é verdade qeu dá pra saber seus orixas pelo dia da semana (tipo sex..sab..) que voce nasceu?
Eu gostaria de saber se é verdade e outra segunda essa tabela eu sou filha de oxum com oxala,i tipo no outro centro eu era filha de oxum cruzada com iansa e meu pai era ogum...E o santo muda conforme o terreiro que voce vai? Por favor não gostaria de receber comentarios e respsotas ofencivas tenho uma duvida não quero um conselho ok? ¬¬.
Comments
Boa tarde! Iris Umbanda*Luz divina.
Sim é verdade, caso eu não me engano é mais ou menos assim:
Segunda Feira: Pertence aos Pretos Velhos.
Terça Feira: Pertence aos Oguns.
Quarta Feira: Pertence aos Xangõs.
Quinta Feira: Pertence aos Oxossis.
Sesta Feira: Pertence a Oxalá.
Sabádo: Pertence as Entidades dás águas.
Domingo: Pertence aos Ibejis.
Deixei um link abaixo em fontes.
Paz, amor e luz.
Não.
O fator que gerou o EspÃrito humano, que na Umbanda chamamos Orixá, não pode ser determinado por tabelas ou mesmo por terceiros, pois o Orixá Ancestral e o Recessivo, é do EspÃrito e sempre serão os mesmos, independente da encanação, dificilmente revelados.
à muito possivél e até freqüente a nominação dos Orixás de Frente e Juntó, pois são os que estão envolvidos com o ser nesta encarnação e através de observações podemos qualificar suas atribuições.
Muito freqüente também a variedade de combinações e associações na pessoa, pois sendo 14 Orixás para os Tronos Racionais de Deus, as vezes a tomada de posição de outro tanto na frente como no juntó, dada a qualidade necessárias aos seres em um momento especÃfico na vida.
Exemplo Oxalá emana a Paciência e a Fé em seus filhos, mas as vezes é necessária a Atitude e a Lei, daà Ogum ou Egunitá é o de Frente. Oxum emana o Amor e a Concepção(idéias também), Iansã a Justiça e a Direção, Obá o Conhecimento Objetivo, Oiá, Corrige a Fé ; ou seja, o bom é sabermos que todos os Tronos de Deus estão a disposição de nossa caminhada e quando se faz própria é Natural que haja esta correlação, pois trabalham em conjunto, e não precisamos ter este desejo de ficar presos a 4 ou 2 Orixás somente, devemos abrir nossa Coroa a influência de Todos, pois assim seremos Completos e jamais esquecendo dos Tronos Emocionais para os filhos de Deus, Exu, Exu-mirim e Pombagira, que são atuantes em nossos desiquilibrios e escudos Naturais.
Tasca exame de DNA em todos eles ai tu descobre.
Oxalá é Deus, então de quem você e eu serÃamos filhos? Santo não muda conforme o terreiro.
Tem certeza que está indo a bons locais?
Acho melhor repensar...