% a 12%.
Método oral : Pílula
A pílula contém hormônios que evitam a gravidez, impedindo que as mulheres ovulem. Deve ser tomada diariamente.
Pode falhar¹ em 0,1% a 3%.
Método injetável : Injetável mensal / trimestral
Método bastante seguro, que impede que a mulher ovule, impossibilitando assim a gravidez. Aplicado a cada três meses, ou mensalmente. O injetável mensal não pode ser usado durante a amamentação por possuir uma combinação de dois hormônios. O injetável trimenstral, por possuir apenas progestogênio, pode ser usado por mulheres que estejam amamentando e não oferece risco de câncer do seio, nem do colo do útero.
Pode falhar¹ em 0,3%.
Método assistido : Dispositivo intra-uterino (DIU)
O DIU deve ser introduzido no útero da mulher por um médico ou enfermeira, ambos treinados.
Os DIUs usados atualmente no Brasil contêm cobre, o que aumenta sua eficácia.
Pode falhar¹ em 0,6% a 2%.
Método vaginal : Diafragma
Deve ser usado em conjunto com cremes e geléias espermaticidas. É introduzido na vagina pela própria mulher, impedindo a entrada de espermatozóides no útero.
Pode falhar¹ em 6% a 18%.
Método vaginal : Espermaticidas
São cremes ou geléias especiais que impedem a gravidez, matando os espermatozóides, impedindo assim que eles fertilizem o óvulo. Devem ser colocados na vagina momentos antes da penetração.
Pode falhar¹ em 6% a 21%.
Método comportamental : Tabelinha
Através de seu ciclo menstrual, a mulher pode saber quais os dias em que está no seu período fértil e os dias em que ela pode manter relações sexuais sem risco de engravidar.
A eficácia deste método geralmente não é muito alta.
Pode falhar¹ em 9%.
Método cirúrgico : Ligadura de trompas (na mulher)
Uma cirurgia é feita nas trompas, impedindo a fecundação. A eficácia desse método é muito alta, mas não chega a 100%. Mais ou menos uma em cada 300 mulheres engravida depois da ligadura.
Pode falhar¹ em 0,4%.
Método cirúrgico : Vasectomia (no homem).
É um método permanente, adotado somente nos casos em que o homem não quer ter mais filhos. Sua eficácia é alta.
Pode falhar¹ em 0,1% a 0,15%.
Novos métodos : Preservativo feminino.
O preservativo feminino evita a gravidez por impedir o esperma de entrar em contato com o óvulo. Também é um método bastante eficiente para se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS.
Pode falhar¹ em 5% a 21%.
Flor pq num procura um gine... e toma remédio ou injeção, é mais seguro e nao vai ficar preocupada
bjkss
kessynhaa
Obs:Pode tomar tranquila a pilula nada acontece
É seguro,mas quanto mais cedo você tomar mais possibilidade de exito tem,mas por sua vez a pilula do dia seguinte tem consequencias e uma delas é a perda de fertelidade
O principal efeito colateral não é sentido pela mulher, mas sim pelo embrião, caso este exista. Ele simplesmente é eliminado. Infelizmente, a maioria das pessoas se esqueçe de que, um dia, também foi um embrião.
Eu já tomei não tivenenhum efeito colateral, a pílula é segura.
é ate uma certa quantidade de utilização, o uso constante não é recomendado, pois o corpo pode com um tempo bloquear a ação dessa pílula.
É assim querida, se ja vens tomando anteconceptívos não há problemas, agora se é pra começares agora porque aconteceu esse pequeno incidente,eu não aconselho, porque as vezes até podes engravidar dependendo do teu organismo. Melhor conselho que posso te dar é ires ter com o teu Genecologista se não tem consulte um agora.