Será que o Artigo 283 do Código Penal é só enfeite?
O artigo 283 do Código Penal é aquele sobre o crime de charlatanismo: Art. 283 - Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
Decidi fazer essa pergunta pois ontem passava em uma rua quando vi vários cartazes pregados em postes poluindo visualmente a cidade onde havia uma propaganda de uma vidente que dizia prever o futuro, trazer o amor da vida da pessoa em uma semana e de ler mãos
Acredito que em toda cidade grande haja um cartaz igual a esse e esses charlatães nunca foram punidos
Um exemplo disso é o líder da igreja Universal, bispo Edir Macedo que há mais de 15 anos foi preso por esse crime mas foi solto em pouco tempo por ser rico e poderoso e hoje nem é mais incomodado pela justiça
Faço então duas perguntas:
Você já viu em sua cidade algum cartaz desse tipo?
Você conhece algum caso de um charatão que tenha sido condenado na justiça?
Update:Pr. Oliver, realmente há muitas pessoas hoje vendendo a fé e curas como se fossem mercadorias e utilizando-as de uma maneira totalmente errada para ajudá-las a enganar a muitos
Existe a liberdade religiosa para se acreditar em simpatias, videntes entre outras coisas, o problema é quando alguns se aproveitam disso para enganarem a muitos e utilizarem a fé das pessoas em benefício próprio
Comments
Veja, se seu cachorro tá doente, na sua cidade não tem veterinário e você leva ele em uma loja agropecuária, o dono da loja não pode prescrever nenhum medicamento pois pode ser acusado de exercício ilegal da profissão e ser processado. O jeito é abrir uma cova e esperar o cachorro morrer.
Esse monte de estelionatário da fé pode fazer o que quiser: charlatanismo, estelionato, formação de quadrilha...
Para eles, a Lei não se aplica. Vai entender esse país de terceiro mundo com mentalidade de país sub-desenvolvido...
Você está certo. Mas também tem a liberdade de crença...
Se bem que eu acredito que isso (cartazes prometendo curas fantásticas, trazer o amor de volta, consquitar o amor, previsão do futuro, etc...)...
Como pastor, creio no evangelho, que é o Poder de Deus.
Mas não é para ser usado para atrair sorte, amor perdido, arrumar emprego, comprar apartamento, casa, etc...
Estão fazendo de Deus, uma espécie de "Silvio Santos"...
O evangelho é para a salvação da alma. Há curas? Claro que sim, mas é pela fé e para a glória de Deus e não para ser fonte de renda e para a glória de homens.
As igrejas devem voltar a se preocurarem com o bem estar espiritual das pessoas e anunciar a Cristo sobre todas as coisas...
O charlatanismo deve ser combatido, em qualquer segmento social, cultural e religioso.
Paz
Eu vi(no jornal) o caso de um pastor daqui da cidade onde eu moro causar uma fratura craniâna em uma mulher (na hora que ele foi tirar o "demonio" dela, ele a empurrou).
A mulher não morreu (por pouco). Mas para vc ver o quanto a fé cega uma pessoa, ela não quis prestar queixa contra o pastor porque disse que tinha sido "libertada" pelo mesmo.
sem comentários...
Já vi sim, Gugams, mas nunca vi alguém ser preso por charlatanismo não.
Oras, se temos charlatoes no nosso congresso e estão soltos, o que se pode dizer desse povo que é café pequeno?
É o nosso país...
tem uma igrejinha aqui perto de casa que toda semana faz o mesmo, eles passam com um carro de som anunciando que haverá curas milagrosa e que todos deveriam ir, mas pelo o que eu vejo ninguém é curado, pra mim isso é charlatanismo e deveria ser punido com rigor, pois além de ser charlatanismo também é propaganda enganosa
1ª resposta::Sim; 2ª resposta::Não.Conclusão:: Artigo 283 do Código Penal só pode ser enfeite.Letras Mortas.
Na minha cidade também tem, e a pastora anuncia sua igreja e tem uma jarra de "óleo sagrado da unção", parece óleo de cozinha mesmo. E o pior: dentro dos ônibus. Os empresários estão de pacto com a canalhice!
Vixe!! O Brasil condenar alguém por ser desonesto? kia kia kia kia teria que começar pelo presidente.
Sim, é muito comum mesmo.
Uma vez no fantástico passou uma reportagem de um charlatão que não me lembro qual foi condenado por estelionato.
Nesse caso que você citou a vidente não entre nesse art. pelo fato de ela dizer que prevê o futuro, traz o amor da vidad da pessoa de volta e de ler as mãos, o que no caso isso é mais uma crença ou tipo religião e como na Constituição vem falando que é livre o exercício de qualquer religião, a escolha da religião, torna-se quase impossível condená-la por esse art.
Boa!
mas ngm respeita essa porr.a de constituição mesmo...
____________________________________-
sim, gugams eu consegui um pc, aqui nessa área pega net wi-fi, ai eu fico no noot;
ainda bem... eu já tava em abstinencia antes da hora.