Qual cartao SD eu coloco?
OIá, eu tenho um DVD portatil e na entrada de cartao tem escrito "SD/MMC". Mas eu vi que o SD só suporta ate 2gb, isso está correto? Se for assim, nao vou poder colocar estes cartoes de 4gb, 8gb e 16gb que tem pra vender? Alias esses 3 ultimos sao do tipo sdhc ne? Alguem pode me dar uma informação mais precisa sobre isso? Obrigado.
Comments
O método usual para formatar um cartão de memória é usar FAT: File Allocation Table, da mesma forma como se faz com disquetes ou como se fazia com HDs de até 2GB.
Este é o limite da FAT16: 16 bits para identificação de clusters de até 64 setores (6 bits) de 512 bytes (9 bits) = 2GB (31 bits). O cluster tem o máximo de 32MB, sendo a ocupação mínima de um arquivo no disco/cartao.
Acima de 2GB, os HDs/cartões tem que ser formatados em FAT32, ou VFAT, que foi introduzido com o Windows95 OSR2, e cuja capacidade é muito maior - até 4TB (teórica).
As máquinas digitais menos recentes não tem no firmware como interpretar FAT32, que é muito diferente, internamente, de FAT12 ou FAT16.
Portanto, se seu DVD diz que só suporta 2GB, provavelmente ele só entende FAT12/FAT16, e não FAT32. Logo, o limite de utilização está no software, não no hardware.
Amigo, SD é SD.
Se existir de 1TB (1000GB) o aparelho vai ler.
Só depende do cartão existir, eu acho que eziste até 8GB.
Abraço