Viagem de moto pelo Brasil?
Pretendo ir de BH MG e passear por alguns Estados brasileiros, são eles, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Distrito Federal e retornar à MG.
Estou querendo inovar, todos motociclistas viajam em grandes motos, estou querendo ir de CG 150 ES MIX 09/09. Não que eu não tenha condições de adquirir uma motocicleta maior para a viagem, é questão de querer ir de moto pequena mesmo.
Alguma sugestão sobre estrada, estadia, pontos turísticos, segurança, sites relacionados, etc..
Todo tipo de informação é bem vinda!
Grato.
Comments
Pode ir de CGzinha mesmo que é aventura. Demora mas vc chega. Existem vários relatos de gente que deu a volta ao mundo em motos de 125 cc. Sua moto é boa, é resistente e valente. Não tem essa de "parar para esfriar motor", ok ? isso é lenda. Pode andar com ela o dia inteiro. Troque o óleo, abasteça com gasolina/alcool de procedëncia e vc não vai ter problemas.
Quanto aos roteiros, vc tem basicamente duas rotas até chegar em Pernambuco. Vc pode sair por Ipatinga/Governador Valadares e seguir para Vitória da Conquista na Bahia, pela BR 116 ou seguir pelo litoral para pegar a BR 101 e subir pelo sul da Bahia.
Se vc for pela BR 116, vc vai encarar o interior do nordeste, o sertão, pode desviar para Paulo Afonso e visitar o canyon do Rio São Francisco que divide a Bahia de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Vc pode visitar o Vale do Catimbau em PE, que é muito legal. Daí vc pega a BR 232 e vai para Recife e segue pela 101 pelo litoral da Paraíba e RN, depois até Mossoró e de lá para Fortaleza. Aí vc pega sertãozão até Parnaíba, desce para Teresina e depois cruza para o Maranhão, estica até São Luiz e depois volta para Bacabal e estará na Floresta Amazönica. Depois desce para Palmas em Tocantins.
A outra alternativa é cruzar Minas até o Espírito Santo, subir para Linhares e ir parando de praia em praia ao longo da BR-101. Vc pode Parar em Porto Seguro, Trancoso, Arraial d'ajuda. Pode parar Morro de São Paulo, salvador, depois pegar a linha verde, costa de sauípe. Seguir para Aracaju e depois o litoral mais bonito do Brasil que fica entre Alagoas e o sul de Pernambuco com praias como a Praia do Frances, Maragogi, Porto de Galinhas. Vai ser praia até vc enjoar, cada uma mais bonita que a outra. Depois o roteiro pode seguir pela BR-232 entrando no sertã de Pernambuco e Ceará ou pelo interior da Paraíba, mas aí vc não passa por Rio Grande do norte, o que é uma pena pois tem praias belíssimas como Baia Formosa, Pipa, Genipabu, etc. Vc pode ir direto para Juazeiro do Norte e Picos e de lá ir para Tocantins e o Jalapão.
Eis um roteiro até Recife pela BR 101 cruzando as praias do Nordeste
http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=p...
Outro roteiro seria esse aqui, indo pelo sertão da Bahia
http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=p...
Chegando a Recife vc vai até João Pessoa e de lá vc pode seguir para o Norte para Natal ou entrar para o sertão.
Sem problema.
Faça um roteiro através do google maps apesar de que poderá sofrer algumas alterações durante a viagem.
Encha sempre o tanque de combustível no posto mais próximo quando o mesmo chegar à metade pra evitar surpresas.
Prefira abastecer em posto onde há muitos caminhoneiros pois, o combustível e, os serviços costumam ser bons.
Principalmente, não tenha pressa em chegar a algum destino.
Encare como um passeio tranquilo.
Troque o óleo a cada 1.000 km em concessionárias tendo o cuidado de verificar diariamente antes de começar a jornada o nível de óleo, a calibragem dos pneus e, a lubrificação da corrente.
Se a corrente ficar muito suja de detritos, lama, etc, durante algum trecho da viagem, páre em algum posto para lavá-la e, lubrificá-la de novo.
Leve o manual do proprietário, as ferramentas que vem com a moto, e um calibrador.
Um calibrador pessoal é importante porque a leitura de algumas bombas de ar podem ser diferentes, ocasionando calibragens inadequadas para seus pneus. Confie no seu calibrador.
Prefira sempre viajar e, rodar de dia.
Primeiro, porque a visibilidade é melhor, segundo porque você ainda poderá dispor da claridade do dia para qualquer situação inesperada e, terceiro por questão de segurança.
Ao final do entardecer esteja já numa cidade e, com a hospedagem em vista.
Tenha um bom alarme na moto, como Positron duo lock, uma boa corrente com bom cadeado e, se possível rastreador (mas, isso vai depender de seu bolso).
Não deixe sua moto estacionada longe de sua vista por longo tempo se precisar ir a um lugar mais distante.
Prefira sempre um estacionamento pago e, cercado, mas nunca um pago ainda que, com guardador de rua. Mesmo assim, acione o alarme e, passe o cadeado. Seguro morreu de velho.
Prefira ficar em hotéis e, pousadas onde haja um lugar para guardá-la com segurança durante o pernoite.
Evite trafegar em lugares considerados perigosos, como à noite e, no meio de multidões. Também, afaste-se rápido de lugares que suspeitar perigosos.
Considero o roteiro que você escolheu pelo nordeste menos seguro do que no sul a partir do Paraná. Especialmente, com uma moto zerinho. Portanto, olho vivo.
Mas, a escolha é sua.
Uma dica: não deixe sua moto brilhando pra não chamar muito a atenção mas, não se esqueça de ter a corrente sempre limpa e, bem lubrificada.
Como é nova, se ainda não a amaciou, siga as recomendações para tal e, faça a revisão na ocasião certa em alguma concessionária autorizada.
Jamais abuse da velocidade. Ela é a causa de todos os acidentes.
Sempre use o capacete com viseira abaixada para proteção do rosto e, da vista. Leve um par de bons óculos escuros para o excesso de sol e, claridade.
Loção protetora para braços e, pernas se pilotar com essas partes expostas ao sol.
Leve uma máquina fotográfica digital discreta, com o cd de instalação copiado (deixe o original em casa), para descarregar suas fotos no seu email de alguma lan house durante a viagem.
Pare em média a cada 2 horas para se alongar, refrescar e, fazer um lanchinho. Não almoce pesado e, depois pilote.
Você poderá sentir dormência na monotonia de alguns trechos da estrada.
Jamais beba bebida alcoólica.
Não aceite bebida, doces e, lanches de estranhos.
Não beba de uma garrafa ou, latinha que já vier aberta ao lhe ser servida em algum bar ou, restaurante.
Peça a bebida, comida ou, lanche que você vê à sua frente na vitrine ou, expositor.
Prefira sempre sacar dinheiro em alguma agência bancária ou, supermercado, durante o expediente normal e, nunca mais que R$ 100,00.
Evite pagar contas com o cartão. Prefira dinheiro vivo.
Quanto a pontos turísticos, pousadas, etc... você pode pesquisar na internet conforme o roteiro que planejar. Vai muito de seu gosto e, preferência.
Boa Viagem !!!
VENHA EM DIREÇAO A IPATINGA---GOV. VALADARES--TEÓFILOOTONI--PELA BR-116, A ESTRADA TÁ BOA.
DE TEÓFILO OTONI À DIVISA DE MG/BA SÃO 300KM- E A PARTIR DE DIVISA ALEGRE-(DIVISA DE MG COM BA) A ESTRADA É NOVINHA.
E BOA SORTE.
Boa viagem, lembre-se d levar tbm uma digicam, bateria, carregador, e principalmente leitor d cartão, tire muuuuuuitas fotos, e d x em qnd pare em uma lanhouse p/ vc upar suas fotos p/ seu email, essa é a melhor forma d vc garantir q seus registros fotográficos não se percam.
Eu acho "show" vc se aventurar de moto pelo Brasil...e não vejo problemas em viajar em moto pequena, basta ter tempo, vontade e um pouco de grana. Tenho certeza que será uma aventura inesquecível.
Boa Sorte ... Beijooooo
"Não que eu não tenha condições de adquirir uma motocicleta maior para a viagem, é questão de querer ir de moto pequena mesmo."tá bom!eu tbm tenho uma cgzinha só não adquiro uma r1 por que eu amo tanto ela,olha,que eu tenho condições de adquirir uma r1,hein!
vai sim e programe bem sua viagem colega ( vou fazer isto algum dia )