Filme Épico: Gênero ou característica?
Segundo nosso amigo Wikipedia: "Épico, no sentido cinematográfico, é um gênero que retrata contos de grandes heróis, onde todo seu centro se baseia em apenas um personagem principal ou de um povo. Conta tipicamente com grande produção e temas dramáticos".
O que, na minha opinião, se assemelha muito a um filme de aventura: "O filme de aventura é um gênero cinematográfico que reflete um mundo heróico de combates e aventuras; Freqüentemente a ação acontece no passado ou num mundo de fantasia".
Levando-se essas definições em consideração, Batman - o cavaleiro das trevas, por exemplo, é classificado como aventura, mas por seu tom dramático e proporções que o filme tomou, poderia ser considerado um épico.
Para mim, filme épico é classificação para um grande filme de aventura, não um gênero específico. O que vocês acham?
Comments
Menino, muito boa sua pergunta e ao mesmo tempo muito dificil.
Concordo com vc, acho q épico é uma caracteristica, um filme épico pode ser ação, aventura, ficção, "O Poderoso Chefão" por exemplo, é um épico e se enquadra no gênero drama, ou "Tróia", q tb é um épico e se enquadra no gênero aventura. Épico é uma característica pois um filme épico pode ser de qualquer gênero.
Abraço
Acho que a é caracterÃstica de filmes tipo Ben Hur, Tróia, Alexandre, etc. Ãpico, na minha opinião, é um gênero de filmes cujas caracterÃticas sejam História(não estória) ou lenda onde haja batalhas e heróis da história antiga ou medieval (as grandes conquistas dos impérios gregos, romanos, bretão, etc).
excelente pergunta...
Nao acho que podemos chamar o filme - Batman - O cavaleiro das trevas de épico... Porem concordo quando vc diz que sente algo de épico no filme... e sabe o que é? à o Personagem principal, sim, neste filme o Batman deixa de ser um heroi (ou anti-heroi) e passa a ser um personagem de proporçoes épicas...
um personagem épico? como assim?
Ora, ele é digno de historias épicas... tem potencial para isso...
entretanto o filme, apesar de excelente nao possui a dimensão de um verdadeiro épico. (nao ocorreram batalhas de proporçoes gigantescas ou eventos que decidem o destino de um povo...só por isso)
taà a dificuldade de classificar um filme épico (apesar da palavra épico estar relacionada a "época").
Bom,eu creio ser um genero, já que que nem todos os filmes com heróis são modernos e no que se diz respeito geralemnet tambémsão considerasdos os épicos de era medievais os clássicos neh....
épico eh uma caracteristica do filme vc ja assistiu deu a louca em hollywood nele vc vai sabe o pq de ser uma caracteristica tem uma frase que o narrador fala essa eh uma historia epica e vai explicando da pra saber assim que eh a caracteristica da historia que vai se passar
Ãpico é qdo tem herói(s) que se apresentam de forma grandiosa, exagerada, geralmente com "poderes sobrenaturais", de uma forma romântica ( " contrário do realismo" )
Gênero: epopéia
CaracterÃstica: ter herói(s) fantásticos, fantasiosos, de forma romântica.
Com o Batman, embora exagerado, seu autor tenta humanizá-lo, assim como o "007, James Bond". Suas caracterÃsticas fantásticas vêm da tecnologia e não da fantasia, pelo menos é o que eles tentam nos convencer.
Uma ficção cientÃfica, nos leva por "possÃveis lógicas" e não por simples magia, força brutal, que eu acho que é o que diferencia das epopéias.
`´E o que eu ACHO e não o que eu sei..rs...)
Bjs...
Ãpico é aquele que marca.
Que tem caracteristicas que outros talvez não tenham....
Não é um filme simples qualquer.
Matrix para mim é um filme épico, marcou minha vida...