Porque os musicos consideram a flauta doce um brinquedo?

Se existem obras extraordinárias execitadas em flauta doce? Musikantiga etc.

Update:

Errata:. Maldito corretor ortographico. onde aparece "execitadas" leia-se "executadas"

Comments

  • Eu toco esta flauta. Sou músico de formação superior.

    A flauta-doce existe desde à muito tempo. Na Idade Média era usada por muitos compositores da época e já existia a flauta-doce sopranino, a soprano, a contralto, a tenor, a baixo e a sub-baixo.

    O problema é que estas que são compradas em camelôs e de preço muito baixo não prestam por muitos motivos: Chiam o tempo todo, a afinação está sempre ou acima ou abaixo do diapasão, o material usado faz com que a coluna de ar vibre muito pouco perdendo a sua qualidade. Por favor, não compre estas poruqe é dinheiro jogado fora.

    A melhor marca de flauta-doce na atualidade ainda é a YAMAHA. O som desta é limpo, sem chiados e a afinação é perfeita.

    Existem dois sistemas de escalas para esta flauta. Uma é chamada de barroco, mais antiga, porém com uma afinação mais cômoda e fácil de sopro. A outra é a germânica, Inventada pelos nossos alemães, porém oferece mais dificuldades para manter a afinação. Ao comprar prefira a de sistema barroco.

    As duas afinações mais comuns são ou em Do ou em Fá. São as notas mais graves e obtidas quando todos os furos estão tampados.

    As flautas sopranino, contralto e baixo são em Fá.

    As flautas soprano e tenor são em Dó.

    Você pode encontrar obras para flauta-doce de todos os períodos da história da música incluindo a música contemporânea.