Porque os musicos consideram a flauta doce um brinquedo?

Se existem obras extraordinárias execitadas em flauta doce? Musikantiga etc.

Update:

Errata:. Maldito corretor ortographico. onde aparece "execitadas" leia-se "executadas"

Comments

  • Eu toco esta flauta. Sou músico de formação superior.

    A flauta-doce existe desde à muito tempo. Na Idade Média era usada por muitos compositores da época e já existia a flauta-doce sopranino, a soprano, a contralto, a tenor, a baixo e a sub-baixo.

    O problema é que estas que são compradas em camelôs e de preço muito baixo não prestam por muitos motivos: Chiam o tempo todo, a afinação está sempre ou acima ou abaixo do diapasão, o material usado faz com que a coluna de ar vibre muito pouco perdendo a sua qualidade. Por favor, não compre estas poruqe é dinheiro jogado fora.

    A melhor marca de flauta-doce na atualidade ainda é a YAMAHA. O som desta é limpo, sem chiados e a afinação é perfeita.

    Existem dois sistemas de escalas para esta flauta. Uma é chamada de barroco, mais antiga, porém com uma afinação mais cômoda e fácil de sopro. A outra é a germânica, Inventada pelos nossos alemães, porém oferece mais dificuldades para manter a afinação. Ao comprar prefira a de sistema barroco.

    As duas afinações mais comuns são ou em Do ou em Fá. São as notas mais graves e obtidas quando todos os furos estão tampados.

    As flautas sopranino, contralto e baixo são em Fá.

    As flautas soprano e tenor são em Dó.

    Você pode encontrar obras para flauta-doce de todos os períodos da história da música incluindo a música contemporânea.

    O maior segredo deste instrumento está justamente no sopro e na forma de articulação. É aqui que tudo pode ser o bom ou o mal da coisa. O sopro não pode ser muito fraco porque a nota sai com a afinação baixa. O sopro não pode ser exageradamente forte porque, neste caso, acaba exscutando o som harmônico da nota no lugar do som fundamental. Por este motivo a flauta não tem o que chamamos de "dinâmica", isto é, a variação de melodias fortes ou fracas, ou ainda o crescendo ou o diminuindo. O colorido musical é todo feito na articulação usando recursos como sítabas "ti", "te", "r" e movimentos da boca e da língua.

    O instrumento não é um brinquedo, posso garantir.

  • Meu caro não me parece que o considerem, pois como diz há obras muito interessantes para esse instrumento.

    É certo que é um dos instrumentos eleitos quase universalmente para o ensino dos primeiros passos da música, talvez porisso alguns o possam considerar uma esp~ecie de bébé dos instrumentos... mas isso não faz sentido.

    Abraço

  • Acho que a flauta doce utilizada por musicos de verdade é diferente daquela de plastico que as pessoas compram para as crianças. É mesma coisa daqueles pianinhos de vinte teclas comparados ao teclado de verdade, ou aquele violõezinhos havaizanos com cordas de arame...

  • Oi Anderson, é uma boa pergunta, já que eu nunca consegui tocar nem essa flauta, qual eles acham tão fácil!!

    Um abraço!

  • cada um é artista na sua área.

    ele deve saber o que diz

    quemsabe faz ao vivo e da o show

  • Acho que os verdadeiros músicos não consideram a flauta doce um brinquedo. Quem sabe os músicos menores achem que a simplicidade da sua construção e a facilidade de emitir sons sem caretas e embocaduras a transforme num instrumento bobo, como o piano, por exemplo. Que bobagem!

    É no "simples" que a gente se encanta com a sutil diferença, como dizia o eu mesmo.

  • Ela é fácil aparentemente. Vc consegue tirar som dela logo na primeira aula. O dedilhado é fácil, aparentemente. É um dos instrumentos mais favoráveis à educação infantil. As canções didáticas infantis não vão além de uma oitava, facilitando a criança de compreender as notas e o som delas.

    Mas se vc for se apronfundar dentro do repertório escrito para Flauta Doce verá que a coisa não é brincadeira não. Uma Sonata de Telemann, por exemplo, irá exigir do executante um conhecimento e habilidades mais profundos: destreza de dedilhado, porque exige velocidade e afinação, com um instrumento limitado. Digo limitado, porque tocar afinado em uma flauta doce não é coisa tão fácil, principalmente se vc tiver em mãos uma flauta doce construida nos moldes antigos, da Renascença ou do Barroco e lógico, se ela for de madeira de lei e não de plástico, como as Yamaha que são destinadas ao público infantil.

    O repertório do período Barroco para Flauta Doce é vastissimo e compreende toda a família das flautas doces, dando-se mais ênfase à soprano e á contralto.

    Uma das intérpretes desse instrumento é Michela Petri. Um outro, mais antigo é Hans Martin Linde. Ambos virtuosos no instrumento. Martin Linde escreveu vários métodos sobre o instrumento.

  • A flauta doce é sim um brinquedo. ela não tem os recursos que um instrumento profissional tem que ter. imagina vc que a clarinete com 13 chaves é considerado um instrumento de estudo, pois a profissional tem 17 ou 21 chaves, e isto acontece com outros instrumentos, como o oboé por exemplo que tb tem a versão de estudo e a versão profissional. no caso da flauta ela tem uma extensão de notas que vai do DÓ nº3 até o DÓ nº 5, ou seja ela só tem 2 oitavas de som, o que é pouco numa orquestra. além do mais as combinações para as notas acidentadas( sustenido e bemol) em alguns casos não dão uma afinação perfeita. isso sem contar que numa orquestra sinfonia por exemplo deveria ter pelo menos umas 300 flautas para que seu som aparecesse. é um instrumento que devido estas limitações está ai para ser usado em casa, e não em uma orquestra. além do mais temos a flauta transversal com todos os recursos que faltam na flauta doce. mas ela pode ser usada em conjuntos pequenos para efeitos especiais, como se usa a gaita, o picolo e a requinta.

Sign In or Register to comment.