Aprovaram a Lei de cotas raciais, o que vc acha?
Eu sinceramente acredito que seja mais uma lamentação (não pq eu estou concorrendo em universidades com os negros), isso seria uma forma secundária de discriminação.
O negro cursa numa escola pública, e faz o enem, ganha bolsa e entra numa faculdade, de medicina, provavelmente "tomou" o lugar de outra pessoa, e esse negro provavelmente não terá condições de comprar o que é necessário para o curso, desistindo do curso. O governo pregando a iguldade racial, isso é só mais uma forma de discriminação.
O que realmente deveria ser feiro são cotas para pessoas economicamente desfavorecidas, dando bolsas e ajudas financeiras por todo o curso.
Avança Brasil !!!!!!!!
Comments
Acho necessária, por que realmente as classes menos favorecidas economicamente são formadas por negros, afro descendentes e índios. E isso já vem de séculos, pois mesmo após a abolição da escravatura, os negros não tiveram sua situação social integrada e igualada ao restante da população, portanto geralmente eles tem mais dificuldade de ter acesso ao estudo. Eu só acho desumano o que fizeram com os índios na votação, eles merecem atenção e mais respeito por serem outra parcela importantíssima do nosso país que tem sido roubada e esquecida.
Os negros foram explorados por muitos anos, não tinham condições mínimas de vida, consequentemente, os negros de hoje em sua maioria tem origem "humilde", e acabam em sua maioria nem chegando ao nível de Ensino Superior.
Eu por exemplo, sou morena clarinha, mas meu pai é negro e o pai dele tbm, assim como o restante de seus antepassados, e nao surpreendentemente não tenho condições de pagar minha faculdade, muito menos meus pais, se não fosse pelas cotas eu não estaria cursando Arquitetura hoje. O governo não deixa de oferecer bolsas para pessoas pobres, e o número dessas bolsas aumenta a cada ano, portanto, convenhamos que o número de cotas por curso é ínfimo. Eu estudo numa faculdade particular em que o nível dos estudantes é de classe média alta, e o número de negros é não chega nem perto de 10% do total. Por que será que isso acontece no Brasil inteiro?
Temos que refletir antes de protestar, vamos atrás de causas que valham a pena, como por exemplo fiscalizar as contas dos nossos municípios. Uma boa dica pra quem quer ser um cidadão de verdade é participar desse site e ser voluntário pra fiscalizar e detectar gastos suspeitos do governo munipal, estadual ou federal. E NÃO PRECISA TER FORMAÇÃO JURÍDICA pra isso. www.avbbrasil.org.br (AVB = Advogados voluntários do Brasil)
Eu acho que o dinheiro dos impostos poderiam ser melhores gastos e fazendo que haja maior número de instituições de ensino superior público e melhorando as já existentes mas não somente melhoras na questão ensino mas também em todas as outras áreas como saúde e infraestrutura.
Mas para que fazer isso não é? Já que as pessoas apoiam o que os polÃticos fazem e a constituição significa nada em decisões desse tipo. Bem o negócio e ganhar votos pois o resto é resto(polÃtico pensando).
Só posso diser uma coisa mesmo o Brasil sendo conhecido por sua miscigenação e a recusa das mÃdias em demonstrar a verdade, veremos brancos de baixa poder aquisitivo que não estudaram em colégios públicos(pois os pais se sacrificaram para dar-lhes um bom ensino) sendo os atuais "escravos". Pergunto-me se no futuro terá cotas para esses indivÃduos também para "reparar" algo...
Quando se junta pessoas corruptas(polìticos) com pessoas com baixo poder de questionamento resulta no estado atual.
à uma pena muitas pessoas preferem "programas" do governo do que melhora nas condições de vida, mas para isso acontecer pecisarÃamos de uma melhor administração pública(ou seja, um sonho).
As cotas são uma forma justa de aprovação dos pobres e negros nos vestibulares das universidades públicas. A sociedade é e sempre foi burguesa e racista, logo deve-se dar oportunidades distintas para que foi a vida inteira tratado de forma diferente. à claro que não resolve o problema da educação, nem exime o governo de melhorar a educação básica, mas é uma forma aceitável de se reduzir o abismo social e racial que existe no paÃs.