Governo permite a venda mas proibe o uso. Está certo isso?
SÃO PAULO - Por que carros fabricados ou vendidos no Brasil chegam a atingir 200 km/h, 240 km/h, se a velocidade máxima permitida por lei nas estradas é de 120 km/h?
Imagine, por exemplo, que empresas pudessem produzir e fazer propaganda da maconha na TV, sem que o consumo da droga fosse liberado. Pois é, isso é mais ou menos o que ocorre em relação aos carros.
A propaganda promete ao motorista uma vida de aventuras, emoções fortes, possibilidades ilimitadas. Velocidade, potência, conforto, status, mil sonhos ao volante. O carro é um símbolo da masculinidade, um "veículo" de prestígio e ascensão social. No carro você é DEUS e como ele você tem poder de vida e morte sobre a "ralé".
Não é o caso de responsabilizar só os fabricantes e a propaganda pelas tragédias do trânsito. Mas é evidente que eles e o governo tem a maior parte da culpa. Porque se os carros não fossem tão velozes e potentes, o número de vitimas seria muitissimo menor.
Outro culpado é quem dirige, mas ele não faria nada se governo e os fabricantes não lhe entregassem essa arma já engatilhada O carro se tornou uma espécie de arma e de armadura, com as quais as pessoas saem às ruas para descarregar as suas frustrações e fazer a sua "guerra contra todos".
.As maiores vítimas dessa guerra são os pedestres. No ano de 2010, quase metade das mortes no trânsito ocorridas na cidade de São Paulo foram por atropelamento (46%). Os motociclistas vêm em segundo lugar -são 35% das vítimas.
As mortes de motoristas ou passageiros de carros correspondem a 15% do total (200 casos na capital paulista no ano passado).
Resumo e adaptação do artigo
Problema dos outros
de:FERNANDO DE BARROS E SILVA
Publicado na Folha de SP
Update:Basta alterar um fator mimimo para limitar a velocidade máxima dos veiculos, isso inclusive tornaria a aceleração e velocidade em subidas muito mais alta, todos eles tem essa possibilidade já prevista e a mudança não custaria nem um centavo aos fabricantes meus amigos, sabem porque?
Porque bastaria mudar a relação coroa e pinhão do diferencial - sim com um diferencial mais curto os nossos atuais foguetes honicidas sobre rodas se transformariam em comportados veiculos familiares e isto está previsto em todos os carros.
Update 3:KEKE KEKE, Você já esteve na Alemanha? Eu sim e até já morei lá. Carro a 160 180 por lá é uma raridade restrita a determinados trechos das melhores e menos utilizadas rodovias. No restante os alemães respeitam escrupulosamente os limites de velocidade, porque alemão é de uma disciplina realmente militar
Update 5:Na europa em geral não há a mania de se trabalhar a dezenas de quilomentros de distancia de casa, em geral numa cidade qualquer há uma fabrica e praticamente todos trabalham lá, a maior parte vai de bicicleta ou scooter, não existem esses congestionamentos diários a que estamos tão acostumados.
Comments
Nossa! isso ai é algo que eu tenho pensado por um bom tempo, e vc tirou isso de letra.
Olha só eu também acho que não seja certo isso!, como você mesmo disse o governo entrega uma arma engatilhada para as pessoas, mas isso só acontece sabe o pq??
Por que as pessoas que estão no poder, podem correr com o carro delas á 300Km/h se elas quiser, e num pega nada... se o radar mandar a imagêm da placa do carro dela pra central de monitoramento, automáticamente eles exclui o carro da pessoa, da lista de multas do governo.
e é por isso que é permitido,carros com essa velocidade, pq não se pode entrar apenas 1 carro que chega á 200Km/h , é o famoso ditado:
*Se eu deixar você, terei que deixar todos.*
Mas os sem vergonha dos políticos podem sim, esses comerciais são pra eles, e só ajuda a empresa para chamar clientes.. sÓ!
à mesmo, é só proibir tudo que esta aà e voltar com carga total nos Chevette, Fusca 1200 e Corcel I, tudo retrô - beleza!
Chiii, lembrei que também não dá. 120 é só em SP, no resto do Brasil é quase tudo entre 60 e 80, então devemos voltar a construir só os Renault Gordini e DKV, que nostálgico - Uú Uú...
Se essas autoridades de m incompetentes, depois de investirem bilhões em estradas para desafogar o tráfego de VEÃCULOS, fizessem como nos EUA, não permitindo a construção de escolas, buraquinhas, casinha e toda a sorte de estrume em suas margens, velocidades maiores e aceitáveis seriam possÃveis e as mortes reduzidas e essa discussão sobre sexo de anjos desnecessária. Prova esta nas Autobans alemãs que não tem limites máximo de velocidade, respondem por 70 do tráfego diário mas só por 30% dos acidentes totais.
Respondendo aos adicionais:
Bobagem o que vc diz sobre a Alemanha, em qualquer lugar também recomenda-se não fumar, e daÃ. Lá um operário com seu carro popular ( o nosso Golf ), vai ao trabalho diariamente nas autobans puxando 160 a 180, velocidade de cruzeiro.
Evidente que não defendo a mesma liberação no Brasil, tão sem nexo quanto são suas abordagens sobre potência quando na maioria dos acidentes estão presentes as bebidas a despeito da lei seca.
Respondendo novamente:
Sim, por 2 anos(2006/2007) - não estava falando de velocidade dos ônibus ou caminhões.
As autobahns alemães são famosas por não ter limites de velocidade para carros e motocicletas. Certamente, os limites de velocidade aplicam-se em junções e em outros pontos de perigo, como seções sob a construção ou na necessidade do reparo.
A velocidade média de viajem na autobahn em áreas não reguladas pelos automóveis e não reguladas por outras leis é aproximadamente 150 km/h(MÃDIA). Na média, aproximadamente três quartos do comprimento total da rede alemã da autobahn não têm nenhum limite de velocidade, aproximadamente um quarto tem um limite permanente, e as partes restantes têm um limite provisório.
Muitos carros modernos são capazes das velocidades acima dos 200 km/h, e a maioria de fabricantes de carros luxuosos e esportivos seguem um “acordo de cavalheiros” limitando a velocidade máxima em 250 km/h por razões de segurança.
Os veÃculos incapazes de alcançar velocidades de 60 km/h não são permitidos usar a autobahn.
CAMBIO FINAL e
Gute Fahrt und geben sie nicht die 60 Stundenkilometer
A situação é diferente, o carro produzido aqui não foi concebido pensando-se em você, foi feito para um público amplo e algumas pessoas são de paises , existem estradas, existem motoristas ,etc.
No Brasil, os carros são os mesmos, os carros .Entende? é o seguinte: se você testar essa turma hoje habilitada, 90% não poderia dirigir e isso nem depende da incapacidade do brasileiro em dimensionar estradas.Procure observar o comportamento do brasileiro , seja razoável, você acha que velocidade mais alta é algo cabÃvel? Não é, mas a indústria fabrica para muitos.
As bebidas alcoolicas também são liberadas, mas não é por isso que se vai entrar em coma de tanto beber, não é?
A mesma coisa se aplica à s armas de fogo, que podem ser vendidas no Brasil. Será que quem compra tem a real intenção de usa-la? E se a oportunidade (de autodefesa) não aparecer, é direito dele sair dando tiros por aÃ, só porque pagou impostos e quer usufruir do direito de usar um bem que é seu?
Abraços!
Sim, está certo. No caso da maconha você usa ou não usa, simples assim. Já os carros tem potencial de chegar à 240km/h, mas se pode manter à 120km/h ou menos. Além disso, é mecanicamente impossÃvel fazer um motor com velocidade máxima de 120km/h com torque suficiente para carregar um carro moderno de 800~1000kg, é impossÃvel um motor ter rotação suficiente se as marchas não permitirem que ele atinja certas velocidades. Você não tem como limitar a velocidade máxima dessa forma, sem limitar todas as rotações e velocidades atingidas nas marchas anteriores à como pegar uma carroça e colocar um poodle pra puxa-lá.
Muitos paÃses fazem o mesmo e é por esse tipo de crÃtica sem noção e sem sequer conhecimento de fÃsica e mecânica básica que a Folha de São Paulo vem perdendo cada vez mais a credibilidade nesse aspecto.
A culpa é do governo em não educar os motoristas e manter punições levianas.
Atualização: amigo, você está falando de carros pesados e não pequenos veÃculos. Fora que ambos são destinados pra carga, onde o objetivo é força de tração, já viu uma Kombi subindo ladeira? Vai com força, mas muito devagar, isso seria inútil em carros de passeio. São motores completamente diferentes de pequenos veÃculos. Towner chega à mais que isso hoje em dia, você está falando do modelo oriental da década de 90 e a Kombi, como você mesmo disse é velha e usa praticamente o mesmo motor desde os anos 60. Porém a aceleração dela é muito precária em comparação com outros veÃculos modernos.
VeÃculos pequenos são diferentes, pra subir ladeiras com um motor equivalente ao de Kombi, iriam tão lentos quanto ela, mesmo sendo mais leves. Você está sugerindo que voltemos à década de 50 em termos de motorização. Ãnica solução pra isso, seria colocar tração traseira em todos os veÃculos e motores com máxima de 150km/h no mÃnimo. Imagina o trânsito de São Paulo se todos usassem Kombis...
Me diga UM paÃs que tenha limitado todas as fabricantes de carros residentes em suas terras que tenha obrigado a limitar a velocidade dos veÃculos comercializados à 120km/h. Não existe, pois nenhuma aceitaria isso, é economicamente inviável fazer motores exclusivos para um único paÃs. Todos nossos motores são originais ou modificações de motores europeus ou asiáticos.
Outra forma de limitar isso, seria com chips de limitação, mas não sei se em motores de carros populares é aplicável. Isso seria funcional, pois controla a velocidade sem reduzir potência.