ESPÍRITAS E PROTESTANTES : Para que RE-ENCARNAÇÃO se existe o purgatório para a PURIFICAÇÃO?

É preciso entender que o Purgatório é unicamente para expiação das penas (Consequencias do pecado) , pois a Culpa foi perdoada na Cruz. Quem está no purgatório já está com a SALVAÇÃO GARANTIDA .

Purgatório não é segunda Chance e nem substitue o sacrifício de Cristo. Condenados não vão para o purgatório, mas para o inferno, e para i inferno só vai quem quer, ouseja, QUEM LIVREMENTE ODEIA DEUS E NÃO QUER PASSAR A ETERNIDADE EM SUA PRESENÇA – Já imaginou castigo pior ? Uma pessoa conviver eternamente com outra que odeia ? Neste caso Deus mostra-se justo não acham ?

Ora a dedução é simples: Se alguém mata alguém e se arrepende e pede perdão a Deus, Deus o perdoa, mas não o livra das penas que tem que pagar preso, cumprindo sua pena. E está escreito: “NÃO SAIRÁS DE LÁ, ENQUANTO NÃO PAGARES ATÉ O ÚLTIMO CENTAVO " (Mt 5,25-26) – Negar a pena, seria cometer uma injustiça, que de nada serviria.

Portanto, quer queiramos ou não o PURGATÓRIO É REAL.

LUTERO TINHA CERTEZA DA EXISTÊNCIA DO PURGATÓRIO e defendeu sua existência nas teses de Nº 16 à 19: FONTE: http://www.luteranos.com.br/lutero/95_teses.html

16 Inferno, purgatório e céu parecem diferir da mesma forma que o desespero, o semidesespero e a segurança.

17 Parece desnecessário, para as almas no purgatório, que o horror diminua na medida em que cresce o amor.

18 Parece não ter sido provado, nem por meio de argumentos racionais nem da Escritura, que elas se encontram fora do estado de mérito ou de crescimento no amor.

19 Também parece não ter sido provado que as almas no purgatório estejam certas de sua bem-aventurança, ao menos não todas, mesmo que nós, de nossa parte, tenhamos plena certeza.

*Conforme a Santa Doutrina Católica, baseada nas escrituras e tradição dos primeiros Cristãos, o Purgatório é somente para as PENAS, pois a CULPA foi perdoada e apagada pelo sacrifício de Cristo na cruz por nós.

*Se não existissem as penas não sofreríamos as conseqüências do PECADO ORIGINAL E PESSOAL mesmo perdoados em nossas vidas.

A DOUTRINA SOBRE O PURGATÓRIO É BÍBLICA:

A oração pode ajudar: 2Mc 12,45.

A purificação é necessária para adentrar ao céu: Hb 12,14; Ap 21,27.

Agonia temporária: 1Cor 3,15; Mt 5,25-26.

Cristo pregou para seres espirituais: 1Pd 3,19.

É um estado intermediário de purificação: Mt 5,26; Lc 12,58-59.

É uma realidade entre o céu e a terra: Mt 18,23-25; Lc 23,42; 2Cor 5,10; Fl 2,10; Ap 5,2-3.23.

Graus de expiação dos pecados: Lc 12,47-48.

Alguns pecados são perdoados e outros não serão perdoados nem aqui nem no mundo vindouro: Mt 12,32.

Nada de impuro pode entrar no céu: Ap 21,27.

Sacrifício para os mortos: 2Mc 12,43-46.

Salvação, mas como pelo fogo: 1Cor 3,15.

Sofrimento extra: 2Sm 12,14; Cl 1,24.

"Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac Newton)

Comments

• bom como acreditamos que jesus deu o poder de ligar as coisas de Deus aos céus, todos nos católicos acreditamos no purgatório. o problema e que muitas religiões não acreditam, pelo menos ate hoje. paz.

• la vem o ctrl+C

• Para que ter apenas uma vida, se nela não dá tempo de aprendermos tudo que precisamos?

• concordo plenamente!

• Suas duvidas não vai abalar a certeza de ninguém, se acreditam em reencarnação, deixe, ninguém vai deixar de acreditar por causa de suas teorias, assim como você não irá acreditar por causa de dados comprovando cientificamente e espiritualmente.

Namastê

• Em Doutrina Espírita, as provas e expiações se dá no plano material, o espirito não depura,sem a oportunidade de dar continuidade ao "aprendizado" para sua evolução "moral" e intelectual". Para nós não existe o diabo e nem o inferno...então nosso entendimento de espiritualidade difere muito do seu.

Agora vejamos, as pessoas tem diversos entendimentos quanto a espiritualidade, penso que ninguém detém a verdade absoluta, pq esta só a Deus pertence.

Para que vc tenha uma noção das diferentes formas de pensamento e interpretação, numa mesma doutrina as pessoas podem compreender questões de formas bem diferentes, lhe dou um exemplo:

Houve uma entrevista na SuperPop, onde o Padre Quevedo participou de um debate e falou em rede nacional, que ninguém vai para o inferno, o diabo não existe é apenas uma figura do mal. Podemos considerar que ele é um homem tão estudado quanto vc, mesmo vcs professando a mesma doutrina interpretam de formas diferentes.

Caso vc se interesse pelo debate, pesquise no You tube debate super pop ateu, maçon, padre e evangélico., caso eu lembre o título do debate, retorno para postar...mas creio que da forma como indiquei dá para puxar todos os vídeos do programa

=================

Tema do debate ... Super pop Iluminati, são 9 videos, inclusive bem interessante o debate, assista na íntegra.

• concordo,a biblia fala pouco deste lugar, mas não é para todos.

a salvação é gratuita, assim como o pecado de Adão entrou na minha vida, a salvação também pode entrar, se Deus me escolher.

"As minhas ovelhas ouvem a minha vos e me seguem" joao 6

"não foi vós que escolheste a mim, mas eu escolhi a vós"joao 15;16

o ladrão na cruz foi salvo porque creu, mas não vai ser arrebatado, vai para este lugar, porque não tem obras de justiça.

a biblia fala de salvação e galardão

muitos serão salvos, mas pocos serão galardoados

apocalipse fala "ao que vencer, darei altoridades sobre as nacões."o galardão e condicional

efesios fala " a salvação e pela fé, não e por obras para que ninguem se glorie"

não e facil enender isso, tem que estudar muito a biblia, não acreditar em tudo que homens fala

• Assim, eu acredito que quando morremos, nós morremos e ponto final. É como se a gente dormisse e não percebêssemos que dormimos... E só quando acordarmos - isso é, quando Jesus voltar - é que nossos pecados serão julgados e vamos ou para o inferno ou para o céu.

Deus perdoa, mas sofrerá as consequências dos atos que cometemos...

• evidente que não existe o purgatório.

duas grandes evidencias são:

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43

ora, sendo o malfeitor perdoado na cruz, tendo assim recebido tal notícia, de que estaria "hoje" no paraíso com Jesus, fica claro que há a necessidade de que pecados sejam purgados em algum tipo de purgatório, já que a fé é o que purga e tira os pecados; necessário fosse, não estaria apto ao paraíso e seriamos tentados a entender que houve privilégio a este malfeitor por parte de Jesus, e bem sabemos não ser o caso, porque não há dois pesos nem duas medidas no juízo.

também e mais firmemente sabemos que Jesus não poderia mentir - certamente que não o faz - e digo-o como forma de esclarecer aos incertos de que se o fizesse perderia a condição de pureza e sem pecado, o que invalidaria a eficácia do sacrifício.

assim, aonde diz "hoje" , devemos crer ser hoje.

a segunda evidência que dou como satisfatória para encerrar esta questão, é o fato de que em nenhum lugar na bíblia se observa a palavra "purgatório" ou algo que faça menção ou ainda que sirva de referência.

no caso, é a falta de evidência, evidencia a inexistência deste lugar.

leia a bíblia.

Sign In or Register to comment.