Conselho do Gov. Serra a um Médico. Acreditem! ?
O pragmatismo do conselho que o governador me deu reflete o descaso do Estado com os médicos da rede pública de saúde
A história q vcs lerão é narrada pelo Sr. DAVI DE LACERDA, 36, graduado em medicina pela USP e residência em dermatologia pelo Johns Hopkins Hospital (Baltimore, EUA), é dermatologista em consultório e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Em um breve encontro, tive a oportunidade de lhe comunicar um fato que me deixara perplexo, ocorrido no início da semana.
Ao me apresentar, contei ao governador que sou médico, que fiz graduação na USP, pesquisas em Harvard, residência em dermatologia no hospital Johns Hopkins (EUA) e especialização em cirurgia dermatológica em Paris. Contei também que há cinco dias fora contratado como médico concursado do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Ele sorriu e me deu parabéns. Ao agradecê-los, muito constrangido, informei-o de meu espanto ao descobrir que o salário-base para o médico do HC era de R$ 414 mensais para uma carga horária de 20 horas semanais.
O governador buscou me consolar dizendo que eu não ganharia só isso.
Respondi que estava ciente das gratificações e que, mesmo assim, meu salário bruto seria de R$ 1.500.
Informei-o ainda de que o custo para manter meu consultório fechado durante as horas em que estarei no HC é o triplo do valor que receberei do Estado.
Àquela altura, quando já não mais sorríamos, pedi sua opinião. O governador me aconselhou a deixar o HC, dizendo que o HC não é um bom negócio para mim.
A objetividade e o pragmatismo do conselho refletem bom senso nas finanças privadas. O seu conteúdo reflete o descaso do Estado com os médicos da rede pública de saúde e com o futuro de uma instituição cujas contribuições assistenciais e para a pesquisa e educação médica são inigualáveis em todo o território nacional.
As associações médicas estaduais sugerem hoje um piso de R$ 7.500 para atender tais necessidades. O HC paga um quinto desse valor.
Não precisa ser economista para perceber que pagar para trabalhar não é um bom negócio. Enquanto a política de estagnação salarial no HC é péssima para os médicos, ela é desastrosa para toda a população.
Sem a vontade governamental de resgatar salários de médicos e funcionários do HC, o elenco dos que vão dançar nessa história é gigantesco, e a coreografia, tragicamente previsível.
Primeiro ato - Os prestigiados médicos que se aposentam não encontram candidatos à altura para substituí-los. Os novos médicos que ainda ingressam, quando dotados de um pouco de inteligência e bom senso, rapidamente abandonam seus cargos.
Entreato - Pacientes graves de renda média e baixa não conseguem acesso a uma das poucas filas que restavam a sua disposição. Segundo ato - Sem médicos capacitados, o atendimento se torna precário, e a pesquisa, de baixa qualidade; não se produzem novos conhecimentos nem se consegue transmiti-los aos alunos da USP. Os prodigiosos passos alcançados pelo HC e pela Faculdade de Medicina da USP em tantas décadas já não mais impressionam nem beneficiam aqueles sentados em camarotes. As cortinas se fecham.
Q governo competente este do PSDB!!!!
Update:Censurado,
A história é real
Está aí o nome, salário, etc
Pesquise e saberá a verdade
Me desminta se for capaz
Comments
Estou de acordo com sua revolta, porque a pessoa estudar, se capacitar, para ganhar um salário mínimo, é vergonhoso, olha aí doutor, eu sou caminhoneiro, meu trabalho é muito mais pesado, e não gastei tanto assim com estudo, meu salário é de R$ 1.500,00, os políticos, não valorizam os profissionais, o sr deveria ter perguntado ao governador, quanto é o salário dele.
Se esse médico pegar um ponto bom vendendo cachorro quente ele vai ganhar mais por mês.
Gente independente de ser o serra ou não o governador, fosse quem fosse do PT do PMDB ou sei lá o que.
Isso é um absurdo. um salário de 414, é menos do que o salário mÃnimo de 415 reais
Pelo que um médico estuda e eu sou testemunha pois já trabalhei em uma escolade medicina e sou testemunha
Mesmo que o médico não tenha as graduações do citado na pergunta.
eu acho que estava na hora, assim como o Lula fez o piso nacional para os professores do ensino fundamental, fazer um piso para médicos, engenheiros arquitetos, e demais profissionais universitários.
pq se não do que vale se graduar e com sacrifÃcios..
acho que esse abandono da rede publica de são paulo tem algo muito podre por trás disso, isso é verdade sim não sejamos cegos a tal ponto minha gente. oque acontece em hospitais públicos é um crime contrar a população mais carente.
de certo teve ter um esquema do governo,com as empresas de convênios para que elas possam faturar bastante,
por que ninguém investigar isso, pois tenho certeza que algo por trás disso
é Deus nos livre desse sujeito na presidencia do Brasil
Com a quantidade de médicos formados todos os anos por faculdades das mais diversas qualidades e com a concentração destes nos grandes centros urbanos, onde já sobram médicos, a leis de mercado atuam: sempre haverá algum médico disposto a trabalhar pelo salário citado.
Do ponto de vista da qualidade do tratamento de saúde gratuito oferecido pelo Estado, parece que o problema é estrutural sobre a forma de atuação do Estado e, não, um problema pontual apenas com os médicos.
à por essa e outras que Lula nada de braçada, ele não permite que nehum brasileiro receba 414 reais por um mês de trabalho. à pagando salário de 414 para médicos que o Serra quer sonhar em ser presidente?
Cara... caia na realidade. Não existe oposição ideológica entre PT e PSDB. São todos esquerda, todos farinha do mesmo saco. Se não, me diga em que polÃtica o governo Lula contrastou com o FHC? Ambiente? Reforma Agrária? Educação? Econômica? Social??? Mas a polÃtica social teve um claro objetivo eleitoreiro, pois o governo Lula precisa de uma marca própria e foi a única que encontrou.
Você é um bobo que, como outros tantos, não percebe que há vários anos não existe mais debate ideológico no paÃs. Implantou-se a tão sonhada hegemonia de Gramsci, por anos de lavagem cerebral no ensino e na mÃdia. Você é só mais uma vÃtima desse contexto que sonha estar lutanto por alguma coisa. No ambiente polÃtico não há mais luta. No social resta 30% de cabeças que ainda pensam contra 70% que idolatram um ser tão estúpido como o Lula.
Sou médica federal concursada, lotada na cidade do Rio de Janeiro , em um dos hospitais terciários federais ,logo meu salário é pago pelo ministério da saúde, do governo Lula , é o mesmo salário .Sendo que com mais de 13 anos de serviço ganho 1600,00 reais , já com as gratificações, e o salário base é o salário minimo ou alguns reais a mais. O Lula também não está nem aà para a saúde , e muito menos para os médicos , e muito menos para a população. Este é só um dos motivos de saber a realidade deste governo enganador ! Nas 2 campanhas Lula falou sobre o salário do médico e disse que mudaria , assim como as condições de trabalho , tudo imagem de campanha! Realmente se paga para ir trabalhar , fora pagar o estacionamento !!!!!!!!!
Tenta conseguir um salário melhor com o pai dos pobres, para trabalhar no SUS. Afinal ele é extremamente atencioso com quem fez Faculdade e principalmente com quem tem cursos de mestrado e especialização. Não é uma boa idéia?
Mentiu. As vinte horas em que o consultório permaneceria fechado não renderiam o que rende o serviço no Estado. Isso aà é mentira. Você está mentindo. Você é uma vergonha para o Yahoo. Você é mentiroso. Nenhum médico diria isso. Você é um crime de opinião. Seu sem-vergonha. Seu rato de partido polÃtico. Seu sem-vergonha.
Bom então me diga quanto ganha um médico em um hospital de BrasÃlia, ao lado do Palácio do Planalto.
-Nossa, menos que em São Paulo? Que coisa!
Primeiro que um profissional que tem dinheiro para abrir consultório, viajar para os EUA e se especializar em "Havard", poderia ter feito uma faculdade paga, e não a USP, onde teve o seu estudo custeado pelo contribuinte do Estado de São Paulo. Ele agora, já que deve ter condição financeira, deveria devolver o valor correspondente ao seu curso para o Estado, para que este possa ser usado em um aluno que não tem condição de pagar um curso em uma universidade particular.
Dado, como as suas perguntas são fraquinhas! Melhore-as, e tente ser um pouco menos comunista!
Já desmenti, ou melhor, expliquei! E se você acha que somente nas ClÃnicas de São Paulo, os médicos ganham mal, então vá em um hospital do nordeste, inclusive em cidades administradas pelo PT. A culpa é somente, e tão somente de uma pessoa; Lula o presidente com maior número de denúncias de corrupção de todos os governos que já passamos na era republicana.
Somente o que Lula emprestou, ou no caso "perdeu" de dinheiro com paÃses como o Equador, dariam muito bem para dar uma vida nova nos hospitais do nordeste, que tem seus tetos caindo.
Procure fazer perguntas sobre as dÃvidas que Lula está deixando para o próximo governo. E veja onde foi para o dinheiro da CPMF cobrada durante os cinco primeiros anos do governo Lula! E deixe de se perder em detalhes de granfininhos formados em "Haavarddd"!